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Google x Facebook: qual o melhor para a sua imobiliária

09/10/2018 Por: Altgrupo
Nos últimos anos, profissionais de marketing mergulharam fundo no mundo digital para entender estas “novas” mídias.

O resultado foi um sem número de insights esclarecedores como o “banner blindness” (que apontam para o fato de usuários simplesmente não verem nada que se localiza nos lados da página de um site), que muito nos auxiliaram a entender as suas complexidades.

Apesar do nosso maior conhecimento sobre o digital, diversos anunciantes (novos ou não) ainda possuem inúmeras dúvidas sobre como/quando investir no Google e Facebook e obter os melhores resultados nestas plataformas.

Uma das perguntas mais comuns é: em qual das duas é melhor investir?

Vejamos algumas informações.

Segundo informações do próprio Google, os anunciantes ganham R$ 2 para cada real investido na sua plataforma de anúncios.

Outro dado fornecido pelo buscador é de que a rede de pesquisa do Google oferece os melhores resultados nas etapas de meio e fundo de funil, enquanto a rede de display e Youtube são excelentes para construir a reputação de uma marca ou prover suporte de cliente no pós-compra.

Nas imagens abaixo, você encontra sugestão de mídias para cada etapa do funil assim como as soluções do Google.
Tipo de campanha por etapa do funil
De acordo com um recente estudo, uma pessoa passará, em média, 5 anos da sua vida navegando pelas redes sociais.
Mas nestas mídias, como Facebook, a questão de intenção não existe.

Elas podem atuar, e tem poderosas soluções para isto, em cada etapa do funil e para os mais diversos objetivos.

Mas será que sem intenção vale a pena investir no Facebook para a sua imobiliária?

Sim!

Quase todo mundo está no Facebook (conforme você pode ver na imagem abaixo). Além disso, o cpc médio da plataforma gira em torno de R$ 0,40.

Usuários por rede social

Isso significa que investindo apenas 1 real por dia poderá te colocar na frente de até 4mil pessoas que de outra forma não teriam como conhecer o seu negócio.

Além disso, você pode turbinar suas campanhas investindo em conjunto com uma estratégia de Chatbot (Manychat) ou emails.
Mas como/quando usar estas plataformas para vender imóveis mais rápido?
  • Campanhas de Pesquisa para o Google são melhores para gerar resultados no curto prazo pois oferecem as melhores taxas de clique do que as campanhas de display.
  • Já para as campanhas de Facebook a melhor estratégia é utilizar público semelhante de pessoas que já compraram seus imóveis. Selecione uma lista de emails/telefones e faça upload para o Facebook. Após é só gerar lookalikes.
  • 75-90% do resultado das campanhas no Facebook são relativas às imagens. Então, procure tirar fotos de excelente resolução e que valorizem o imóvel.
Dicas importantes:

Construa sua marca com o Facebook, feche com o Google: Estudos mostram que anunciar que nas duas plataformas aumenta consideravelmente o interesse pela sua marca.

Abaixo, você vê o aumento do interesse pela sua marca, nas pesquisas do Google, quando se anuncia na rede de pesquisa do Google junto a outras plataformas.

Aumento de pesquisa pela marca quando se anuncia em diferentes plataformas

A chave aqui é entender que, se você segmentar corretamente, irá impactar usuários no Facebook que estão interessados em adquirir um imóvel.

Eles apenas não cogitaram a sua imobiliária (ou já acessaram mas estão pesquisando em diversas outras).

Uma ação interessante é usar o nome da sua imobiliária como palavra-chave nas campanhas do Google e padronizar a identidade visual e tom da mensagem nos anúncios das duas plataformas.

Apesar de parecer meio contra-producente, faça uma pesquisa simples pelo nome da sua imobiliária e verá que existem diversas outras que aparecem, provavelmente como anúncios e, por isso, antes do seu site.

Em um mercado tão competitivo como o imobiliário, este pode ser um risco que você não irá querer correr…

Impacte os usuários que visitaram o seu site através das campanhas do Google.

Usuários que pesquisaram seu site através do Google tem uma grande chance de estarem mais evoluídos no processo de compra, por isso, pode ser uma ótima ideia acompanhá-los e personalizar anúncios para eles no Facebook.

Como fazer?
  1. Crie um público de tráfego do site cuja url contém o termo “gclid
  2. gclid é um parâmetro incorporado às urls de um site quando o usuário acessa pelas campanhas de Google Ads.
  3. Você pode personalizar a mensagem para estas pessoas que estão ativamente procurando um imóvel e aproveitar as excelentes possibilidades de segmentação e formatos de anúncio do Facebook para encantá-los com as suas oportunidades.

 

Concluindo

Se for possível, anuncie, sempre, nas duas plataformas.

Elas se completam e farão com que a sua imobiliária apareça no mercado.

Se não for possível, aposte no poder de curto prazo da rede de pesquisa do Google.

Ainda precisa de auxílio?

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Altgrupo
Sobre o Autor

Altgrupo

Google Plus
Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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