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O que você precisa saber para vender mais com o marketing digital

16/02/2017 Por: Altgrupo

Se o seu foco é vender mais com o marketing digital, é fundamental observar alguns pontos:

  • Quanto você vende atualmente através ou com participação do marketing digital?
  • Quanto você desejaria estar vendendo?
  • Quando você tem disponível para investir em  marketing digital?

A partir destes 3 pontos, você poderá reunir algumas informações e dosar suas expectativas de forma real.

Seja como for, o marketing digital bem feito dará resultado, mas será sempre proporcional ao seu investimento, envolvimento e qualidade dos profissionais que vão lhe assessorar.

Dito isto, vamos seguir com alguns pontos  fundamentais para vender mais através do marketing digital!

Tenha um bom site

Vemos muitas empresas que simplesmente esqueceram seus sites. Acontece que ter um bom site ainda é  fundamental para aumentar suas vendas com (ou sem) o marketing digital.

As pessoas utilizam o site para coletar informações sobre sua empresa ou produto, para a tomada de decisão ou até para entrar em contato. Por isto é fundamental  ter um site que ofereça uma boa apresentação do seu negócio, com conteúdo adequado, com uma boa navegabilidade e otimizado para as buscas.

( Neste artigo ofereço mais informações sobre como criar um bom site para vendas.)

Conheça bem o seu público-alvo

Dizer isso pode parecer “chover no molhado”, mas nenhum planejamento de marketing digital consegue sobreviver sem um pleno conhecimento a respeito das características e preferências da audiência que você quer atingir. Cada estratégia implementada deve ser pensada especificamente para seus clientes  potenciais.

Você precisa estudar o comportamento dessas pessoas para compreender o que as motiva a tomar decisão, quais são os pontos sensíveis, objeções, enfim, você precisa conhecer  o seu público.

Entenda a jornada de compra do seu cliente

A jornada de compra está diretamente ligada ao conhecimento do seu público-alvo.

Por isso, você simplesmente precisa saber com profundidade toda a jornada de compra do seu cliente até adquirir o seu produto/serviço.

  • Quais são as resistências que ele tem?
  • Como ele começa a sentir a necessidade de adquirir o seu produto/serviço?
  • O que ele faz quando começa a considerar a possibilidade de procurar um fornecedor?
  • Onde ele procura?
  • Quem influencia a compra?

Munido destas informações você vai saber onde precisa estar em cada etapa da jornada de compra,  responder às objeções do seu cliente e como se comunicar com ele.

Tenha suas Landing Pages

A Landing Pages é uma das melhores estratégias para transformar visitantes em Leads e captar informações valiosas para do seu cliente em potencial.

Para entender sua importância, precisamos saber um pouco mais sobre funil de vendas. Aliás, para reforçar, uma estratégia de vendas com o marketing digital não pode faltar o conceito de funil de vendas.

O funil de vendas é uma divisão da jornada de compras em  3 etapas, topo, meio e fim. Cada etapa corresponde a uma fase dessa jornada:

  • Topo: aprendizado e descoberta: o usuário é apenas um visitante – o cliente não sabe que precisa do seu produto, é preciso gerar conhecimento e reconhecimento para que no momento em que ele sinta a “dor” e procure o seu produto/serviço, ele lembre da sua empresa.
  • Meio: É a etapa do reconhecimento do problema e consideração: o usuário torna-se um Lead – ele já sentiu a dor e começa a pesquisar quem é o fornecedor mais indicado para resolver o seu problema.
  • Fim: É a parte da decisão de compra: o usuário é uma oportunidade de negócios. Nesta etapa sua empresa efetivamente procura vender sua capacidade, diferenciais competitivos e mostrar a que veio.

Cada etapa possui suas particularidades e o cliente deve ser tratado de acordo com a sua correspondente fase no funil.

Para esta estratégia ter resultado, é absolutamente indispensável contar com as landing pages, em uma tradução livre significa “páginas de aterrisagem”, que buscam captar o lead. Saiba como construir uma boa landing page neste artigo: http://www.altgrupo.com.br/blog/o-que-e-uma-landing-page-e-como-desenvolver/

funil de vendas e jornada de compra

funil de vendas e jornada de compra

Use as forças dos canais certos

Para  vender mais com o marketing digital é fundamental conhecer quais canais de comunicação podem trazer melhores resultados e implementá-los na sua estratégia. Algumas redes sociais, por exemplo, conseguem colocar a sua marca mais perto do público certo, facilitando a publicação de conteúdo e a interatividade. É o caso, por exemplo, do Linkedin, focado em perfis e relacionamentos profissionais,  ideal para empresas que vendem para o mercado B2B.

Vale a pena também considerar a força do e-mail marketing, links patrocinados e demais mídias pagas dentro do escopo da sua estratégia de marketing digital.

Atenda melhor o seu público

Não adianta atrair o cliente e depois “ virar a cara para ele”. Graças às facilidades de comunicação trazidas pela internet, as empresas contam com  novas e acessíveis  possibilidades de alcançar o seu público. Só que, para este ser, de fato, um benefício, é preciso implementar uma boa estratégia de atendimento/vendas. Capacite sua equipe!

Fique de olho nos contatos feitos via e-mail, redes sociais e onde mais a sua marca estiver presente e evite deixar esses potenciais clientes falando sozinhos. A partir de cada contato podem surgir novas e boas oportunidades de venda!

Monitore tudo para alavancar os resultados

Qual o dia que seu site foi mais acessado?  Como esta seu site em relação a concorrência? O que lhe trás mais retorno? Qual o desempenho e sucesso das suas campanhas? Quanto está  custando atrair digitalmente os clientes? Qual percentual é de homens e de mulheres? Qual a faixa etária? Isto é, com o marketing digital você pode ter informações  dos seus visitantes como nunca até então se obteve com as pesquisas baseadas nos métodos tradicionais e desta forma alinhar sua estratégia digital.

Busque suporte qualificado

Toda empresa precisa de parceiros competentes que a ajudem a atingir seus objetivos.  Ao contar com os serviços de uma agência de marketing digital, você passa a ter acesso a uma equipe capacitada para aproveitar com maior plenitude todas as oportunidades que esse meio oferece.

Assim como se contrata empresas para fazer suas propagandas nas mídias tradicionais, as empresas precisam contratar as agencias de mídia digital, com o grande benefício de um custo menor, com alcance maior e com uma possibilidade de análise que permite tirar conclusões claras sobre a melhor estratégia para atingir os resultados propostos.

É possível vender mais com o marketing digital ao implementar as boas estratégias pensadas por esses profissionais que sabem detectar tendências e se antecipar a elas.

E aí, você gostaria de compartilhar sua estratégia de marketing digital? Conte as suas ideias nos

Altgrupo
Sobre o Autor

Altgrupo

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Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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