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Site ruim? 7 indícios de que sua imobiliária precisa de um novo site

23/07/2016 Por: Alexandre Fattori

Apesar de já termos passado dos 100 milhões de usuários de internet no Brasil, não é raro encontrar imobiliárias que ainda passem dificuldades para lucrar com esse ambiente digital. Seria isso culpa da web? Provavelmente não!

O fato é que, apesar de hoje haver muita demanda por conteúdo digital, se você não tiver um bom site de imobiliária, a internet sozinha não poderá fazer nada. Mas, como saber se o seu site é realmente bom?

É simples: fique atento a esta lista que fizemos com 5 indícios de que sua imobiliária precisa de um novo site! Quer saber quais são eles? Continue lendo!

Seu site não passa no teste de compatibilidade com dispositivos móveis

Nós já dissemos por aqui que não ter um site responsivo é um dos erros mais cometidos por empresas que vendem imóveis online. E o que seriam esses sites responsivos?

Simplificando o assunto, os sites responsivos são aqueles que se adaptam perfeitamente, tanto em computadores quanto em celulares. E há duas maneiras de você descobrir se o site da sua imobiliária tem essa capacidade.

A primeira é entrando no site por um dispositivo móvel e reparando se você precisa fazer aquele movimento de pinça com os dedos para ampliar o conteúdo na tela. O segundo, ainda mais fácil, é fazendo o teste de compatibilidade com dispositivos móveis do Google, e vendo se o seu endereço passa no teste. Se ele não passar, esse é um indício de que está na hora de atualizá-lo.

dominio

Domínio

Taxa de Rejeição Alta

Taxa de Rejeição é a métrica que informa o número de visitantes que acessaram o seu site e saíram sem clicar em absolutamente nada. Isso acontece quando eles detestam o seu site, que pode ser muitas razões: demora para carregar, navegação ruim, falta de produtos e opções, etc. Confira abaixo a taxa de rejeição média por canal e compare com o seu site. Se a taxa de rejeição do seu site estiver muito mais alta. Talvez esta seja uma boa hora de repensar!

Taxa de Rejeição e duração de visita por canal

Taxa de Rejeição e duração de visita por canal

Duração da Visita

A média de duração da visita ao seu site está muito baixa? Isso é outro fator importantíssimo para avaliar seu site. Antes de mais nada, é preciso dizer que se o site da sua imobiliária possuir um blog corporativo bem indexado no Google, é normal que a duração das visitas do canal orgânico (sites de busca) sejam mais baixas. Isso porque as pessoas que irão acessar o seu site me busca de conteúdo informacional, e depois que já o tiverem, irão sair. Mas tome cuidado quanto aos demais. É preciso avaliar se o site não está com duração de visita abaixo da média do mercado em mais de 2 canais. Se isso acontecer, talvez seja o momento certo.

Demora para carregar o site

O seu site está demorando muito para carregar? Esse é um indicio de que está na hora de atualizá-lo. Mas, a partir de quanto tempo devo considerar essa “demora”? A resposta é: 2 segundos. De acordo com alguns estudos, esse é o tempo máximo que os usuários esperam pelo carregamento de uma página.

E você nem precisa ficar carregando a página e cronometrando o tempo. Para fazer um teste simples, basta ir no PageSpeed Insights, também do Google, e ver qual a nota de velocidade que seu site ganha, e o que poderia estar agarrando o carregamento dele.

O site tem um design pobre

Em outro post aqui do blog, nós mostramos como um design bem feito pode gerar confiança nos usuários e melhorar suas vendas online. Por isso, não gaste tempo — nem dinheiro — com pessoas que oferecem layouts não tão bons assim; afinal, ter uma página com design pobre pode afetar, ou pode já estar afetando, o retorno do seu negócio na web.

Baixo número de visitas

 

Se você possui um baixo volume de visitas em diversos canais (fontes de tráfego) é preciso ficar atento. Isso pode informar que o seu site está com problemas. No tráfego orgânico por exemplo, baixo volume de visitas pode dizer que seu site não está engajando, já que há fortes indícios de que o Google utiliza informações de engajamento dos visitantes através do Google Analytics. Olhe os valores da tabela abaixo (imobiliárias de médio porte) e veja se o seu site está com números muito inferiores a estes.

Baixo volume de visitas

Baixo volume de visitas

Má usabilidade

Páginas que não abrem direito no celular, que demoram para carregar, que têm um design pobre ou com excesso de informações — tudo isso está relacionado com a usabilidade. Algo que diz respeito à facilidade com que usamos um determinado site e que, quando não é bem pensado, pode trazer um grande problema para o seu negócio como um todo.

Por isso, além de ficar de olho em tudo que listamos até aqui, veja também se o conteúdo das suas páginas está bem escrito, se existe algum padrão de cores nos botões, ou até mesmo se as palavras usadas no site são de fácil entendimento a todos, e não apenas a quem já está acostumado com o mundo imobiliário.

Minha imobiliária precisa de um novo site?

Agora que já conhece os indícios se a sua imobiliária precisa de um novo site, não perca mais tempo e procure resolvê-los o quanto antes.

Dicas adicionais para montar um bom site para vender imóveis

  • SEO do Site: Se sua imobiliária tiver um site novo, certifique-se de que a sua agência entenda de SEO e cuide para realizar os redirecionamentos das páginas antigas para as novas, evitando, dessa forma, penalizações. Esta é uma dica extremamente importante que, apesar de básica, muitas agências pecam.
  • Página do Imóvel: Preenchida com o maior número de informações possíveis para facilitar a pesquisa do usuário e evitar desperdiçar o tempo dele.
  • Chamada para Ação: Colocar em todas as páginas dos imóveis os botões e formulários para captar o lead. Pense em chamadas que orientem os usuários em diferentes estágios de compra. Exemplos: Estou Interessado, Mais detalhes, Agendar Visita, Falar com o corretor, etc.
  • Imagens de Ótima Qualidade: Fundamental para ganhar a preferência dos usuários que estão pesquisando. O usuário online quer ter certeza de detalhes importantes do imóvel antes de fazer a visita física. Além disso, quanto melhor a foto, mais rico em informações ele estará e maiores as chances dele passar para fase de negociação.
  • Visual limpo e cores harmônicas: Quando navegando por um site de imóveis, ele vai olhar diversos produtos até encontrar um que realmente goste. Para tanto, é necessário um bom design que transmita tranquilidade e beleza e facilite a pesquisa.
  • Layout Responsivo: Simplesmente imprescindível. A pesquisa por celulares e tablets só aumenta. Em alguns mercados, inclusive, já é maior do que a navegação por desktops.
  • Campo de Pesquisa: Um campo de pesquisa inteligente e busca por imóveis de referência para facilitar a visualização dos resultados.
  • Contato em diversos formatos: Facilite o contato do seu cliente com a sua imobiliária. Disponibilize as opções de contato por formulários, telefone, chat, email, etc.

Gostou e quer saber como podemos te ajudar? Acesse: www.altgrupo.com.br/imobiliarias

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Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

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Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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