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O que é, qual a importância e como definir a persona ideal para o sucesso da sua estratégia de marketing digital

04/12/2015 Por: Alexandre Fattori

Ter um bom planejamento é indispensável para alcançar resultados positivos com o marketing digital.

Ele é o ponto de partida para traçar estratégias de sucesso, analisar o mercado e os concorrentes, estabelecer os objetivos e definir a sua persona.

Por muito tempo, somente a identificação superficial do público-alvo era suficiente para que as empresas colocassem em prática as estratégias de marketing, no entanto, atualmente, esse tipo de abordagem não é mais tão comum assim.

Para desenvolver projetos e campanhas de maneira eficaz é preciso que sua empresa tenha a persona definida.

Não sabe por que você deve investir no uso de personas? Tire todas as suas dúvidas no post de hoje. Confira!

O que são personas?

A persona é um personagem fictício que representa o seu cliente ideal, ou seja, aquele que você deve direcionar todas as suas estratégias de atração.

Por meio de entrevistas com os melhores clientes é possível coletar diversas informações e perceber as características que eles têm em comum, construindo assim o perfil da sua persona.

personas

Dê adeus à comunicação em massa

A personalização e a segmentação são tendências da comunicação digital, os anúncios são cada vez mais segmentados e as redes sociais humanizam a relação entre marcas e consumidores.

Através de abordagens personalizadas é possível estreitar o relacionamento com os seus prospects e clientes, atendendo de fato suas reais necessidades.

E o que isso significa? Um diferencial no relacionamento que atrai e mantém cada vez mais clientes na sua empresa.

Mais efetividade nos resultados com o marketing digital

Quando a empresa entende o comportamento de compra da sua persona ela consegue otimizar o seu fluxo de vendas.

De repente, uma tática habitual do setor comercial pode não ser mais tão eficiente quando você descobre quais são as dificuldades e problemas que o seu cliente potencial enfrenta.

Compreender como o seu produto ou serviço soluciona esse incômodo do cliente é a chave para alavancar as suas vendas.

selecione bem o seu empregado

Conteúdo de qualidade no momento certo

Outra estratégia muito eficaz para fidelizar clientes e conquistar novos é a produção de um conteúdo qualificado.

Uma empresa só adquire expertise na criação de conteúdo se tem identificada claramente quem é a sua persona, quais são os assuntos do seu interesse, o que ela espera alcançar com o seu negócio, entre outros aspectos.

Materiais ricos são valorizados pelo consumidor e inspiram credibilidade.

Se uma empresa produz artigos sobre temas interessantes, e-books, vídeos e tutoriais explicativos, por exemplo, com certeza as pessoas se envolvem com a marca de maneira mais confiante ao longo da sua jornada de compra.

Os consumidores criam um vínculo com a empresa até o momento em que decidem adquirir o produto ou serviço.

Se a empresa personaliza esse conteúdo de maneira estratégica e em sinergia com o que a sua persona deseja, no momento da compra, certamente, ela terá preferência.

Por isso, é muito importante investir na criação de personas de maneira adequada para nutrir o seu relacionamento com os seus clientes com eficiência e gerar negócios.

Para criar uma persona é fundamental contar com o apoio de profissionais especializados em marketing digital que assegurem resultados positivos com as táticas adotadas.

Afinal, o seu cliente ideal deve ser a base para a construção de qualquer estratégia de sucesso!

Ainda tem alguma dúvida sobre a importância da criação da persona para o seu negócio? Compartilhe nos comentários!

 

Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

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Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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