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Marketing digital para instituição de ensino: como fazer?

19/08/2019 Por: Altgrupo

Marcar presença online com boas estratégias é fundamental para se destacar no mercado.

Atualmente, é impossível pensar em um empreendimento de sucesso que não marque presença na internet. Se boas estratégias de marketing são a
chave para um negócio de sucesso, independentemente do segmento, em tempos de era digital, então, nem se fala! Quem tem bom posicionamento online e mantém seu foco no relacionamento com o público-alvo está à frente.

Na área da educação, cujo cenário vive constantes evoluções, trabalhar o marketing digital com eficácia é essencial tanto para captação de alunos quanto para manter uma reputação consolidada.

Especialmente, é preciso dar visibilidade àquilo que as pessoas buscam ao escolher entre uma ou outra instituição de ensino. Afinal, entre todas as singularidades do mercado educacional, uma delas é o fato de não vender produto, mas uma possibilidade de crescimento aos seus clientes.

Vamos pensar: no caso de pais que almejam uma boa escola para seus filhos, por exemplo, qual a prioridade na hora de escolher entre a instituição ‘x’
ou a ‘y’? E para adultos que pretendem atualização, recolocação profissional e atualização, de que maneira se deve trabalhar o relacionamento com eles?

Por que o marketing digital?

Sua instituição de ensino certamente apostou (e talvez ainda aposte) na entrega de panfletos na rua, outdoors e outras mídias tradicionais. Mas já parou para pensar aonde, de fato, estão os alunos? Na internet, que influencia nosso cotidiano minuto a minuto.

Aliás, pedimos desculpas, mas temos uma notícia bombástica: o marketing digital hoje é necessidade, e não mais uma opção. A partir dele, são infinitas as possibilidades, que, quando bem trabalhadas, são capazes de:
Elevar a quantidade de matrículas;
– Estreitar o relacionamento com clientes, comunidade e parceiros;
– Aprimorar a reputação, gerando destaque em meio à concorrência;
– Ampliar a visibilidade da instituição.

O funil de vendas

Não basta apenas marcar presença na internet. É preciso planejar ações de maneira sistemática.

A forma mais eficiente de iniciar o planejamento em marketing digital é pensando no funil de vendas. Trata-se de uma ferramenta estratégica que visa mostrar a jornada digital de um possível cliente até a compra do serviço, neste caso o fechamento da matrícula. Este percurso pode ser dividido em etapas: a atração, o relacionamento, o fechamento de matrículas e a retenção do aluno.

Parece complicado?

Não deixa de ser desafiador, mas há muito por se fazer quando se trata de marketing na web.

Como trabalhar a presença digital para uma instituição de ensino?

É muito difícil fazer a mensagem chegar ao público-alvo quando não se sabe corretamente com quem se está falando.

De forma prática: qual o perfil das pessoas que a instituição gostaria que se matriculassem?

No marketing digital, há um excelente recurso para identificação de potenciais clientes: a criação de personas, que consiste na caracterização de um ou mais indivíduos que fazem parte do público-alvo.

Uma vez criada a persona, todas as estratégias digitais podem ser utilizadas pensando exatamente nela, exemplo para todo o restante.

Ok. Estabeleci corretamente quem é meu público.

É hora de trabalhar.

Afinal, como atrair pessoas digitalmente para matrículas na sua instituição de ensino?

Tenha um bom site!

Na internet, o site é o cartão de visitas de uma empresa.

Nele devem constar informações completas sobre os serviços (cursos), formas de contato e tudo o que diz respeito à marca. Dica de ouro: fazer uso de depoimentos de ex-alunos garante ainda mais credibilidade.

Também é importante pensar na agilidade e usabilidade.

Seu site é responsivo? A esmagadora maioria dos acessos hoje vem de dispositivos móveis. Se o site não funcionar no acesso via celular ou tablet, você tem um problema!

O usuário tende a desistir e este pode ser um cliente perdido para a concorrência.

Produza conteúdo com frequência

As pessoas não querem apenas ser bombardeadas por anúncios.

Se exaustivos, eles cansam e geram até antipatia da audiência. Por isso, desenvolver conteúdos de interesse dos clientes potenciais é uma maneira
cativante de atraí-los, e também de manter um relacionamento amigável com atuais alunos e a comunidade.

Este é o chamado inbound marketing.

Todo mundo gosta de rolar seu feed e ler uma matéria interessante.
Planeje-se e poste com frequência no seu site ou blog, replicando para as redes sociais. Uma dica preciosa é: faça uso de vídeos!

Hoje eles dominam a internet e são responsáveis pelo engajamento mais intenso nas redes.
Dicas de estudos, temas educacionais, motivos para buscar especialização, testes vocacionais e roteiros de estudos podem estar entre as
pautas.

As ideias acabaram?

Não sabe o que escrever? Use o que você tem de mais precioso: seus alunos. Mostre o dia a dia da instituição, promova entrevistas, abra espaço para que eles também participem e torne este momento mais uma possibilidade de aproximação.
E não é preciso ser extenso: bons textos de 500 palavras, além de apreciados pelo Google, são rápidos de ler!

Mas se você conseguir, textos extensos (não prolixos), que explicam detalhadamente um assunto, são muito apreciados pelos usuários e o buscador.

Anuncie com inteligência no Facebook, Instagram, Linkedin, Google e YouTube

“Não tenho verba para tudo isso”. Sem problemas! Após um diagnóstico de qual a melhor rede para investir de acordo com o público, é possível
concentrar seu investimento.

Os clientes potenciais estão online!

Basta cativá-los com anúncios criativos, frases certeiras e design de encher os olhos.

Usar e abusar na criatividade nessa hora é essencial. O Google, por exemplo, disponibiliza em sua plataforma uma série de possibilidades de anúncios. Mas e o patrocínio de palavras-chave? Elas ainda existem, mas há muito mais a se fazer do que focar apenas nelas!

Enfim, vamos trabalhar? Conecte-se à Altgrupo!

Tanta informação pode confundir. Dominar todas as técnicas é um desafio, porque se trata realmente de um universo amplo.

Mas se você acha que não sabe por onde começar, a gente afirma que você sabe sim!

Se leu até aqui é porque já deu o primeiro passo: o reconhecimento da necessidade de investir em marketing digital. 

Altgrupo
Sobre o Autor

Altgrupo

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Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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