Viciados em Resultados

AltGrupo
AltGrupo

Novo Público Semelhante (Lookalike) no Facebook

25/11/2014 Por: Alexandre Fattori

Para começar, vamos entender o que é o público semelhante (lookalike) no Facebook.  Numa determinada campanha, os anúncios que converteram guardam informações e dados sobre as pessoas que realizaram estas conversões. Dessa forma, o Facebook oferece a opção de atingir, na segmentação de novos anúncios,  os usuários com perfil similar aos que geraram conversão.

Atualmente é possível criar públicos semelhantes das seguintes formas:

  • Público Semelhante ao de Arquivos de Dados (e-mail, por exemplo),
    e de Site (WCA/Retargeting)
  • Público Semelhante de Píxel de conversão
  • Público semelhante de página

A nova atualização do Facebook denominada “Público Semelhante de Convertedores de Campanhas e Conjuntos” permite segmentar pessoas a partir do “conversion spec” da campanha/conjunto. Conversion spec é o objetivo de conversão da campanha ou conjunto de anúncios. Ou seja, agora você pode segmentar pessoas por objetivo de conversão. Isso quer dizer que se você possui uma campanha/conjunto de anúncio cujo foco seja conversões no site, você pode criar um novo segmentando um público similar a esse. O melhor de tudo é que ele é dinâmico, a cada nova conversão com essa funcionalidade a plataforma adiciona usuários com perfil semelhante a esse que converteu para assim converter ainda mais pessoas.

O que você precisa saber

  • É possível aplicar o Lookalike a mais de uma campanha ou conjunto de anúncio.
  • O Facebook recomenda um mínimo de 200 conversões para criar este Lookalike. Menos do que isso ela não cria uma base de perfil confiável.
  • A funcionalidade está disponível somente via API por enquando.
Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

Google Plus
Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

Comentários

comments powered by Disqus

Mais Posts

ALT Grupo

Av. Cristovão Colombo, 2156/303
Bairro Floresta - Porto Alegre/RS

ALT Blog