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Mudanças e novidades no Facebook e Instagram

17/11/2017 Por: Alexandre Fattori

Para as empresas que estão presentes nas principais redes sociais, as últimas semanas foram bastante intensas com a implantação de diversas mudanças e novidades no Facebook e no Instagram.

Confira algumas das novidades mais interessantes para quem anuncia nas mídias sociais!

#1 Enquetes nas publicações do Facebook

Função liberada anteriormente apenas para grandes páginas verificadas, as Enquetes já estão disponíveis em páginas e até perfis no Facebook!

É uma excelente ferramenta interativa que, além de estimular o engajamento do seu público, ainda pode ser utilizada para fazer pequenas pesquisas de mercado.

Para criar a enquete, você escreve a pergunta e adiciona DUAS opções: tanto na questão, quanto nas respostas, você pode incluir emojis, imagens e GIFs.

Lembre-se que o objetivo da enquete é estimular a interação, portanto, quanto mais chamativo, melhor!

A publicação pode ser programada para uma data futura, publicada com data retroativa e até configurada com prazo limite, ou seja, data máxima para parar a exibição da enquete.

Quem edita e administra as páginas empresariais têm acesso à quantidade de votos e ao percentual de cada resposta, embora não consiga visualizar quem votou em cada opção.

No Power Editor ou Gerenciador de Anúncios, é possível configurar anúncios com Enquetes, mas o Facebook não permite impulsionar a publicação a partir da página inicial.

#2 Anúncios para WhatsApp, no Facebook

No intuito de aumentar a conversão das páginas do Facebook, agora é possível criar campanhas com o objetivo “Mensagens” no Power Editor ou Gerenciador de Anúncios.

Lá, você pode escolher se o usuário que clicar no anúncio será redirecionado para contatá-lo pelo Messenger ou pelo WhatsApp. Quando a ação é realizada pelo mobile, abre o aplicativo correspondente; pelo desktop, abre uma janela nova.

Segundo o próprio Facebook, o anúncio tem maior probabilidade de ser exibido para quem costuma utilizar o WhatsApp pelo dispositivo acessado, ou seja, quem está mais propenso a iniciar conversas pelo WhatsApp

#3 Novos Públicos para Facebook e Instagram

Utilizando o Gerenciador de Anúncios, há novas opções de segmentação para anúncios no Facebook e Instagram: Tempo de Espera e Compartilhamento de Links.

Estas medidas são importantes pois reforçam ainda mais o compromisso de anunciar apenas para o público mais relevante, reduzindo o custo e aumentando as chances de conversão.

No “Tempo de Espera”, o Facebook filtra o público que costuma se interessar pela sua marca, pois consome bastante tempo visualizando seus posts ou vídeos no feed.

No “Compartilhamento de Links”, anuncia para os usuários que não apenas de identificam com o seu conteúdo, mas também atuam como promotores da sua marca, compartilhando suas publicações entre seus seguidores.

#4 Enquetes nas Stories do Instagram

Assim como as Enquetes do Facebook, as enquetes do Stories foram anunciadas há pouco tempo e têm como objetivo atrair a interatividade entre seguidores.

Algumas marcas se utilizam dessas brincadeiras para descobrir o look mais querido ou o sabor preferido do seu público, vinculando-o seus influenciadores à imagem deles e obtendo embasamento para sua estratégia futura. 

Além dessa novidade, tem mais stories no Facebook, agora é nos grupos e eventos. É uma ótima oportunidade para divulgação, principalmente dos eventos.

#5 CTA dos anúncios no Instagram

Os botões de CTA (Call to action, ou Chamada para Ação) servem para direcionar o usuário à conversão.

Os CTAs ficam na base dos anúncios, logo após a imagem, e, geralmente, iniciam por um verbo no Imperativo, como uma ordem: “Baixe agora!, “Ligue já!”.

O Instagram deixou os botões de CTA maiores, com tipografia menor e fundo contrastante – a cor, no entanto, é definida automaticamente pela plataforma, de modo que contraste bem com o fundo da peça/imagem/vídeo.

Muitas outras novidades foram anunciadas nas páginas oficiais das redes sociais, porém muitas funcionalidades só foram disponibilizadas nos Estados Unidos e estão em fase de testes antes da liberação no Brasil.

#6 CTA dos anúncios no Instagram

Os botões de CTA (Call to action, ou Chamada para Ação) servem para direcionar o usuário à conversão.

Os CTAs ficam na base dos anúncios, logo após a imagem, e, geralmente, iniciam por um verbo no Imperativo, como uma ordem: “Baixe agora!, “Ligue já!”.

O Instagram deixou os botões de CTA maiores, com tipografia menor e fundo contrastante – a cor, no entanto, é definida automaticamente pela plataforma, de modo que contraste bem com o fundo da peça/imagem/vídeo.

Muitas outras novidades foram anunciadas nas páginas oficiais das redes sociais, porém muitas funcionalidades só foram disponibilizadas nos Estados Unidos e estão em fase de testes antes da liberação no Brasil.

#7 Integração Online/Offline no Facebook

O Facebook acaba de anunciar a opção de criar Audiências Customizadas a partir da visita FÍSICA de pessoas a um local. Antes havia a opção de utilizar conversões customizadas do offline, mas era só isso.

Exemplos:

  • Pode criar uma audiência específica para pessoas que visitaram uma loja de roupas no mês de dezembro.
  • Caso você tenha uma franquia, pode criar uma audiência customizada para cada um dos locais, depois expandir o número com público semelhante e reduzir o seu custo de aquisição de clientes.
  • Também fica bem mais fácil alcançar os leads de fundo de funil pois é possível redirecionar os anúncios para este público específico.
  • Ou ainda criar uma campanha para os usuários mais frequentes do estabelecimento.

#8 Atualização no Facebook Messenger

Foi anunciada a atualização da plataforma de mensagens do Facebook, o Messenger. A grande novidade da nova versão é possibilitar que empresas conversem com seus clientes diretamente em seu site e no Messenger (de diferentes dispositivos). A conversa pode ser realizada em todas as plataformas disponíveis que não irá perder o histórico e o contexto da conversa. Esse novo recurso ainda oferece suporte a capacidades atuais da plataforma, tais como pagamentos, PNL, mídia interativa (vídeo e áudio) e muito mais. 

Continue acompanhando nosso blog e fique sempre por dentro das mudanças e novidades no Facebook e Instagram!

Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

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Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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