Viciados em Resultados

AltGrupo
AltGrupo

Home staging: saiba como essa técnica ajuda a vender um imóvel mais rápido

02/12/2016 Por: Alexandre Fattori

Geralmente, quem coloca um imóvel à venda tem dois desejos imediatos: alcançar a melhor valorização da sua casa ou do seu apartamento e agilizar ao máximo a transação, para que o fechamento do negócio não demore a acontecer.

Nesse cenário, uma ferramenta ainda nova de marketing imobiliário, chamada home staging, pode ajudar bastante a alcançar estes dois objetivos.

Criada nos Estados Unidos nos anos 1970, o home staging funciona como uma espécie de maquiagem, que busca evidenciar os pontos positivos do imóvel, tornando-o mais atrativo para eventuais compradores.

Achou interessante? Então, conheça um pouco mais sobre o funcionamento desta técnica. Eu explico pra você.

A novidade para vender um imóvel mais rápido é home staging?

Em uma tradução livre, home staging significa “maquiagem” ou “encenação do imóvel”. Seu objetivo é garantir a máxima valorização da casa ou do apartamento, destacando as qualidades do empreendimento.

A técnica permite demostrar ao provável comprador a melhor forma de aproveitar os espaços do imóvel, respeitando o desejo e o estilo que o novo proprietário gostaria que a residência tivesse.

Em outras palavras, o home staging despersonaliza o imóvel, eliminando características marcantes que, eventualmente, foram deixadas pelos moradores anteriores, mas que podem não agradar os eventuais compradores.

Trata-se de uma excelente técnica para venda ou para aluguel, considerando que, além de melhorar o aspecto dos imóveis para a visita, também permite produzir melhores fotos para divulgação em sites e em portais imobiliários — ferramentas essenciais para as estratégias de marketing imobiliário.

Home staging é o mesmo que reforma?

Não se trata de uma reforma. Em alguns casos, podem ser trocados pisos desgastados, divisórias ou algum tipo de revestimento que já não esteja em bom estado ou que marque um determinado estilo ou decoração que se deseja ocultar.

Além disso, são feitos serviços de limpeza, pintura e pequenos reparos que farão a diferença na hora da visita do comprador.

Trata-se de uma repaginação do imóvel, que não envolve mudanças estruturais, por exemplo.

Quais outras alterações são realizadas no imóvel?

Um opção possível é a preparação do mobiliário — e não apenas com os móveis que já estão no imóvel.

A própria empresa responsável pelo home staging pode emprestar a mobília de acordo com o projeto que apresenta melhor o imóvel até a conclusão do negócio.

Quem realiza está repaginação?

Os profissionais que realizam a técnica são chamados de home stagers e, em geral, são arquitetos e designers de interiores.

Eles podem atuar em parceria ou por indicação dos corretores de imóveis.

Quanto custa o serviço de home staging?

O serviço pode ser pago por hora de trabalho do home stager ou por meio de uma comissão que varia de 1% a 5% do valor do imóvel.

Todo o investimento feito na repaginação da casa ou do apartamento, porém, leva em consideração o potencial de valorização do imóvel com as melhorias.

Segundo especialistas, o home staging pode elevar em até 15% o preço de venda da propriedade.

Agora que você já sabe como o home staging pode ajudar a melhorar os resultados da sua imobiliária, que tal conhecer melhor como o marketing digital pode alavancar seus negócios? Então, clique aqui e confira.

Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

Google Plus
Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

Comentários

comments powered by Disqus

Mais Posts

ALT Grupo

Av. Cristovão Colombo, 2156/303
Bairro Floresta - Porto Alegre/RS

ALT Blog