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O que é uma Landing Page e como Desenvolver

03/07/2013 Por: Alexandre Fattori

Landing pages são páginas web que possuem  uma mensagem clara, com um botão de conversão e layout sem distrações. É basicamente uma página para que o visitante realize uma esperada ação. No próprio conceito da landing pages entram outras nomenclaturas importantes como leads, que podem ser resumidos como contatos com potencial de se tornarem clientes.

Todo site deve ter landing pages, que são as páginas para converter o visitante em lead e posteriormente, em cliente, para isso, é necessário respeitar algumas boas práticas:

Ofereça uma proposta clara e objetiva

Os visitantes não podem se sentir inseguros ou confusos, isso, claro, não vale só para as landing pages, mas principalmente para estas, pois estamos querendo que o visitante realize uma ação específica nelas. Expresse de forma clara sobre o que se trata a página (se vende bolsas, sapatos, camisas ou créditos para jogos…), a ação que você deseja que o visitante faça e os benefícios (o que você oferece em troca?).

Uma boa dica da SEOmaster é realizar o teste dos 5 segundos, ” a ideia desse teste é fazer alguém (que não conheça o seu site) entrar na sua landing page e após 5 segundos analisar se ela entende do que se trata e qual ação a página espera que ela realize”.

Use um call to action

O call to action (chamada para ação) é uma chamada forte e objetiva que determina o que o visitante deve fazer. É o segundo elemento mais importante de uma landing page pois leva o visitante mais a fundo no funil de conversão (estágio de venda).

Uma dica, coloque o chamado dentro de um botão para dar destaque e reforça-lo ainda mais. Diga de forma clara o que acontecerá quando ele clicar no botão (a web ainda assusta muita gente) utilizando um “baixe o livro” ao invés do genérico “clique aqui”.

Layout agradável

Você não quer que o visitante, uma vez dentro da sua landing page, se distraia com as cores e imagens dela, e não converta, certo? Portanto, invista em tons claros que transmitam urgência e ação. Utilize imagens facilmente reconhecíveis onde você deseja chamar a atenção, como o seu principal produto, conteúdo em destaque ou o chamado a ação em si. Uma ótima ferramenta para alavancar as suas landing pages é a Unbounce. Com ela você cria landing page sem a necessidade de um programador e ainda tem a possibilidade de criar testes A/B para ver o melhor formato. É paga mas vale cada centavo.

Conclusão

Com essas dicas você estará apto a desenvolver uma landing page que converta cada vez mais visitantes em clientes. Mas se achar melhor, e muitas vezes é, confie na experiência de um profissional para criar as suas landing pages. Boas conversões!

Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

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Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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