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A importância das Landing Pages para campanhas de anúncios

28/10/2017 Por: Alexandre Fattori

Ao investir em campanhas de anúncio, algumas empresas focam no volume de visitas ao site em vez de direcionar os esforços para atingir seu principal objetivo: a conversão.

Para converter, é necessário estabelecer um relacionamento de qualidade com os potenciais clientes, de modo que eles avancem na jornada de compra.

Entenda por que, além da estrutura do anúncio, as Landing Pages são tão importantes para o sucesso das campanhas!

landing page

O que são Landing Pages?

São chamadas de Landing Pages as páginas de destino, geralmente criadas como parte da estratégia de uma campanha. Possuem conteúdo específico e seu principal objetivo é direcionar o visitante para a execução de uma ação.

Elas são acessadas por meio de campanhas de e-mail marketing, buscas orgânicas e, principalmente, quando vinculadas à campanhas de anúncios.

Uma boa Landing Page deve trazer informação para o usuário, de preferência que lhe seja relevante e ofereça solução para algum de seus problemas. Por meio de um formulário para captação de dados, a  Landing Page é responsável pela conversão dos visitantes em leads, já que propõe o início do relacionamento entre empresa e usuário, e promove seu avanço ao longo das etapas da jornada de compra.

O raciocínio é bem lógico: para converter, você precisa estabelecer um relacionamento; para estabelecer um relacionamento, você precisa conquistar um lead; para conquistar um lead, você precisa de uma Landing Page.

O que são Campanhas de Anúncios?

As campanhas de anúncios compõem a parte paga do marketing digital. Podem ser realizadas tanto nos mecanismos de busca, quanto nas redes sociais.

A maioria dos anúncios é realizada via Google Adwords e Facebook Ads, pela facilidade das ferramentas, mas também pelo excelente custo-benefício. Em ambos, para aumentar as chances de conversão, o destino do anúncio deve ser uma Landing Page.

No Google, a cobrança do anúncio é por CPC (custo por clique), enquanto no Facebook, é possível selecionar CPM (Custo por Mil Impressões) ou CPC (custo por clique).

Landing Pages X Home Pages

Muitas empresas que fazem campanhas de anúncios, os direcionam para a Home Page do site, mas isso não é o ideal. Entenda o porquê:

Quando o usuário realiza alguma busca, seja no Google, seja no Facebook, ele espera encontrar exatamente o que procura, mas, na maioria das vezes, a Home Page não supre essa necessidade.

Por exemplo:

Você faz uma busca por “alugar imóvel no bairro Tristeza, em Porto Alegre” e clica em um anúncio com este mesmo título, com a expectativa muito elevada. Porém, você é direcionado para a Home Page de uma imobiliária, em que são apresentadas muitas opções de imóveis para aluguel e também para venda em todos os bairros de Porto Alegre.

Frustrante, não é?!

As chances de você realizar uma conversão neste site são mínimas, especialmente se, durante a sua busca, um concorrente direcionar você para uma Landing Page específica de aluguéis no bairro Tristeza.

Índice de Qualidade

O Google Adwords exibe, no máximo, 4 anúncios acima das buscas orgânicas de cada vez. O posicionamento de seu anúncio, no entanto, depende da combinação de dois fatores principais: valor investido + índice de qualidade.

O índice de qualidade considera a experiência do usuário, entre outras coisas, se o site é rápido, intuitivo e, principalmente, se o conteúdo soluciona a expectativa do visitante.

Isso significa que, independente do valor investido, se a página indicada não for relevante para o usuário, a posição do anúncio será comprometida. Esta é mais uma boa explicação da importância de ter uma Landing Page como destino para sua campanha de anúncios.

Explore as funcionalidades das plataformas e teste diferentes Landing Pages para sua Campanha de Anúncios!

Uma Landing Page otimizada e relevante propicia que o objetivo da campanha  seja atingido e traz mais retorno para o seu investimento, reduzindo o custo do anúncio e ampliando as chances de conversão.

Alguns itens importantes que a sua landing page precisa ter

  • Trust logos: Sua landing page precisa ter marcas conhecidas que geram credibilidade para sua empresa;
  • No Exit Links: Sua landing page não pode ter links de saída. Aqui é “ou vai, ou racha”;
  • Proposta de valor: Por que a sua empresa deve ser a escolhida? Qual a razão dela existir? Por que o lead deve comprar de você e não do seu concorrente? Escreva aqui!
  • Well designed form: Sua landing page deve ter um formulário no lugar certo e com os campos corretos para captar o lead;
  • High contrast & action oriented CTA button: Sua landing page deve ter um botão com uma chamada para ação bem visível e posicionado;
  • Scannable text: Escreva de forma sucinta e clara as características do produto ou serviço, assim como os seus diferenciais;
  • Customer testimonials: Aqui é o lugar de colocar os melhores depoimentos dos clientes. Assim você gera credibilidade e a famosa prova social da efetividade do seu produto ou serviço.

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Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

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Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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