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Intermediador ou gateway de pagamento? Saiba qual é o melhor para a sua loja virtual

25/07/2016 Por: Alexandre Fattori

Oferecer uma boa opção de pagamento para os clientes é importante para proporcionar uma boa experiência de compra e fidelizá-los. Entre as duas formas que podem ser escolhidas estão o intermediador ou o gateway de pagamento.

Se você tem dúvidas de como eles funcionam e qual o melhor para seu e-commerce, continue acompanhando a leitura, pois hoje o assunto é como você pode tomar a decisão certa.

Quais são os intermediários de pagamento?

O intermediador de pagamento é uma excelente opção para micro e pequenos e-commerces, pois eles facilitam o processo, proporcionando benefícios como a grande diversidade de formas de pagamentos. Alguns exemplos de intermediários são o PagSeguro, o PayPal, o Moip e o Pagamento Digital.

Ao escolher um intermediador, seu cliente poderá optar por realizar o pagamento em cartão de débito, crédito ou boleto sem que haja a necessidade de que você seja conveniado aos bancos ou às operadoras de cartão.

Outra vantagem proporcionada pelo intermediador de pagamento é a garantia contra fraudes. Isso porque o controle e o risco de fraudes em vendas aprovadas fica por conta desse intermediador.

Além disso, com o intermediador de pagamento, a loja virtual consegue parcelar as compras dos clientes em até 12x no cartão de crédito e recebe o valor total da compra em até 14 dias.

Ainda podem ser citados como benefícios a facilidade de identificar os pagamentos aprovados e depositados na conta e a compatibilidade em várias plataformas.

ecommerce pagamento

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Em quais casos o gateway de pagamento é a melhor opção?

Com tantas vantagens como as citadas, você pode estar se perguntando por que uma empresa escolheria implantar o gateway de pagamento, já que o intermediador parece ser tão simples.

A verdade é que existem alguns motivos para que isso ocorra, principalmente com grandes lojas virtuais, em que alguns problemas começam a ser mais acentuados.

O primeiro motivo é o abandono de carrinhos, causado pela necessidade de realizar o pagamento em outro site, que, geralmente, exibe telas adicionais e, provavelmente, um cadastro adicional também. Além disso, algumas vendas serão perdidas por serem negadas pelo intermediário, sem contar as taxas que o e-commerce precisa pagar e a demora na aprovação das vendas.

Tais problemas acabam sendo solucionados ao optar pelos gateways de pagamento, já que as vendas serão controladas pela própria loja. Toda a compra do cliente é realizada pelo próprio site, e é possível realizá-la com apenas um clique. Basta apenas que o cliente informe e-mail e senha cadastrados e a compra é concluída, evitando o abandono do carrinho.

Os gateways também oferecem um painel administrativo com informações que podem auxiliar na administração da loja. No entanto, há também desvantagens neste método, pois a própria loja recebe o pagamento, controla fraudes e cuida da segurança dos dados.

Por isso, será necessário contratar também um serviço antifraude, além de um serviço de certificado digital SSL, que proporcionará mais segurança aos dados dos clientes.

Em caso de parcelamento de compras, o lojista recebe conforme o cliente realizar o pagamento. O que significa que se o cliente pagar em 12x, a loja receberá 12 parcelas, de acordo com a realização do pagamento.

Como tomar a decisão certa?

Embora normalmente as grandes empresas contratem o gateway de pagamento e as pequenas optem pelo intermediador, isso não é uma regra e a decisão cabe ao dono do e-commerce, que deve verificar os métodos e decidir qual o melhor em cada caso.

Lembre-se de sempre estar atento às métricas de seu e-commerce e mude o método de pagamento caso verifique que exista essa necessidade. Entretanto, se for optar por um gateway de pagamento, verifique a possibilidade de arcar com a estrutura que ele exige, caso contrário você poderá ter problemas futuramente.

Você já sabe qual vai escolher? Ficou com alguma dúvida? Deixe as respostas nos comentários!

Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

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Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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