Viciados em Resultados

AltGrupo
AltGrupo

Marketing digital para hotéis: atraia hóspedes, incremente resultados

20/03/2019 Por: Altgrupo

A utilização de estratégias de divulgação online para hotéis é imprescindível para gerar reservas diretas e ganhar destaque frente à concorrência.

Os hóspedes são o combustível de um hotel ou pousada.

E em tempos de redes sociais, atraí-los de forma digital tornou-se imprescindível.

Até porque é fato: se compararmos um hotel ou pousada que tem uma presença digital forte a outro que não costuma se divulgar na internet, a tendência natural é que as pessoas optem por aquele que melhor se relaciona com o seu público.

Respostas simpáticas em uma fan page, por exemplo, levam a crer que o atendimento presencial segue a mesma linha – ou pelo menos assim deveria ser.

Muitos hotéis já trabalham com marketing digital. E o seu?

Faça um teste, abra o Google no seu navegador e digite a palavra “hotel”.

Para nós, foram mais de 7 bilhões (sim, com “b”!) de resultados.

A hotelaria está entre os serviços mais buscados na internet.

A partir deste número avassalador, entende-se o motivo pelo qual o marketing digital para o setor hoteleiro surge como forma de gerar notoriedade e destaque – hoje em dia, é fundamental promover o hotel ou pousada por meio da internet.

Afinal, qual hoteleiro não quer cativar o hóspede até que ele faça suas reservas diretamente?

Esta ação cria uma relação de confiança com o cliente e ainda pode ser econômica, uma vez que dispensa a necessidade do hotel pagar comissões.

Para resultados satisfatórios, no entanto, investimento em anúncios online isolados não são suficientes.

A base do marketing digital é a estratégia.

Conhecendo bem seu público e executando um plano de ações no qual o foco vise ao comportamento do hóspede e à sua atração, o resultado é a atração de hóspedes em potencial.

E é fato que existem diversas bandeiras que estão há algum tempo colhendo os resultados de um planejamento de marketing digital eficiente.

Experiência cinco estrelas, do on ao off

A comunicação deve ser perfeita on e off-line para o setor hoteleiro.

Isso porque ele lida essencialmente com experiências, que começam justamente no momento da pesquisa do viajante.

Disso surge a necessidade de facilitação no processo de compra e de uma linguagem agradável nas redes, por exemplo.

Os usuários estão cada vez mais críticos e exigentes. É um desafio constante agradá-lo.

Você certamente fica muito satisfeito quando recebe uma avaliação positiva em plataformas como o TripAdvisor, por exemplo.

E quando recebe críticas? Responde ou as deixa passar? Tudo o que sua marca faz na internet pode influenciar a decisão do hóspede.

É preciso pensar com a cabeça dele.

Desafiador?

Um pouco, mas nada que um bom planejamento de marketing digital não solucione!

Mas como o marketing digital pode trazer mais hóspedes?

Especialmente quando se trata de turismo, os hóspedes tendem a começar o seu destino em buscas na internet.

Diversas vezes, porém, são influenciados por postagens em redes sociais e indicações de amigos.

Quem nunca viu um contato postar fotos e também desejou estar naquele lugar?

Diante desta oportunidade, o hotel precisa ser presença confirmada nestes momentos de decisão.

Atrair, converter e manter um hóspede não é tarefa fácil.

Exige empenho, trabalho e dedicação.

Além de redes sociais bem gerenciadas, ter um site preparado com informações, imagens atrativas e direcionamento para confirmações de reservas são pontos fundamentais.

Importante pensar em como trazer valor ao cliente visitando o seu site.

Uma sugestão é produzir conteúdos, como dicas de passeios no local do empreendimento.

E atenção para uma dica de ouro: de acordo com um estudo do Facebook, as pessoas começam a planejar a sua próxima viagem cerca de dois meses anteriores ao momento de reserva.

Benefícios do Marketing Digital para a hotelaria

Poderíamos ocupar muitas páginas para expor todas as vantagens de se investir em marketing digital para o segmento. Compilamos algumas delas, aquelas que julgamos melhores:

– Conquista de fãs engajados e hóspedes fidelizados;

– Antecipação da reserva e aceleração dos resultados;

– Inspiração para viajantes indecisos;

– Relacionamento com seu público e possíveis interessados;

– Descoberta de potenciais hóspedes a partir de um planejamento de marketing digital consistente;

– Destaque perante a concorrência.

Em que ferramentas investir?

Já mencionamos algumas, mas olha só a infinidade de meios onde se deve apostar:

Site

Você reservaria um hotel apenas por telefone, sem ter indicação, nem visualizar fotos e reputação?

Se você disse “sim”, talvez seja o único que encontramos até hoje.

O site é o ponto de partida e chegada de uma estratégia virtual.

Ele deve ser bastante funcional, atrativo e especialmente amigável para acesso via celular.

Sabia que a esmagadora maioria dos acessos à internet hoje em dia vêm de dispositivos portáteis?

Não se esqueça: um site com otimização para buscas no Google é fundamental. Diríamos até vital!

Além disso, importante pensar em formas de engajar o usuário em diferentes etapas do processo de compra.

Não esqueça de incorporar ao seu site o pixel do Facebook, tag do Google Analytics e do Google Ads.

Desta forma, você explora ao máximo os recursos destas plataformas.

Produção de conteúdo para hotéis

No começo deste artigo, mencionamos sobre oferecer dicas de viagens à audiência.

Isso é produção de conteúdo, que pode ser veiculado no site ou até em um blog.

As pessoas não querem ser atingidas apenas por anúncios com cunho comercial.

Elas consomem conteúdo, gostam de interagir e compartilhar.

Conteúdo de qualidade atrai hóspedes.

Planeje-se para utilizar técnicas textuais otimizadas para mecanismos de busca, o chamado SEO.

Além disso, conteúdo é a ferramenta do Inbound Marketing.

Anúncios no Facebook, Instagram e Google

O seu público está nas redes sociais!

Então desenvolva ações estratégicas para captá-los no Facebook e no Instagram.

Da mesma forma, use o Google Ads para gerenciar campanhas que vão deixar seu hotel ou pousada no topo das buscas.

Mas quando usar cada ferramenta?

Sempre dependerá dos seus objetivos, que vão desde tornar sua marca renomada a fisgar novos interessados.

Mãos à obra? Receba um orçamento

O seu hotel está preparado para competir com a concorrência gigantesca?

Sente a necessidade de se comunicar com seu público? Captar novos clientes e fidelizar os antigos?

Você viu que são várias as formas de atrair mais hóspedes ao hotel de forma online.

As ferramentas de marketing digital estão disponíveis para alavancar quaisquer negócios, basta saber utilizá-las com a estratégia correta.

Gostou? Quer saber? Fale com um especialista e receba uma consultoria!

Altgrupo
Sobre o Autor

Altgrupo

Google Plus
Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

Comentários

comments powered by Disqus

Mais Posts

ALT Grupo

Av. Cristovão Colombo, 2156/303
Bairro Floresta - Porto Alegre/RS

ALT Blog