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A importância do marketing digital para as empresas do setor de viagens

02/06/2017 Por: Alexandre Fattori

As inovações tecnológicas vem transformando a nossa vida. Mês após mês, novos recursos são adicionados nas principais redes sociais, novos aplicativos surgem, novas empresas, sites, enfim, novidades não faltam.

Em alguns anos, mudamos a forma como nos transportamos, como nos comunicamos, como lemos e, por fim, e não menos importante, como viajamos.

Arrisco dizer que o setor de viagem foi um dos mais afetados por todas essas transformações.

A popularização dos smartphones, por exemplo, teve um impacto considerável na escolha do nosso próximo roteiro de viagens. Eles aumentaram a flexibilidade dos viajantes.

Segundo dados do Google, as categorias de viagens observaram o maior crescimento no uso do smartphone. Em categorias como; viagens para a família, viagens de casal, viagens de luxo e lua de mel, o smartphone é mais utilizado para as pesquisas do que o desktop.

Confira essa e outras mudanças, e como preparar a sua empresa para este cenário.

Os consumidores estão pesquisando e convertendo no mobile

Se o seu site não for responsívo, você já ficou pra trás.

Segundo o Google, 31% das pesquisas sobre viagens que acontecem no celular são de usuários procurando por descontos e ofertas diariamente.

Um vez que eles encontram o que procuram, estes usuários convertem.

No celular, o imediatismo supera a lealdade

Não adianta acreditar no seu atendimento, na força da sua marca, etc.

No mobile, se você não oferecer o que o usuário está procurando, pode preparar-se para perdê-lo para outro site ou app.

Isso porque quando os viajantes estão pesquisando nos seus celulares, eles procuram a informação mais relevante sem se importar de onde ela vem.

Os clientes esperam velocidade

Como dito antes, se o seu site ou app demorar mais do que 3 segundos para carregar, então você acaba de perder 53% dos visitantes do seu site/app.

A oportunidade é para quem faz a lição de casa e mantem seus site e app ágeis.

Isso porque os sites de viagens demoram, em média, 10 segundos para carregar.

Abaixo um gráfico do tempo média que os sites de cada segmento demoram para carregar.

tempo-de-carregamento

 

Não esqueça das redes sociais

Falar da importância das redes sociais para qualquer empresa do segmento de viagens é chover no molhado.

O Instagram, por exemplo, tem um apelo tão forte que 40% dos brasileiros ativos na plataforma têm interesse em viagens e 20% deles já viajou graças ao Instagram, segundo a pesquisa Instagrammers no Brasil de 2016.

Essa conexão é bem evidente, pois nada atrai tanto um viajante em potencial do que uma bela foto de uma paisagem.

Além disso, uma das atividades mais comuns nas redes sociais, e ainda mais forte no Instagram por sua função em si, é a publicação de imagens de viagens.

As pessoas adoram compartilhar sua rotina, estilo de vida e seus momentos.

As redes sociais atuam, então, como fonte de descoberta e inspiração para diversos roteiros, pois quando um usuário compartilha suas experiências, essas despertam curiosidade em outros usuários.

Dessa forma, o interesse em um novo destino começa muito antes da pesquisa.

Alguns dados compartilhados pelo Instagram:

  • 48% dos viajantes já se sentiram inspirados a conhecer um destino após ver/ouvir as histórias de outros viajantes;
  • 42% dos viajantes já se sentiram inspirados a conhecer um novo destino após assistir um vídeo online;
  • 22% dos que concluíram a reserva da sua última viagem online, fizeram pelo celular;

É por esses e outros motivos que a sua empresa, para seguir atraindo clientes, precisa oferecer uma experiência completa ao usuário: com informações relevantes, plataforma ágil e presença nos principais canais (redes sociais) onde o seu cliente está. E a melhor forma de oferecer isto é desenvolvendo uma estratégia competente de marketing digital para as empresas de viagens.

Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

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Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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