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Métricas importantes para analisar um e-commerce.

28/10/2013 Por: Alexandre Fattori

Muitos profissionais e empresários julgam seus sites a partir de dados errados, que não oferecem informações precisas e pior, tomam decisões importantes baseadas nelas. O resultado é catastrófico. Isso acontece porque eles investem, muitas vezes, de forma errada. Preferem gastar seu orçamento na ferramenta ao invés de se concentrar no profissional capaz de interpretar esses dados e tornar essa massa de números em informação relevante para tomada decisão.

Antes de entrar definitivamente no assunto dessa postagem, vamos salientar que cada negócio possui suas próprias KPI’s (Key Performance Indicator) que são o reflexo do que a organização deseja que os seus visitantes façam no site e fornece um parâmetro sobre os resultados obtidos.  Isso varia de negócio , segmento e empresa.

Pode ser desde métricas como o “tempo médio de visitação”, “taxa de rejeição” e “taxa de conversão”. Então, antes de mais nada, é importante que você defina o que você quer que o visitante faça uma vez dentro do seu site, e após isto, as métricas-chave que definirão o sucesso ou não na realização desses objetivos.

É essencial que você se foque em métricas de “comportamento do usuário” e não em dados que dizem pouco como “visitas” ou “número de páginas visitadas”.

Outro fator que cabe se ressaltar, a maioria das empresas acredita que seus visitantes são todos iguais, com os mesmos objetivos, as mesmas características.

Não existe engano maior. Basta lembrar que para cada negócio existe diversos agentes que desempenham diferentes papéis no processo de compra (lembra-se dos influenciadores, compradores, decisores?) é necessário adaptar seu site para que esses diferentes públicos achem o que procuram de forma rápida, simples e fácil.

Depois dessas ressalvas vamos ao que interessa. A seguir elencamos algumas métricas web analytics para você utilizar quando analisar os resultados obtidos pelo seu e-commerce:

– Meça quantas paginas do seu site obtém tráfego de sites de pesquisa como o Google
– Quais são as principais fontes de tráfego do site?
– Defina as páginas-chave e analise quanto tempo as pessoas estão demorando para chegar até elas. Se tiver demorando muito, temos um problema.
– Veja os principais caminhos que os visitantes estão percorrendo dentro do site.
– Acompanhe o funil de vendas e descubra onde estão acorrendo as principais desistências nas etapas de compra.
– Avalie as taxas de rejeição (percentual de visitantes que saem do site na mesma página de entrada, sem clicar em nada) por fonte de tráfego
– Taxas de rejeição por páginas de entrada
– Cruzar “visitas até a compra” com a métrica “dias até a compra” resulta em interessantes insights como quanto tempo decorre entre uma visita e outra.

Pesquisa interna no site
– Quais as palavras-chave mais utilizadas
– Quem utiliza mais o “pesquisar” do site, visitantes novos x antigos
– De quais cidades vem os visitantes que mais pesquisam e qual o assunto?
– Tem diferença nas pesquisas feitas no site de usuários que vieram do Google, Yahoo ou Bing?
– Qual a taxa de conversão e rejeição de uma pessoa que realiza a pesquisa interna do site?

Foque-se nas métricas do negocio: ROI (retorno sobre o investimento) – RPC (receita por clique) – Margin (receita sobre custo de campanhas, incluir em campanhas o CPC, Email marketing e tudo que for utilizado na divulgação do ecommerce)
– Veja o relatório de Keyword Position para insights

Essas foram algumas sugestões que podem ajudar no momento de avaliar o seu site. O importante é entender que essas métricas são um ponto de partida. É preciso que você, ou o responsável na sua empresa, avalie quais são as mais relevantes para o seu negócio.

Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

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Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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