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Marketing gastronômico: como o Instagram pode ajudar a sua empresa?

10/12/2015 Por: Alexandre Fattori

Fotos de viagens, fotos de animais fofos, fotos de gente na praia ou na balada. Você já conhece todo esse costume de imagens do Instagram.

No entanto, nada é tão popular nessa rede social quanto as famosas fotos de pratos de comida postados pelos usuários.

Uma onda que tem se tornado cada vez maior na web, representa a atual fase do mercado do entretenimento e ainda pode significar um bom caminho para o marketing gastronômico.

Quer saber por que isso acontece e como esse tipo de interação pode ajudar a sua empresa? Então confira o post de hoje!

Por que as pessoas compartilham fotos de comida?

De acordo com um artigo do jornalista Jared Keller para a revista Aeon, um dos motivos para sermos tão viciados em compartilhar nossas fotos de café da manhã e almoço é porque o tipo de alimento que consumimos quer dizer muito sobre o tipo de pessoas que somos (ou gostaríamos de ser).

Assim como a foto de uma bela massa servida com vinho quer dizer o quão estilosos e refinados podemos ser, o clique de uma bela salada com suco natural pode mostrar que aquela nossa busca pela vida saudável talvez tenha começado. Mas, claro, não é só isso.

Segundo Keller, o ato de comer é algo muito social e, por isso mesmo, almoçar rodeado de estranhos muitas vezes ainda é melhor do que almoçar sozinho.

E mostrar para o mundo aquilo que comemos não é mais do que uma parte da nossa atual vida em sociedade.

Sociedade essa que tem ficado cada vez mais interessada em conteúdos relacionados à comida.

compartilhando refeição

Fotos para o Instagram

A alta dos programas gastronômicos

Com mais pessoas chegando à classe média e também a mais dicas de restaurantes e pratos por causa da internet, os programas de TV com temas gastronômicos têm feito cada vez mais sucesso por aí, afinal, agora muito mais gente pode sair para comer fora e também pode se arriscar na cozinha.

Não por acaso, produções como o Top Chef Brasil têm superado em muitos pontos outros programas da concorrência do mesmo horário na televisão.

Algo que tem ajudado o tema “comida” a permanecer por mais tempo ainda no dia a dia das pessoas, se tornando um prato cheio também para as empresas do setor alimentício.

Masterchef Brasil

Masterchef Brasil

Como se dar bem com a participação do usuário no Instragram?

Com tanta gente procurando conteúdo sobre alimentação, não é difícil escolher uma forma de conectar a sua marca com esse desejo das pessoas.

Basta entender qual seria a motivação do seu público-alvo.

Receitas

Se o seu negócio for vender produtos alimentício, como massas, molhos ou até cervejas artesanais, que tal pensar em fazer um perfil no Instagram com receitas? O Receitas em 15 segundos, por exemplo, já conta com uma base de quase 300 mil seguidores sedentos por esse tipo de material.

Experiência

Donos de estabelecimentos também podem tirar proveito do Instagram mostrando um pouco do restaurante ou dos pratos através dessa rede social.

O Le Grand Burger e a SempreViva, por exemplo,  trabalham muito bem a sua imagem com fotos de qualidade e uma ótima seleção de pratos fotografados.

Fotos do usuário

Famosa por suas câmeras voltadas para os esportes radicais, a GoPro ficou famosa na internet ao usar fotos e vídeos impressionantes capturadas pelos usuários em seu perfil do Instagram.

Algo que também pode ser usado por sua marca na internet — afinal, como dissemos no começo, as pessoas adoram compartilhar suas fotos de comida com o mundo.

Seja para divulgar produtos ou lugares, a verdade é que o Instagram tem se mostrado ser uma ótima ferramenta de marketing gastronômico.

Por isso, anote agora mesmo essas receitas de sucesso, adicione-as em seu próximo planejamento e bote a mão na massa.

Gostaria de saber mais alguma coisa sobre como usar o Instagram para promover a sua marca? Então deixe aqui a sua dúvida ou comentário!

Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

Google Plus
Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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