Viciados em Resultados

AltGrupo
AltGrupo

Melhore seu Ranking nos mecanismos de busca

18/06/2013 Por: Alexandre Fattori

Agora que você possui o seu site no ar e seus cartões de visita devidamente atualizados acredita que possui o bastante para encher o seu negócio de clientes? Infelizmente, não.

Ter um site bem construído, que transmita os ideais, valores e o posicionamento da sua empresa é só o ponto de partida. É preciso realizar a segunda parte, que consiste na divulgação dos seus serviços e da sua empresa. Você pode utilizar todas as ferramentas de marketing nessa tarefa, ou concentrar seus esforços.  Isso depende da sua capacidade de investimento, dos seus objetivos e do público-alvo.

Nesse post iremos falar sobre como você pode melhorar o seu ranking nos mecanismos de busca e consequentemente aumentar a visibilidade do seu site. Sim, as pessoas não entrarão automaticamente nele, é preciso desenvolver uma estratégia de busca, sem ela você existe, mas não é visível. É nesse momento que falamos do marketing para sites de busca.

Antes de tudo, você precisa saber, o Google não é o único mecanismo de busca, existem outros como o Bing, da Microsoft, Yahoo! e Ask, para ficar somente nos mais conhecidos. Mas o Google é tão grande que virou verbo e possui uma participação no mercado global de buscas de mais de 70%. No Brasil, segundo a Hitwise, ele possui 78,63%, seguido pelo Bing, em segundo lugar  com 7,61% e pelo Ask com 5,34%. É uma diferença e tanto. E uma boa notícia, os fatores que importam para ser bem ranqueado no Google são muito similares nos demais sites de busca.

Mas o Google, e os demais sites de busca, também não são a única maneira de você ser encontrando. As pessoas também realizam pesquisas no Facebook, no Twitter, no Youtube, aliás o segundo maior site de busca do mundo, e em outros sites sociais em que navegam.

Mas o que é Marketing para sites de busca?

O Google rastreia a internet procurando páginas da web e as indexa num imenso catálogo. A parte complicada é fazer com que os seus sites fiquem bem posicionados nestes mecanismos de busca.

O Google classifica as páginas indexadas em ordem de autoridade,  utilizando seu algoritmo PageRank. O PageRank organiza as páginas que são mais relevantes através dos links do site. Quanto mais links existirem de outros sites para o seu, mais autoridade terá o seu site. Mas os links de entrada não possuem todos o mesmo peso: o link de um site que possui muitos links de entrada possui mais peso que o outro de um site que conte com poucos ou nenhum link.

O Marketing para sites de busca tende a facilitar a descoberta do seu conteúdo nos buscadores melhorando a sua colocação nas páginas de resultados. Isso é feito através de:

  • Otimização dos mecanismos de busca (SEO)
  • Anúncios
  • Linking building

O SEO é o modo mais eficaz de conseguir posicionar o seu site e mantê-lo bem rankeado.  Segundo pesquisas 75% das pessoas clicam nos resultados orgânicos do Google (aqueles que não são pagos) enquanto 25% clicam nos anúncios. Para começar a otimizar o seu site é preciso verificar se ele está estruturado e codificado para que o Google saiba que ele é pertinente a pessoas que buscam palavras-chave específicas. Para começar, antes de mais nada, você precisa cuidar da estrutura do seu site, avaliando, principalmente, estes itens:

  • Títulos de Páginas: Dê um título próprio para cada página.
  • Descrições de página: Aparecem nos resultados de busca e fornecem mais informações a respeito do site.
  • URLs: Certifique-se com o seu desenvolvedor de que possuem palavras-chave. Os blogs são ideais para isso.
  • Conteúdo do site:  Coloque palavras-chave no título e no texto do site.
  • Links: Coloque links dentro do conteúdo, escolha algo descritivo ao invés do clássico e pouco criativo “clique aqui”.
  • Imagens: Coloque legendas em suas imagens que sejam visíveis para os buscadores mas não para os visitantes.
Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

Google Plus
Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

Comentários

comments powered by Disqus

Mais Posts

ALT Grupo

Av. Cristovão Colombo, 2156/303
Bairro Floresta - Porto Alegre/RS

ALT Blog