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Marketing para Gastronomia: como atrair mais clientes pelas redes sociais?

04/08/2016 Por: Alexandre Fattori

Todo empreendedor do ramo gastronômico sabe que é muito importante manter uma boa presença da sua marca na internet. Isso porque praticamente todo consumidor recorre a, pelo menos, uma pesquisa na web antes de comprar produtos ou serviços, ou visitar estabelecimentos, como bares, cafés e restaurantes.

Com a atenção necessária dedicada pelos profissionais da empresa, a internet pode se tornar um canal fundamental para adquirir mais clientes, fidelizar ainda mais os atuais e tornar a marca mais conhecida. Confira alguns dados publicados pelo Facebook a respeito deste mercado especificamente no verão.

Gastronomia no verão

Gastronomia no verão

Sabendo disso, neste post vamos mostrar por que você deve investir nas redes sociais para o seu restaurante e ainda dar 4 dicas essenciais para você ter mais sucesso na sua divulgação. Confira!

Por que investir nas redes sociais?

Os brasileiros já se renderam à internet e figuram entre os grupos de consumidores mais conectados do mundo. Apenas essa informação já justificaria o investimento de um restaurante para ter uma presença nas redes sociais. No entanto, alguns empreendedores ainda podem achar que isso é pouco ou, então, não se sentirem confiantes para arriscar.

Se o seu problema é custo, pode ficar tranquilo: a internet, enquanto contexto de investimento de marketing, é o ambiente que apresenta a melhor relação custo-benefício dentre todas as opções, com bem menos gastos que as mídias offline.

Além disso, as redes sociais proporcionam uma proximidade muito maior entre a empresa e o público, possibilitando ainda mais a transformação de clientes satisfeitos em fãs aliados da marca.

Qual rede social escolher?

Na hora de responder essa pergunta, muitas pessoas diriam que, quanto mais redes, melhor. No entanto, para determinados tipos de negócio, não faz sentido utilizar algumas redes sociais. Por exemplo, nenhuma pessoa procura por um restaurante para o almoço de domingo no LinkedIn, afinal, esta é uma rede social voltada para negócios e profissionais.

Antes de começar, é fundamental saber qual rede social escolher. Para isso, é bom prestar atenção em dois fatores: o público e a rede social em si. Ou seja, você vai precisar entender as particularidades de cada rede e ainda conhecer bem o perfil do seu público-alvo.

Cruzando essas duas informações, ficará muito mais fácil entender em quais redes os seus consumidores estão presentes.

Marketing para restaurantes nas redes sociais: 4 dicas essenciais!

1. Produza conteúdo de qualidade

Lembre-se sempre disto: nenhuma pessoa entra nas redes sociais para comprar coisas, mas sim para buscar informação e conteúdo. Por isso, produza conteúdo atualizado e relevante sobre seu restaurante — receitas e dicas de gastronomia, vinhos e harmonização, por exemplo — e também disponibilize informações sobre o estabelecimento — como novidades no cardápio, bastidores da cozinha, detalhes de decoração, entre outros. Alguns exemplos de empresas da área da Gastronomia que trabalham bem seus produtos nas redes:

  • Griffe do Sabor: A rede social desta confeitaria de Porto Alegre dá grande peso à apresentação dos seus produtos, valorizando-os com belas fotos.
  • Brownie do Rapha: É outra empresa que utiliza muito bem as redes sociais, principalmente com os seus vídeos mostrando as montagens de suas delícias. Vale a pena conferir. Aliás, vídeos é uma ação com resultados fantásticos, principalmente envolvendo gastronomia e redes sociais.

 

Gastronomia e redes sociais

Gastronomia e redes sociais

Todos esses fatores juntos vão construir um discurso muito mais relevante para o seu negócio.

2. Interaja com seus seguidores (sempre!)

O maior erro das empresas nas redes sociais é ignorar interações e comentários de usuários sobre o negócio. Quando falamos de restaurantes, essa lógica é ainda mais forte, já que as pessoas adoram compartilhar experiências gastronômicas — tanto as boas quanto as ruins.

Por esse motivo, jamais deixe uma interação ou um comentário de algum usuário sobre o seu estabelecimento sem resposta, mesmo que a mensagem tenha sido negativa. Qualidade no atendimento para resolver os problemas e maturidade (ou sangue frio) para assumir os erros são fundamentais nessa hora.

3. Aproveite para divulgar informações úteis

Muitas vezes, as pessoas pesquisam pela página do restaurante em determinada rede social, pois estão com dúvidas sobre questões práticas relacionadas ao estabelecimento, como horário de funcionamento, menus específicos, endereço, formas de pagamento aceitas, etc.

Inserir todas essas informações em sua página nas redes sociais é uma maneira de tornar essa busca ainda mais eficiente.

4. Ofereça benefícios exclusivos

Quem não gosta de receber um cupom de desconto, ou ainda um convite exclusivo para visitar um restaurante? Pois bem, uma boa estratégia para aumentar o engajamento nos seus canais das redes sociais é oferecer benefícios exclusivos para as pessoas que seguem sua marca.

Além de aumentar o burburinho em relação ao seu estabelecimento, você ainda pode ganhar novos clientes.

Agora, você já sabe que a presença nas redes sociais é fundamental para investir em marketing para restaurantes. Acompanhe mais dicas como as de hoje curtindo a nossa página no Facebook!

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Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

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Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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