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O que é o Google Meu Negócio e por que usá-lo em sua imobiliária

01/11/2016 Por: Alexandre Fattori

O Google Meu Negócio é um conjunto de ferramentas e funcionalidades gratuitas, disponibilizadas pelo Google para você divulgar seu negócio online e possibilitar a interação com seu público-alvo.

Não se trata de uma ferramenta nova, mas da compilação das funcionalidades já existentes em uma única plataforma.

Dessa forma, fica mais fácil para as empresas usufruírem do serviço com eficiência.

A ferramenta é indicada para negócios locais (restaurantes, lojas e faculdades, por exemplo) e para negócios online, como e-commerces, blogs e sites.

Quer entender um pouco melhor? Eu te explico agora mesmo.

Google Meu Negócio Imobiliárias

Como funciona o Google Meu Negócio?

Para sua empresa utilizar este serviço, é preciso criar uma conta no Google, acessar o site do Google Meu Negócio e preencher as informações necessárias para o cadastro.

Você também pode inserir fotos, horários de funcionamento e contatos da empresa.

Quando um usuário procurar por seu estabelecimento no Google, ele encontrará os dados do seu negócio, por isso, é importante realizar o cadastro das informações corretamente — principalmente o endereço e o telefone.

Quais são as vantagens de utilizar o Google Meu Negócio?

Grande parte das pessoas procura por empresas no Google e, caso você não esteja investindo na presença online, perderá clientes e oportunidades de negócio.

Além de divulgar sua empresa gratuitamente por meio da ferramenta, o Google Meu Negócio ainda permite que você acesse informações referentes à pesquisa, às visitas e à navegabilidade de sua página.

A interação com o público-alvo da empresa também é outra vantagem do uso da ferramenta, que permite que as pessoas façam comentários e avaliem seu serviço.

Dessa forma, seu negócio pode responder dúvidas e receber sugestões de seus clientes.

Por que usar esta ferramenta na sua imobiliária?

As vantagens do uso do Google Meu Negócio foram citadas acima, mas agora vamos entender os benefícios que sua imobiliária terá ao utilizar esta ferramenta.

  • Visibilidade: é muito mais prático atrair possíveis clientes quando sua imagem está presente onde eles também estiverem;
  • Localização: é possível utilizar a geolocalização para identificar onde sua imobiliária está;
  • Atualização: suas informações são atualizadas imediatamente quando qualquer alteração é realizada em seu negócio, como a mudança de endereço ou de telefone;
  • Interatividade: é possível responder dúvidas de seus clientes sobre algum imóvel por meio da ferramenta e também é possível receber feedbacks de clientes — positivos que melhoram a reputação da imobiliária ou negativos que sinalizam algum ponto que precisa de melhoras.
  • Rastreabilidade: com o Google Meu Negócio, você pode identificar de onde os seus clientes estão vindo quando realizam pesquisas na internet.

Como o Google Meu Negócio permite aumentar as vendas?

Como a maioria das ferramentas que ampliam a visibilidade do negócio, o Google Meu Negócio pode fazer com que sua imobiliária aumente suas vendas, mas, para isso, é importante adotar algumas práticas:

1. Manter seus dados atualizados

Para que seu cliente encontre sua imobiliária, você deve manter os dados sempre atualizados.

É importante também que você especifique sua área de atuação: compra, venda, locação, mercado de luxo, Minha Casa Minha Vida etc.

2. Monitorar as atividades dos clientes

O Google+ permite a notificação de novos comentários e ainda oferece dados relevantes sobre a quantidade e a origem das visualizações de seu anúncio.

Portanto, monitore estas atividades para saber onde está concentrado seu público-alvo e quais ações podem ser tomadas para torná-los clientes.

3. Conversar com o público

Recebeu um elogio? Agradeça! Recebeu uma crítica? Responda educadamente.

Interagir com o público traz boa reputação para a imobiliária e transmite credibilidade, pois seu público vai perceber que a empresa tem interesse em atendê-los e não se interessa somente em ter visibilidade.

Como Fazer a Inscrição no Google Meu Negócio?

Agora vamos lhe ensinar a se inscrever no Google Meu Negócio. Vamos seguir o passo a passo?

  1. Acesse: Antes de mais nada, acesse o site: HTTP://google.com/mybusiness
  1. Clique: Inicie clicando no botão “Aparecer no Google”.
  1. Email e Senha: Se você não estiver logado na sua conta do Google a página lhe pedirá o email e senha de sua conta no Google. Importante: Se você já tiver uma conta Google (se usar algum destes serviços: Gmail, Adwords, Google+), use-o para cadastramento no Google Meu Negócio.
  1. Cadastramento de Localização: Na página seguinte aparecerá uma caixa de busca com a inscrição “Encontrar sua empresa”, digite o nome e verifique se ela já está cadastrada, caso não encontre, coloque o endereço completo. Se mesmo na busca ela não for encontrada, clique no espaço “Digite corretamente o nome e o endereço”.
  1. Solicitação de Dados: Digite todas as informações sobre seu negócio e clique em continuar.
  1. Confirmação de Informações e Termos de Serviço: Veja se as informações estão corretas e autorize os termos de serviço.
  1. Código de Autenticação: Após,  clique em “Envie meu código”. Nesta etapa, para se certificar de que este é realmente seu endereço, a confirmação será efetuada por correspondência. Você receberá na correspondência do Google um código de autenticação que deve ser cadastrado no mesmo site no período de trinta dias.
  1. Disponibilize o Tour Virtual: Indicamos também o tour virtual pela ferramenta para oferecer ao usuário e seu cliente em potencial uma amostra completa do que é a experiência do seu negócio.

Agora sim, sua conta foi criada e sua empresa irá aparecer com um belo perfil para quem pesquisar por ela no Google.

Ebook Imobiliárias

Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

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Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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