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Gamificação: o que é e por que usar em seu e-commerce

03/10/2016 Por: Alexandre Fattori

Ações diferenciadas são necessárias para atrair os clientes e para se destacar diante da concorrência. As estratégias de marketing digital estão atraindo novos adeptos a cada dia, mas alguns dos caminhos sugeridos por ele ainda são pouco explorados.

Nesse texto, vou te apresentar a gamificação, uma nova estratégia que pode ser aplicada em lojas virtuais e em ambientes online. Curioso? Vem comigo!

Mas o que é gamificação?

São mecânicas e desafios típicos do universo de games, mas aplicados em ambientes fora dos jogos. A gamificação utiliza o pensamento dos games, como competições, conquistas e recompensas, para incentivar os usuários de determinado produto ou serviço a participar e contribuir com a marca espontaneamente.

O engajamento do público com a marca gera lealdade, retendo esses clientes. Um estudo realizado pela Universidade de Harvard, apontou que um aumento de apenas 5% na retenção dos clientes pode gerar um aumento de 25% a 29% nos lucros.

Gamificação e o engajamento de clientes

Engajando o cliente

Como funciona?

A gamificação oferece objetivos e desafios que o consumidor deve completar para receber recompensas. As missões são criadas de acordo com o comportamento de seus clientes e em aspectos psicológicos e emocionais de seu público-alvo.

É um recurso que deve ser utilizado em contextos em que haja abertura para tal, não sendo necessariamente o mais indicado para todas as linhas de negócios.

A gamificação podem vir tanto no momento em que o cliente está realizando a compra quanto em outras atividades que não são necessariamente a do consumo. Uma loja pode oferecer uma recompensa exclusiva para clientes que compartilharam imagens de seu catálogo de produtos nas redes sociais.

Existem alguns exemplos geniais de marcas que utilizaram a gamificação:

Starbucks

A famosa cafeteria americana conseguiu engajar seus clientes de uma forma simples e funcional. Ela ofereceu um aplicativo móvel, no qual o cliente pode fazer os pedidos e pagamentos de uma maneira  mais prazerosa.

Além disso, ela envia mensagens segmentadas e direcionadas para clientes específicos, incentivando padrões de consumo. Por exemplo, ela pode oferecer um cupom de desconto para a compra de um café durante o período da manhã se aquele mesmo consumidor voltar a visitar a loja novamente a tarde.

Dropbox

Outro exemplo legal é o do Dropbox, uma empresa que oferece armazenamento em nuvem. A empresa utilizou elementos de gamificação para oferecer como recompensa espaço extra de armazenamento para os usuários que completassem determinadas missões.

Cada tarefa têm uma recompensa diferente. Quem fizer um tour pelo portfólio de serviços que a Dropbox oferece recebe 250 MB de espaço extra. Quem conectar sua conta Dropbox com suas contas do Twitter ou Facebook, seguir ou deixar feedback ganha 125 MB.

A maior recompensa de todas é para quem indicou amigos que viraram novos consumidores. Para cada novo cliente que você conseguir para o Dropbox, eles lhe darão mais 500 MB de espaço para armazenamento, até um máximo de 16 GB.

Como fidelizar clientes por meio da gamificação?

A gamificação é um recurso valioso para conquistar a lealdade dos consumidores com a sua marca, e quando bem aplicada irá aumentar diretamente o faturamento de seu negócio, porém, é importante que ela seja utilizada com sabedoria.

Crie estratégias que valorizam os pontos fortes de seu produto e de sua marca, e incentive seus clientes a conversarem com outras pessoas sobre a sua empresa. Dê aos consumidores recompensas atrativas e relevantes, não crie regras complicadas e nem mude as regras no meio do jogo.

Gamificação para o cliente interno

Engana-se quem pensa que a gamificação traz apenas benefícios na relação empresa x cliente. A empresa também pode se beneficiar do aumento de produtividade nos projetos de gamificação envolvendo a rotina de trabalho e os colaboradores conforme mostra a imagem abaixo com dados fornecidos pela Gartner/Gallup.

Gamificação para o cliente interno

Gamificação para o cliente interno

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Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

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Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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