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Funil de vendas para concessionárias: conheça as vantagens e adote essa prática!

22/02/2017 Por: Altgrupo

Crescer é algo desejável para qualquer negócio, mas nem sempre conseguir isso é uma tarefa fácil. Com clientes cada vez mais exigentes, compreender as etapas que levam à conversão é fundamental e, por isso mesmo, conhecer o funil de vendas é essencial para concessionárias que anseiam pelo sucesso.

Embora muita gente já tenha ouvido falar sobre esse tema, poucos gestores e empreendedores conhecem a fundo os seus preceitos. Ficou interessado? Então confira o conteúdo a seguir!

Afinal, o que é funil de vendas?

O funil de vendas é um conceito que tenta demonstrar quais são as fases que os clientes passam até consumirem os produtos ou serviços que uma empresa está oferecendo. Sua premissa é que existe uma sequência lógica e ordenada que conduz as pessoas até o momento da conversão.

Ele se divide em camadas e a ideia é que as ações de marketing sejam apropriadas para cada fase, de forma a levar o público para o estágio adiante.

Quais são as etapas do funil de vendas?

Topo do Funil

O topo do funil é a primeira etapa. Nela, a pessoa sequer está ciente de que possui a demanda por um produto ou serviço e não está em uma busca ativa por uma solução. Ela não pode ser considerada como um cliente, mas a ideia é conduzi-la para que efetivamente feche o negócio.

A tática mais importante nessa fase é aumentar o tráfego e lapidar esse consumidor, transformando-o em um lead. A ideia é disponibilizar conteúdo relevante, como posts de blogs e campanhas de e-mail marketing.

Meio do funil

No meio do funil a pessoa já descobriu uma demanda e está buscando uma solução. No caso das concessionárias, por exemplo, elas já anseiam por uma troca ou uma aquisição de um veículo. Aqui, há o conhecimento da necessidade, mas também há a dúvida sobre quem contratar.

Por isso, as ações devem se basear no oferecimento de materiais mais ricos, como e-books, newsletters e outros conteúdos específicos. Ao consumi-los, o lead se qualifica para a fase final.

Fundo do funil

O fundo do funil ocorre quando os clientes já estão fechando o processo e fazendo efetivamente a compra. É o momento de começar a diferenciar os seus serviços e produtos, realçando as vantagens competitivas da sua empresa diante dos concorrentes.

Dicas para aplicar o funil de vendas

Melhore os pontos de contato

Como vimos, o funil de vendas deve começar com uma grande quantidade de pessoas. Para que mais clientes cheguem até o final do processo, você precisa fazer com que um público grande seja atraído para o seu material e isso é feito por meio dos pontos de contato; e eles vão desde as redes sociais até o seu SAC.

É interessante, por exemplo, descobrir qual é o meio que mais cria tráfego de consumidores para o seu negócio. Depois disso, é hora de avaliar falhas, melhorar as estratégias, ampliar a comunicação e tudo aquilo que puder tornar sua concessionaria mais atrativa.

Trabalhe leads para o time de vendas

Quanto mais qualificados forem os leads para a equipe de vendas das concessionárias, maiores serão as chances de conversão. Por isso, é importante trabalhar bem os clientes  para cheguem maduros até a etapa final, cientes de que desejam uma solução e de que a sua empresa é quem pode oferecê-la.

Diante isso, o time de marketing deve, por exemplo, utilizar todas as informações disponíveis. Alinhe essas duas equipes, invista em um sistema de gestão, use as informações disponíveis sobre o seu público para montar estratégias e ofereça incentivos para os colaboradores.

Invista em conteúdo relevante

Como pudemos ver, é impossível pensar em funil de vendas sem falar em geração de conteúdo e marketing digital. Com um mercado cada vez mais competitivo e consumidores extremamente exigentes, essa estratégia é altamente eficiente para gerar credibilidade e ampliar as possibilidades de vendas.

Um blog com artigos relevantes, por exemplo, ajuda o vendedor a contornar as objeções dos clientes e pode ajudar a fazer da sua concessionaria uma referência no segmento.

E agora, aprendeu tudo sobre o funil de vendas para concessionárias? Gostou do conteúdo? Então confira também o nosso artigo sobre como educar os seus clientes!

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Sobre o Autor

Altgrupo

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Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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