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Guia fácil para otimizar as informações da sua conta do Google Meu Negócio

16/07/2018 Por: Altgrupo

Guia fácil para otimizar as informações da sua conta do Google Meu Negócio

Sempre foi um desafio ser bem sucedido na área de atuação do SEO. Seja o emprego mais básico ou o mais complexo do SEO, uma coisa é certa, você tem de dominar os fundamentos do SEO.

Uma área para se prestar uma atenção especial à questão do SEO é o Google Meu Negócio. Sem uma boa otimização das informações no seu perfil do GMN, suas chances de aparecer nas pesquisas do Google como nas listagens de anúncios locais e o Google Mapas passa a ser bem precária. Com 97% dos consumidores pesquisando por negócios no buscador em 2017, você precisa fazer tudo o que for possível para estar visível para esta audiência.

Em 2018, é mais importante do que nunca ter as informações do seu perfil bem otimizadas. Especialistas em pesquisas recentemente se reuniram para fornecer suas previsões para o SEO local em 2018, e vários deles concluíram que cada vez mais usuários estão adquirindo o que desejam das pesquisas decorrentes do “jardim murado” do Google – quer seja das respostas rápidas ou dos grafos do conhecimento, Google Meu Negócio ou mapas – o resultado é menos tráfego pelo seu website e mais interatividade pelos canais do Google.

Algumas dessas interações são devidas a invasão de propagandas pagas na forma de Anúncios de Serviço Local, e é correto que proprietários de negócios locais façam de tudo para atrair conversões orgânicas, seja direto do site ou do Google Meu Negócio.

Com um vasto pacote de recursos para que você possa usufruir, há muito o que você possa fazer para se assegurar o seu lugar ao sol com a otimização completa do SEO local. E não só isso, irá encorajar usuários a entrarem em contato com o seu negócio e converter, diretamente da lista de pesquisa.

Vamos dar uma olhada nas ferramentas mais úteis e em como usá-las para impulsionar o seu SEO local.

Configurando o Google Meu Negócio

Todos os negócios deveriam ter um perfil otimizado e atualizado do Google Meu Negócio, mas isso é particularmente interessante para os negócios locais. Para qualquer negócio local, a sua posição no GMN é uma grande vantagem para o seu SEO local.

Este perfil é o que vai aparecer na Pesquisa do Google de forma orgânica quando se digitar algo que se queira dentro da comunidade em que se está.

Usuários no Google Mapas também receberão estas listagens e o Google Meu Negócio continua a ter um impacto significativo nas classificações de pesquisa local.

É gratuito e fácil configurar o perfil do Google Meu Negócio – basta visitar a página Google Meu Negócio, clicar em “Comece Agora”  e começar a preencher as informações básicas do seu negócio.

Examine as suas opções, esteja seguro de preencher as informações essenciais como categoria de negócio, informações de contato e horário de atendimento.

Para que os clientes possam ter uma representação visual do seu negócio, faça questão de subir disponibilizar várias fotos de alta qualidade para mostrá-lo.

Uma coisa que se tem de prestar bastante atenção quando se está preenchendo os campos do Google Meu Negócio, é o fato de o nome do negócio, endereço e número de telefone (NAP) serem os mesmos do site.

Mesmo parecendo algo básico, erros como escolher a categoria de negócio errado ou os dados de contato não coincidirem com os do site, pode fazer com que tenha um efeito negativo no ranking local.

Características chave no Google Meu Negócio

Uma vez configurado, muitas pessoas esquecem da sua conta no Google Meu Negócio, isso pode não fazer com que prejudique a sua classificação nas pesquisas, mas há vários recursos que podem fazer com que você se destaque dos seus concorrentes.

Vamos olhar quais ferramentas podem ajudar você a se separar dos seus concorrentes.

#Insights

Configurar sua conta é ótimo, mas você sabia que pode adquirir muita informação útil direto do painel de controle do seu GMN em gráficos e tabelas fáceis de ler?

Faça login na sua conta GMN e no lado esquerdo do painel selecione “Insights”:

Você poderá ver visualizar informações úteis de como seus consumidores buscam por negócios locais e o que eles fazem quando acessam o seu perfil.

Também é possível acessar informações mais detalhadas em gráficos, como em qual região esses consumidores estavam quando visualizaram o seu cadastro, e também há métricas comparativas, comparando elementos do seu perfil com o perfil do seu competidor.

Você pode utilizar esses dados para ajudar a otimizar o seu anúncio –  por exemplo, se há negócios como o seu postando mais fotos do que você, esse pode ser um item a melhorar.

#Descrição

Um recurso que foi desativado durante anos, mas que agora retornou é a descrição. Agora donos de negócios tem a opção de poder criar uma descrição sobre seus negócios: “qual o seu produto, o que o diferencia, sua história ou qualquer fato que seja útil para os seus consumidores saberem, sempre estando de acordo com  as diretrizes do Google.

Para adicionar uma descrição, navegue na tecla “Info” na barra lateral do campo de descrição. Você tem 750 caracteres de espaço para escrever, cerca de 250 caracteres serão mostrados quando a conta é ranqueada.

Se você está com dificuldade de se inspirar, uma versão reduzida da sua página institucional ou algo similar, provavelmente irá servir.

Para grandes negócios, não é problema duplicar a descrição quando se está situado em locais diferentes.

#Serviços

Da mesma forma que o recurso descrição, o recurso serviços agora também pode ser editado dentro do GMN, podendo incluir produtos e serviços. Esses podem ser editados pelo proprietário do negócio.

Muitos negócios parecem não se encaixar nas opções de categorias ou em parte se encaixam em mais de uma, isso faz com que os proprietários se vejam “obrigados” a colocar palavras chave no campo do nome do negócio.

Até o momento, como um novo recurso, não está aparecendo em todas as contas de GMN, mas é provável que seja implantado em mais usuários ao longo do tempo. Acesse e edite a sua seção de serviços navegando em Info – serviços no painel do seu GMN.

#Posts

Se o seu negócio tem um evento especial, um produto ou serviço que queira destacar (e sempre há!), dê uma olhada no recurso Posts, o qual você pode acessar navegando em “Posts” no menu esquerdo.

Posts no Google podem ser usados para promover eventos e especialmente para colocar o holofote em um específico produto ou serviço. Esses posts são bem rápidos de serem criados, mas ainda não se vê muitos deles sendo usados nos SERPs, o que significa que essa é uma excelente forma de se destacar no Google.

#Mensagem

É um recurso que por enquanto só está ativo nos Estados Unidos, mas que provavelmente irá se expandir para outras regiões. Este é um outro recurso que poucos sabem a respeito, mas que dá a opção de enviar mensagens diretamente para os negócios, pelo perfil do Google Meu Negócio. Com tantas pesquisas sendo realizadas em smartphones, adicionar mais um canal de comunicação com os clientes é algo a se cobiçar.

Você poderá visualizar esta mensagem diretamente em seu painel no Google Meu Negócio e você não precisa se preocupar em disponibilizar o número do seu telefone pessoal, você irá utilizar um número do Google Allo App.

Configure o seu e em pesquisas via smartphone, os clientes terão um canal direto de contato para lhe enviar uma mensagem – este é um outro exemplo de como as atualizações nos recursos do Google significam menos clicks no seu site. (Se não consegue vencê-los, junte-se a eles!)

#Reservas

Outro recurso ativo nos Estados Unidos e que brevemente estará disponível em outros lugares é o recurso Google reserva.

O Google criou uma parceria com vários provedores de agendamento para permitir que consumidores possam realizar reservas diretamente da interface do Google Meu Negócio em menos de 1 minuto. Se você é um empresário americano que já é parceiro de algum provedor de agendamento, o botão de agendamento será automaticamente adicionado ao seu anúncio.

Se você oferece a opção de converter diretamente do  SERP e seu concorrente não, esta é mais uma maneira do seu negócio se destacar. Não há nenhum ônus se os seus clientes não fizerem a reserva pelo seu site, assim eles não saem do SERP e esta é mais uma maneira de manter os usuários no “jardim murado” do Google – o que está se tornando cada vez mais controverso na comunidade de pesquisa.

Se você está fora dos Estados Unidos, este é mais um recurso para se prestar atenção.

#Avaliações

Está certo que este não é um recurso novo ou pouco conhecido no Google Meu Negócio. Mas ainda há oportunidade para se destacar do lotado SERP se você souber como utilizá-lo bem.

Antes de tudo, você deve ativamente cultivar suas avaliações, solicitando aos seus clientes feedback. Assim que você receber uma avaliação, responda-a, sendo ela positiva ou negativa, você deve responder à todas! De fato, cerca de 30% das pessoas dizem que as respostas das avaliações são um fator determinante para escolha do lugar onde irão fazer negócio, muitos negócios não prestam atenção às mensagens e sequer as respondem.

#Video

Você já deve saber bastante sobre o poder fantástico do vídeo marketing a essa altura. Para quem não sabe, um fato para se ter em mente é que expectadores retêm 95% da mensagem quando assistem em vídeo, contra 10% lendo um texto.

Isso é ótimo, pois desde o início de 2018, usuários estão habilitados a adicionar vídeos de 30 segundos nas suas contas do GMN. Isso aparecerá na guia “Visão geral” do painel, e é uma ótima maneira de adicionar algo pessoal e criativo para o seu anúncio.

Você consegue adicionar vídeos pela seção “Fotos” do seu painel de controle.

Apenas imagine o que um tour guiado pode fazer por um espaço de eventos ou um complexo de entretenimento.

#Painel da Agência

Desde Junho de 2018, o Google Meu Negócio Painel da Agência tenta tornar mais fácil o gerenciamento das contas do GMN pelas agências de marketing 

O painel, tenta tornar o gerenciamento local e o acesso ao usuário mais simples, principalmente para agências com mil contas de anúncios, anteriormente, local era restrita à 100 por conta.

Se você é novo em SEO local, é pouco provável que você estará gerenciando mil contas de anúncios, mas é interessante saber quais recursos estão disponíveis.

Dito isso, esta ferramenta tem recebido algumas críticas, e parece ser melhor esperar para que os bugs iniciais sejam corrigidos.

Erros comuns do Google Meu Negócio que você deve evitar

Como mencionado anteriormente, informações incorretas do seu negócio é um dos erros mais comuns feitos pelos empresários, mas é fácil de se corrigir.

Outra questão que se tem de prestar atenção são anúncios duplicados. É indicado checar se um negócio já tem algum perfil do GMN ativo. Muitas vezes nos deparamos com anúncios duplicados, perfis antigos e esquecidos, que na maioria das vezes é aconselhável que se exclua.

Outro erro comum é criar um novo perfil quando há a mudança de endereço – novamente, basta apenas editar as informações pertinentes, é melhor atualizar o perfil do que acabar com perfis duplicados.

Frequentemente, você pode ver mais do que o nome do negócio no campo destinado a ele – por exemplo, adicionar uma mensagem promocional ou o endereço do negócio. Isto é muito comum, mas a única coisa permitida no campo do nome, é o nome do negócio e nada mais. É sempre bom estar de bem com as diretrizes do Google!

Uma vez que você criou o seu perfil do Google Meu Negócio, tenha certeza de utilizar estes recursos para tirar o melhor da sua conta. Embora o sucesso no local SEO vai demandar trabalho em questões técnicas de SEO, conteúdo e SEO de página, como qualquer outro projeto de SEO, Google Meu Negócio proporciona uma boa fundação.

Enquanto as pesquisas vão evoluindo em 2018, com todos os aspectos apontando para os SERP do Google ao custo de alguns clicks a menos no seu site, faz sentido que você evolua com os tempos e garanta a possibilidade de gerar mais vendas direto do perfil do Google Meu Negócio.

Altgrupo
Sobre o Autor

Altgrupo

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Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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