Viciados em Resultados

AltGrupo
AltGrupo

Gestão de equipe: como ter uma equipe eficiente e motivada?

16/05/2016 Por: Alexandre Fattori

Todo mundo sabe que uma equipe eficiente e motivada é fundamental para aprimorar os produtos e serviços, além de melhorar os resultados de uma empresa.

Por isso, se faz tão importante ter um cuidado extra para manter essa motivação. Mas como fazer uma gestão de equipe que atenda a essa demanda?

Confira algumas das principais dicas para alcançar esse objetivo:

Selecione bem seus colaboradores

A estratégia para ter uma equipe eficiente deve começar já na etapa inicial da formação do time: o processo seletivo.

Na hora de selecionar os colaboradores, se atente às características individuais e ao perfil comportamental de cada candidato.

Para vendedores de uma concessionária, por exemplo, o ideal é que você selecione profissionais que gostem de pessoas e tenham uma boa articulação verbal.

selecione bem o seu empregado

selecione bem o seu empregado

Alinhe sua equipe estrategicamente

Componha a sua equipe com profissionais multidisciplinares e alinhe a missão e objetivos deles com o planejamento estratégico da sua empresa.

Isso o permitirá otimizar esforços e consolidar um time eficiente, sempre atento às novidades do mercado e trocando experiências entre profissionais de formações e históricos diversificado.

Use a comunicação na gestão de equipe

Desenvolver uma boa comunicação com a sua equipe é fundamental para mantê-la motivada e alinhar as metas estratégicas, debatendo os pontos que necessitam de melhoria e trocando ideias sobre formas de aperfeiçoar os pontos positivos, sempre rumo à excelência.

Portanto, use e abuse de métodos de comunicação, como reuniões de feedback, ferramentas como e-mails e comunicadores instantâneos.

Importe-se com a sua equipe

Um bom gestor, com o tempo, conhece bem os seus colaboradores e passa a reconhecer problemas pelos quais o profissional está passando. Fique atento aos sinais e mudanças de humor.

Quando observar algo estranho, chame a pessoa para uma reunião informal a dois e tente etender o que se passa.

Se for algo profissional, predisponha-se a auxiliar seu liderado a sanar a questão. Mas, se for algo pessoal, analise a situação e invista no ser humano que se dedica à sua equipe.

Muitas vezes, é mais vantajoso liberar o profissional para uma pausa, descanso ou para resolver seus problemas particulares — afinal, se a cabeça dele não está no trabalho, não será produtivo.

Delegue atividades e decisões

Quando um profissional recebe uma atividade de responsabilidade maior ou cabe a a ele tomar decisões importante para o grupo, ele passa a se portar de forma ainda mais profissional.

Isso acontece porque a pessoa incorpora a responsabilidade em suas atividades e fará de tudo para não decepcionar o seu gestor.

Comece com responsabilidades leves e vá ampliando a participação de seus colaboradores nas rotinas da sua equipe.

Lembre-se: um bom gestor é aquele que desenvolve uma equipe melhor até mesmo que a si próprio. Então, não retenha informação e nem centralize as atividades.

centralizar-atividades

centralizar-atividades

Promova a interação

Assim como o bom relacionamento interpessoal, um outro pilar de uma equipe motivada é a interação que propomos aos colaboradores.

Além dos famosos happy hours, promova dinâmicas educativas e estimule seus profissionais a desenvolverem atividades em conjunto, em que possam se ajudar mutuamente. Isso melhora a convivência e o engajamento de sua equipe.

E você, tem mais dicas para melhorar a gestão de equipes? Se quiser saber melhor como trabalhamos nesta área, clique aqui.

Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

Google Plus
Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

Comentários

comments powered by Disqus

Mais Posts

ALT Grupo

Av. Cristovão Colombo, 2156/303
Bairro Floresta - Porto Alegre/RS

ALT Blog