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Marketing Digital para concessionárias: receba um orçamento

11/12/2018 Por: Altgrupo

Não há dúvidas de que o segmento automobilístico precisa apostar no Marketing Digital para se sobressair em relação à concorrência. Não estamos especulando esse fato, mas nos baseando em dados.

Segundo pesquisa realizada pela Google, o consumidor, cada vez mais tomado pela correria do dia a dia, precisa de respostas rápidas em sua jornada de compra. E essa é a tarefa do Marketing Digital.

O levantamento mostrou que cerca de 95% das pessoas usa a internet para pesquisar carros, 88% utiliza mecanismos de buscas como o Google e 61% assistem vídeos sobre os veículos em que estão interessados. Estar presente no universo digital – e ser relevante para o consumidor – é fundamental.

Presença em diversos dispositivos

Os insights vão além. O Digital Shopper Experience Study, realizado pela primeira vez no Brasil pela J.D. Power, investigou a jornada de compra de 1,4 mil pessoas que estão planejando investir em um carro zero quilômetro. O estudo apontou que 88% delas pesquisa sobre veículos na internet via smartphone; 54% usa também o computador e 7% utiliza o tablet. Entre as gerações mais jovens, o celular é usado de forma ainda mais massiva: 99% dos consumidores da geração Z (1995 a 2004) e 93% dos clientes em se tratando da geração Y (1977 a 1994).

A maioria dos participantes da pesquisa (48%) respondeu que prefere fazer buscas online para saber mais sobre carros no período da noite, entre 18h e 21h, e 91% dos respondentes fazem este processo quando estão em casa, entre segunda e sexta-feira. Para 35%, o objetivo é buscar informações sobre o modelo, enquanto 32% estão em busca de avaliações e comentários sobre os carros e 30% esperam encontrar comparativos entre diferentes modelos.

O desafio frente à concorrência

Aí está o desafio das concessionárias: atender a essa demanda digital, que não é pequena. Mais do que estar presente, é preciso ser relevante. Isso significa aparecer na jornada do cliente e ser o escolhido.

Campanhas de performance são as aliadas desse processo de posicionamento agressivo, tanto em sites quanto em redes sociais e em mecanismos de busca. Já imaginou aparecer para o cliente no momento exato em que ele está procurando pelo carro dos sonhos, com o modelo certo e o seu contato? Isso é só uma das possibilidades que uma estratégia inteligente de Marketing Digital pode oferecer ao seu negócio.

Apostando no melhor caminho

O Marketing Digital oferece uma gama imensa de possibilidades. Você pode trabalhar a sua imagem nas redes sociais, investir em um bom site, fazer campanhas de remarketing para atrair clientes que já pesquisaram pelos carros que você quer vender ou, por exemplo, aparecer em comerciais do YouTube. Também pode enviar e-mail marketing e alimentar um blog com conteúdos atrativos para possíveis clientes.

Mas qual a melhor estratégia? De início, você talvez tenha que priorizar ações por uma questão orçamentária, mas isso não significa ignorar o universo digital – e estar fadado a perder para a concorrência.

Antes de tudo, precisaremos de uma equipe multidisciplinar analisando a sua marca. No Brasil, o segmento automotivo possui um peso tão grande que funciona como um balanço, um medidor da economia do país. E mesmo em meio à crise que afetou o Brasil, muitas concessionárias estão fazendo investimentos para se sobressair frente aos concorrentes. O Marketing Digital tem sido o principal destino dessas verbas.

É sabendo disso que um bom time de profissionais fará a análise do seu negócio. Onde você precisa melhorar? O que é necessário corrigir em termos de marca antes de construir a sua presença digital? E se você já tem uma, por que não está tendo resultados? Todas essas são respostas que precisarão ser respondidas.

Orçamento de Marketing Digital para sua concessionária

Depois, parte-se para uma estratégia de marketing voltada à alavancar suas vendas. Sabemos que o público não tem tempo, que ele irá buscar por respostas no universo digital, e precisará encontrá-las com a sua marca. Mas essas informações precisam ser claras, objetivas, estratégicas. É necessário oferecer ao visitante uma experiência memorável, que coloque o seu negócio como autoridade no assunto.

Mas é preciso começar de algum lugar, certo? Algumas estratégias podem colocar a sua concessionária à frente.

Site

Um bom site é a primeira coisa que você precisa para colocar sua marca no mercado, atrair possíveis clientes e se mostrar relevante em sua área de atuação. Um site funcional, organizado, acessível e de bom aspecto gera confiança, credibilidade e vendas. Ele precisa ser bem pensado em termos de design, navegação, divulgação e ter otimização para ser encontrado nas buscas do Google. Solicite um orçamento aqui. Se você possui ou deseja um ecommerce, clique aqui.

Facebook Ads

Investindo em anúncios no Facebook e Instagram, você deixa a rede trabalhar para lhe trazer clientes. São anúncios criados para um público específico e que será definido dentro do Facebook de forma estratégica. Eles podem ter uma série de objetivos: captar possíveis interessados em seus serviços, tornar a sua marca conhecida no mercado, fazer com que pessoas entrem em contato com você e muitos outros. Para conhecer nossos planos e seus valores, clique aqui.

Google Ads

Trabalhar com anúncios no Google é uma estratégia inteligente porque oferece seus produtos e serviços às pessoas que estão buscando por ele. Você adquire créditos e escolhe os termos que devem acionar seus anúncios. Ao fazer uma busca no Google por esses termos, o seu anúncio aparecerá para o usuário. O crédito é descontado quando clicam nele ou a cada mil visualizações, você escolhe. Conheça planos e valores clicando aqui.

Produção de conteúdo

A produção de conteúdo é outra ferramenta com capacidade para alavancar suas vendas. Seja produzindo posts para redes sociais ou textos para newsletters e blogs, conteúdos de qualidade irão atrair clientes. Uma das melhores possibilidades neste caso é o SEO. São técnicas utilizadas em textos para sites e blogs que farão sua página ser encontrada nos mecanismos de pesquisa de forma orgânica (não paga, como no caso do Google Ads). Clique aqui para saber mais e fazer um orçamento.

Landing pages e hotsites

Utilizadas em estratégias de inbound marketing, as landing pages são páginas pensadas exclusivamente para seduzir clientes em potencial, estimulando-os a realizarem determinadas ações relevantes na página como preencher formulários, realizar compras, cotações etc. Veja valores e outras informações aqui. Outra excelente opção são os hotsites, que apresentam conteúdos pensados em gerar resultados. Clique aqui para saber mais.

Receba um orçamento

Como você pode ver, as possibilidades neste segmento são imensas. Mas tudo isso que comentamos aqui é só a superfície do que nossas estratégias e ferramentas podem lhe oferecer. Para saber mais sobre como podemos ajudá-lo, clique aqui.

Altgrupo
Sobre o Autor

Altgrupo

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Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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