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O poder do Youtube: mercado automobilístico

21/01/2016 Por: Alexandre Fattori

O poder do YouTube é inegável: ele é segundo maior motor de busca na internet, o terceiro site mais acessado e a maior plataforma de compartilhamento de vídeos no mundo. O site é um verdadeiro trunfo em estratégias de marketing digital e, principalmente, de marketing de conteúdo.

Uma informação de qualidade passada em vídeo tende a chamar a atenção e ser melhor compreendida do que em textos — você já parou pra pensar se os YouTubers mais famosos do momento fariam o mesmo sucesso se escrevessem em blogs?

Grande parte dessa popularidade veio do amplo leque de conteúdo que é disponibilizado em milhões canais voltados para temas e nichos diferentes — há espaço para humor, lifestyle, culinária, moda, vlogs, esportes, tutoriais, games e também para o mercado automobilístico.

Pensando nisso, preparei o post de hoje para te ensinar um pouco mais sobre essa valiosa ferramenta e como usá-la nesse mercado!

Como o poder do YouTube pode ser útil aos meus negócios?

Para começar a entender, vejamos os dados de uma pesquisa de agosto de 2011 divulgada pelo portal Exame, que apontou que 93% dos brasileiros pesquisavam pela internet antes de adquirir um carro. Perceba o detalhe: a pesquisa foi realizada há quase 5 anos e, certamente, de lá para cá, o consumo de vídeos online só aumentou.

Além disso, a quantidade de horas de visualização dos vídeos no YouTube aumenta 60% a cada ano.

vendendo carros no Youtube

Como usar o YouTube para o mercado automobilístico

Há algumas dicas que você pode seguir para criar um material de qualidade e gerar novas oportunidades de negócio. Veja a seguir:

Faça diferentes tipos de vídeos

A variedade é importante para manter sua audiência engajada e com mais motivos para assistir aos seus conteúdos com frequência.

Você pode gravar test drives com os automóveis da concessionária, avaliações com checklists dos itens e benefícios do veículo, dicas de manutenção, economia de freios e combustível, guias de como fazer revisões, comparativos entre modelos diferentes etc.

As opções são muitas, e o que delimitará o formato é a criatividade e a demanda do público.

carros no youtube

Carros no Youtube

Priorize a qualidade de som e imagem

Não adianta querer fazer um trabalho sério com vídeos se não houver o cuidado necessário com esses aspectos técnicos.

Câmeras ou smartphones que filmem em HD e microfones que absorvam o mínimo de ruídos são imprescindíveis para criar um conteúdo de boa qualidade.

O seu conteúdo pode ser muito bom, mas a impressão deixada será ruim se a pessoa interessada naquele carro não puder ouvir o ronco do motor com clareza ou ver/observar os detalhes internos e externos do veículo.

Especialmente em vídeos de test drives, a ideia é proporcionar uma experiência mais próxima quanto possível da realidade.

Promova em outros meios

Produzir um excelente conteúdo é primordial. Mas, para ganhar visibilidade, você precisa de uma estratégia consistente de divulgação dos seus vídeos e do seu canal no YouTube.

É nesse momento que seus perfis em outras redes sociais, sua base atual de leads, o seu blog, o SEO e até uma campanha de links patrocinados serão de grande utilidade.

O ideal é que você publique todos os seus vídeos nas redes sociais, em posts no blog e em e-mails para sua lista.

Otimize também o SEO escolhendo as melhores palavras-chave e as colocando no título e nas tags dos vídeos, além da descrição caprichada para atrair os cliques de quem pesquisa no Google, por exemplo.

Por último, uma campanha de anúncios patrocinados (Google Adwords, Facebook Ads) poderá ajudar a formar uma audiência inicial para o seu canal.

Pratique!

De nada adianta um vasto e valioso conteúdo teórico se você não começar a botá-lo em prática o quanto antes. Já tem gente produzindo um conteúdo interessante sobre automóveis no YouTube. Quer se inspirar? Veja os canais do Auto+, Mundo Sobre Rodas e Canal TopSpeed.

Além do mais, para criar uma conta e postar seus vídeos não custa nada, ou seja, não tem desculpa para não começar!

O que você está esperando para tirar suas ideias do papel e começar a gravar agora mesmo? Tem alguma dúvida sobre o poder do YouTube? Deixe um comentário!

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Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

Google Plus
Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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