Viciados em Resultados

AltGrupo
AltGrupo

Imobiliária: como diferenciar uma marca em um mercado tradicional e competitivo

14/10/2016 Por: Alexandre Fattori

Ter sucesso em um mercado tradicional e competitivo como o atual é uma tarefa bastante complexa e exige estratégias ousadas por parte dos empreendedores. Os clientes estão cada vez mais exigentes e a concorrência está a postos, esperando qualquer vacilo para abocanhar o público da sua empresa. No ramo imobiliário não é diferente.

O marketing digital pode ser a solução mais rentável e eficaz para melhorar os resultados no mercado imobiliário. Quer compreender melhor como os investimentos em mídia online podem pavimentar o seu caminho para o sucesso? Então, confira o conteúdo que produzi e descubra como diferenciar uma marca!

Mas afinal, o que é o marketing digital?

Ouvimos falar muito em marketing digital, mas nem sempre sabemos o que ele realmente significa. Essa modalidade de propaganda consiste em usar estratégias que têm seu foco no meio digital, ou seja, que utilizam a internet como caminho para divulgar produtos e serviços, atrair mais consumidores e ampliar a rede de relacionamentos de uma empresa.

Mais do que um mero aumento no número de vendas, o marketing digital é uma forma de gerar autoridade para uma marca. Outro benefício é o de criar parceiros seguros, que não apenas consomem, mas também divulgam espontaneamente o negócio por meio de suas opiniões em redes sociais, fóruns, sites e até no antigo método boca a boca.

Como o marketing digital pode ajudar uma empresa?

O marketing digital ajuda a conquistar um diferencial claro para sua empresa, inclusive em mercados bastante específicos como o imobiliário. Um dos seus pontos vantajosos é que ele custa menos do que os métodos de divulgação tradicionais, como propagandas em TV, rádio e jornal.

O conteúdo que você disponibiliza online, além de ficar disponível 24 horas por dia, pode ser facilmente acessado de qualquer local do planeta, gratuitamente. A internet e as mídias sociais podem funcionar de forma positiva quando uma marca possui fregueses satisfeitos, agindo como influenciadores positivos para a imagem de seus negócios.

Os comentários e recomendações de consumidores mostram como diferenciar uma marca é importante no setor de imóveis e, muitas vezes, passam mais confiança e autoridade do que qualquer tática de divulgação.

marketing digital para o mercado imobiliário

Fonte: Google

Como começar com o marketing digital?

O primeiro ponto é comprender quem é o seu cliente. Conseguir entender e segmentar corretamente o perfil do seu cliente é essencial, isso porque direcionará todos os esforços comunicação e captação. Se você cometer um erro nesta etapa, pode simplismente jogar fora todo o investimento de sua empresa.

Procure identificar quem é o comprador padrão dos bairros foco de sua imobiliária, quais são seus medos e angústiass, quem influencia sua compra, etc.

Segundo dados do Hubspot:

  • Sites desenvolvidos a partir da definição de personas são de 2 a 5 vezes mais eficientes e fáceis de usar pelos usuários-alvo (Hubspot);
  • Anúncios baseados no comportamento do consumidor são 2 vezes mais eficientesque os demais (HiP);
  • Usar personas em uma campanha de email marketing pode aumentar em 2 vezes a taxa de abertura e em 5 vezes a taxa de cliques (MLT Creative);
  • A geração de leads pelo site pode aumentar em até 97% com personas (MarketingSherpa);
  • E o número de vendas com esse direcionamento pode crescer 124% (MarketingSherpa).

Como utilizar o marketing digital para diferenciar uma imobiliária

Sua imobiliária pode usar o marketing digital de diversas formas, dependendo das suas prioridades e do seu segmento no mercado. A geração de artigos com conteúdo de qualidade por meio de posts em blogs é uma tática interessante, que gera um fluxo constante de visitas e melhora as suas estratégias de SEO, ou seja, deixam seu site bem posicionado nas buscas dos clientes.

Anúncios em redes sociais também são uma boa ideia. O Facebook Ads e o Google AdWords estão entre os mais populares e efetivos. Divulgar nessas plataformas é uma maneira de estar onde seus clientes estão e também de modernizar a marca, se aproximando do seu público.

O Facebook, por exemplo, possui diversos tipos de campanhas para cada objetivo do funil de vendas. Abaixo, confira um anúncio que montamos para nosso cliente. Conhecendo o perfil e interesse do cliente, conseguimos montar uma campanha com o produto certo e o valor correto. O resultado foi um CPC (custo por clique) de R$ 0,06 ( 7x menos que o cpc do médio do mercado para o Facebook).

Anúncio Facebook

Anúncio Facebook

O e-mail marketing já foi considerado ultrapassado, mas também é uma modalidade eficaz de divulgação. Com ele, você pode criar campanhas segmentadas, com ofertas específicas para cada perfil de comprador. Também é uma boa forma de mostrar os lançamentos do mercado imobiliário e de mandar boas oportunidades de acordo com a localização geográfica do cliente.

Campanhas de marketing digital bem elaboradas fazem com que os empreendimentos obtenham resultados relevantes frente à concorrência.

E então, aprendeu como diferenciar uma marca? Se você quer receber mais sobre como podemos ajudar a sua imobiliária acesse: www.altgrupo.com.br/imobiliarias

Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

Google Plus
Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

Comentários

comments powered by Disqus

Mais Posts

ALT Grupo

Av. Cristovão Colombo, 2156/303
Bairro Floresta - Porto Alegre/RS

ALT Blog