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Monitoramento de redes sociais: entenda a sua importância

23/09/2016 Por: Alexandre Fattori

Ter uma boa estratégia de mídias sociais é fundamental para qualquer empresa que queira desenvolver um marketing digital de qualidade. E o monitoramento de redes sociais é uma parte importante dessa estratégia. Para mostrar a sua importância, vamos ver alguns dados fornecidos pela Adespresso:

  • 94% dos consumidores usariam os produtos/serviços de uma empresa com avaliação mínima de 4 estrelas;
  • Em média, um consumidor analisa até 10 avaliações antes de fazer uma compra;
  • 40% dos consumidores formam uma opinião sobre um negócio após ler de 1 a 3 avaliações;
  • 73% dos consumidores formam uma opinião após lerem até 6 avaliações e 83% após lerem até 10 avaliações;
  • Quase 50% dos jovens entre 18 e 24 anos dizem acreditar mais em avaliações do que nos conselhos de parentes e amigos;
  • Somente 14% dos consumidores comprariam produtos/serviços de empresas com avaliações de 1 a 2 estrelas.
  • Entre 1 a 3 avaliações online ruins são suficientes para deter até 67% dos compradores de adquirir um produto.

Entendeu?

Para entender como funciona o monitoramento das redes, esse texto foi feito para você! Continue a leitura e bom aprendizado!

O que o monitoramento de redes sociais permite saber?

Nas redes sociais os consumidores fazem críticas, elogios, reportam problemas, fazem comentários, discutem a respeito de produtos e serviços. É por meio do monitoramento que sua empresa poderá saber o que o público diz a respeito dela e, assim, ter uma noção melhor de como está sua imagem no mercado: positiva ou negativa.

É possível também saber como andam os concorrentes. Hoje, muitas empresas estão presentes nas redes sociais, seja com uma página própria ou nas opiniões e discussões que vêm dos consumidores. Por isso, as redes podem ser usadas não somente para saber como está a reputação do seu negócio, mas também para identificar qual a influência dos principais concorrentes sobre o público-alvo.

Como essas informações podem ajudar sua empresa a melhorar?

Ao detectar que sua empresa está com problemas de imagem e ao captar mensagens negativas vindas do público, é possível adotar ações para tentar conter o problema. Isso pode ser feito entrando em contato com o cliente, procurando saber qual o ocorrido e tentando resolver. Ajuda, dessa forma, a solucionar comentários negativos que podem se espalhar e prevenir que se transformem em uma crise de imagem.

Observar como o público reage aos seus produtos, serviços e atendimento também pode ser uma excelente maneira de detectar oportunidades de melhoria na empresa. Com o monitoramento, é possível observar isso — quando uma reclamação se torna recorrente, ela pode indicar um problema que precisa ser resolvido. Isso permite que você use o feedback fornecido nas redes para traçar ações de melhoria no seu negócio.

Outra melhoria que pode surgir do monitoramento é observar da concorrência. Ao analisar como os seus concorrentes se comportam e como o público reage a eles, identificando as forças e as fraquezas de empresas que têm uma área de atuação semelhante à sua, se torna possível saber em que pontos sua empresa pode focar para se diferenciar e se destacar no mercado.

Como o monitoramento pode ser realizado?

Existem diversas ferramentas pagas (Scup, Oracle, Sprout Social, etc.) e algumas outras gratuitas, acesse aqui para ver, que podem auxiliar no monitoramento. Elas facilitam de diversas formas o seu trabalho, pois possuem funcionalidades como: buscar por palavras-chave, pesquisar em mídias sociais diversas, fornecer relatórios com resultados, mostrar o alcance das suas mensagens, dentre muitas outras. Vale a pena fazer uma busca e identificar aquela que mais poderá ajudar sua empresa.

Agora você já sabe como o monitoramento de redes sociais é fundamental para o sucesso da sua empresa e como pode colocá-lo em prática. Então, chegou a hora de começar!

Se gostou desse texto ou tem alguma dúvida a respeito, que tal deixar aqui seu comentário? Queremos te ouvir!

Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

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Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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