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Mercado automotivo: Dados e tendências da web

23/08/2016 Por: Alexandre Fattori

Nos EUA, 69% das pessoas utilizam o Google quando precisam encontrar respostas para suas pesquisas sobre serviços automotivos: limpeza, revisão, compra, etc. No Brasil, este número não fica longe disso. O mercado automotivo é um dos mais concorridos. Dessa forma, entender as principais táticas de marketing digital torna-se uma vantagem significativa aos empresários do setor. Vamos dar uma olhada no mercado de buscas do setor automotivo.

Tendências nas buscas e propaganda em celular para o mercado automotivo

Você pode já ter ouvido falar da importância dos sites responsivos. Mas nunca é importante demais frisar. No mercado automotivo, uma parcela enorme de mais de 50% pesquisa por carros e serviços relacionados dos seus aparelhos móveis. No mercado automotivo, sites otimizados para celulares são realmente muito importantes.

buscas-por-device

Buscas de serviços automotivos por aparelho

Além disso, o fator local também é extremamente relevante. Cerca de 50% irão escolher a empresa que estiver mais próxima de sua casa ou escritório. O gráfico abaixo nos mostra que se você está anunciando em Google ou Facebook, pode utilizar informações como o seu endereço para impactar os usuários mais próximos do seu negócio. Adicionar o seu negócio ao Google Meu Negócio, também é uma ação bem importante.

Ações para a sua empresa

Ações para a sua empresa

O gráfico acima também nos mostra outras informações relevantes, como o fato de 69% dos usuários interessados no seu serviço ou produto pesquisarem o seu site enquanto estiverem na busca. E, na minha opinião, mais importante de tudo, é o fato de que 71% dos seus clientes em potencial vão simplesmente ignorá-lo se o seu site não tiver todas informações relevantes. Um outro fato marcante no segmento é que, na maioria das vezes, as pessoas pesquisando por automóveis o fazem com o nome da marca e, em menor volume, dos modelos de veículos. Também é importante citar que, entre as pessoas pesquisando neste mercado, 69% acessam o Google. As outras partem para o site diretamente do navegador ou para os fóruns do segmento.

 

Comportamento dos clientes de mercado automotivo

Comportamento dos clientes de mercado automotivo

No gráfico abaixo, pode-se ver o volume de pesquisas orgânicas, isto é, pesquisas não pagas no Google para cada uma das 5 marcas apontadas dentro de um período de 1 ano. Para grande surpresa, a marca que mais recebeu tráfego orgânico foi a Honda, enquanto a Ford está bem abaixo das outras marcas.

Tráfego orgânico por marcas no período de 1 ano

Tráfego orgânico por marcas no período de 1 ano

Já quando se trata de pesquisas pagas no buscador, observa-se uma grande diminuição nos últimos meses. Será uma redução no volume de investimentos das grandes marcas é resultado da crise? Acredito que seja mais reflexo na diminuição de pesquisas e de investimento.

Tráfego pago das marcas no período de 1 ano

Tráfego pago das marcas no período de 1 ano

Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

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Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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