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Devo apostar em franquias para crescer?

31/05/2016 Por: Alexandre Fattori

O setor de alimentação fora do lar é um dos poucos que continua a crescer mesmo com o cenário político e econômico que enfrentamos hoje no país. Nos últimos 10 anos, o número de bares e restaurantes no Brasil cresceu em média 2% ao ano, sem declínios, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia). O que leva tanta gente a empreender no mercado gastronômico é a tendência cada vez maior da população de alimentar-se na rua, principalmente aqueles que vivem em setores urbanos, onde é praticamente impossível almoçar em casa durante a semana.

franquias

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Para os empresários de primeira viagem, abrir um negócio no setor pode parecer seguro, mas também inclui uma série de desafios, como regras de vigilância sanitária, contratação de mão de obra qualificada e treinamentos, além, claro, da qualidade do produto ofertado ao cliente. Uma boa solução encontrada por esses empreendedores é abrir uma franquia. A seguir apresentamos as principais vantagens desse modelo de negócio no mercado gastronômico. Confira:

1. Modelo de negócio pronto

A primeira vantagem que enche os olhos de todo franqueado é o modelo de negócio que já vem pronto, com estratégia de mercado e métodos estabelecidos para compra, produção e venda dos produtos e serviços. Para quem nunca teve um negócio próprio, saber por onde começar e poder contar com o suporte do franqueador ao abrir a empresa é uma segurança grande.

2. Diferentes opções de segmento

Uma vez que você decide abrir uma franquia no mercado gastronômico, é hora de definir que tipo de restaurante ou lanchonete você quer abrir. Muita gente acha que franquias são apenas as empresas de fast food ou delivery. Pois o mercado é muito mais amplo que isso! Só para você ter uma ideia, 57% dos restaurantes das praças de alimentação dos shoppings brasileiros são franquias, segundo dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).

3. Marca consolidada

Outra vantagem competitiva é abrir um negócio que já é conhecido pelos clientes e não precisa de muito esforço de marketing, já que não é uma empresa nova. Escolhendo uma franquia já consolidada no mercado, basta abrir num ponto com potencial de vendas (no que o franqueador irá te ajudar) e saber gerenciar o negócio de acordo com as premissas da franquia. Em geral, toda a parte de divulgação, como redes sociais, site e e-mail marketing, será feita pelo próprio franqueador.

4. Auxílio na gestão

Além de centralizar algumas tarefas (como a estratégia mercadológica e o marketing), o franqueador é responsável por dar apoio ao franqueado desde a abertura do negócio (escolha do ponto de venda, montagem da loja e contratação de funcionários) até o dia a dia do negócio (treinamentos de equipe, controle de estoque e contato com fornecedores).

5. Independência jurídica

Apesar de ter uma relação muitas vezes de dependência com o franqueador, a empresa no modelo de franquia tem seu próprio CNPJ e o franqueado tem independência jurídica e financeira como empresário. Ou seja, as operações financeiras da franquia serão de responsabilidade do empresário e não do franqueador.

Apesar de todas essas vantagens que listamos, é importante para quem tiver interesse em empreender no mercado gastronômico, pesquisar bastante a franquia antes de fechar um contrato. Se possível, conte com a ajuda de profissionais mais experientes no ramo, que possam de te auxiliar. Afinal, mesmo envolvendo menos riscos, as franquias do mercado gastronômico ainda exigem que o dono do negócio tenha conhecimento do mercado, do público e, principalmente, que se empenhe para que a empresa tenha sucesso.

E você? Já pensou em abrir uma franquia de lanchonete ou restaurante? Compartilhe sua experiência com a gente nos comentários. Vamos adorar saber mais sobre sua história!

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Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

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Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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