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Como avaliar o orçamento de um site?

15/08/2017 Por: Altgrupo

Para avaliar o orçamento de um site corretamente, você precisa saber o que compõe uma página.

Vários aspectos são importantes para definir a viabilidade do orçamento: quem construiu, quais as ferramentas utilizadas, como é a manutenção do conteúdo, e o principal: a adequação do site ao seu objetivo.

Algumas pessoas acreditam que, em tempo de redes sociais, investir na construção de um site é desnecessário, já que é possível criar páginas profissionais, como uma Fanpage no Facebook, por exemplo.

O grande problema da presença da marca apenas nas redes sociais, é que não há controle sobre aquele espaço.

Quando você cria uma conta em qualquer rede social, está aceitando, obrigatoriamente, todos termos e regulamentos da plataforma – inclusive o de excluir qualquer cadastro, perfil ou página, ou até mesmo a própria plataforma, sem aviso prévio.

Ou seja, você não é dono daquele espaço.

Quando você tem um site, com domínio próprio, você possui a propriedade da mídia e, com isso, a liberdade de produzir e disponibilizar o conteúdo que quiser (desde que seja legal, obviamente).

Além disso, sem um site, a sua empresa não aproveita todo o benefício do tráfego de visitas dos sites de busca.

Existe uma restrição sobre o que os buscadores podem acessar nas redes sociais.

Por exemplo, se você realizar uma postagem no Facebook sobre algum assunto, o usuário que estiver pesquisando este assunto no Google não vai ter acesso à sua postagem no Facebook.

A importância disso?

  • 78% das pesquisas locais-móveis resultam em compras offline. (Search Engine Land)
  • 81% dos compradores realizam pesquisas online antes de fazer grandes compras. (Retailing Today)
  • 51% dos usuários de smartphones descobriram uma nova empresa ou produto ao realizar uma pesquisa em seu smartphone.

google-seo

Qual o objetivo do site?

A construção de um site faz parte da estratégia de comunicação da empresa e é a representação da marca na internet.

O que você pretende com sua presença online:

(  ) Vender através do site, como e-commerce?

(  ) Apresentar seu portfólio de serviços?

(  ) Uma página institucional para captação de interessados?

(  ) Um blog para gerar reconhecimento e relacionamento com a sua marca?

Para cada objetivo, a construção do site é pensada de uma forma diferente, de forma que você obtenha a melhor taxa de conversão.

O que devo avaliar no orçamento de um site?

Por contemplar muitas coisas, dificilmente um orçamento se compara a outro.

Algumas empresas necessitam de um site com diversos recursos exclusivos (disparador de email formulários inteligentes para captação de leads, rastreamento de interessados, etc).

Outras, contratam somente um site institucional simples para apresentar seus negócios.

Obviamente, a primeira opção vai custar mais caro, porém, na segunda, você deve considerar o quanto de esforço, conhecimento e tempo você está disposto a investir, pessoalmente, no site.

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O que compõe o orçamento de um site?

  • Hospedagem e Domínio

A hospedagem é o serviço que hospeda o seu site e todos os seus arquivos e os mantém acessíveis à internet. Deve ser pago mensalmente.

O domínio é o “nome do seu site” e como as pessoas o encontrarão, como www.seusite.com.br, por exemplo. O pagamento pelo domínio é, normalmente, anual, mas você escolher registrá-lo por um período mais longo. Para acessar e registrar um domínio acesse: www.registro.br

Se você ainda não compreendeu bem, resumimos: é como se a hospedagem fosse a casa e o domínio, seu endereço.

  • Conceito e Objetivo

Para decidir qualquer coisa a respeito do seu site, a definição do conceito e do objetivo devem ser muito claras. É importante, portanto, que isso faça parte de uma estratégia.

  • Programação/desenvolvimento

Todas as páginas da internet são construídas com base na combinação de códigos específicos, de acordo com a linguagem da plataforma.

É um trabalho minucioso e exige conhecimento avançado.

Você precisa ser cuidadoso com a empresa que contrata, pois não é incomum encontrar empresas que pecam na qualidade do desenvolvimento, entregando sites com diversos erros (famosos bugs) que podem pode arruinar usa estratégia online ou até impedir que o seu site fique bem posicionado nos sites de busca (Google, Bing, etc).

  • Plataformas

Algumas agências podem orçar o seu site em plataformas de gestão de conteúdo, como o WordPress.

Dependendo dos objetivos do projeto, esta pode ser uma ótima ideia.

Estas plataformas oferecem mais agilidade e rapidez no desenvolvimento do site e, consequentemente, diminuem o valor do orçamento.

Além disso, o WordPress atende todos os requisitos dos sites de busca, principalmente o Google, para ficar bem posicionado.

Fica a dica!

  • Design, Diagramação e Redação

O layout é essencial para a experiência do usuário.

O site deve ser intuitivo, com as cores predominantes da marca, bom contraste, além de redação, imagens e ilustrações de qualidade.

Alguns profissionais utilizam ferramentas de mapa de calor para identificar a melhor disposição dos elementos no site, de acordo com o que as pessoas clicam mais.

  • Estratégias de SEO

SEO, ou otimização dos motores de busca, serve para que o site fique bem posicionado nas pesquisas do Google, Bing e outros buscadores.

É absolutamente indispensável que o programador construa o site segundo os melhores padrões de desenvolvimento.

Como dito ali em cima, plataformas como o WordPress já possuem, por padrão, uma boa otimização para buscadores.

Outo ponto importante é descobrir e inserir na programação e conteúdo do site, as palavras-chave mais relevantes para o seu negócio.

  • Conteúdo

Para manter seu potencial cliente navegando por mais tempo em seu site, você precisa oferecer conteúdo. Geralmente, artigos relacionados a uma necessidade do cliente ou vantagens que ele possa ter com o seu produto/serviço, agradam bastante. Oferecer materiais, como e-books, planilhas ou descontos em troca de algum contato do cliente são muito úteis.

  • Manutenção

O site precisa ser atualizado frequentemente, em relação à estrutura e ao conteúdo. Inclusão ou troca de logotipo, produtos e conteúdo fazem parte da manutenção do site. Quanto mais atualizado, maiores são as chances de uma boa posição no Google.

Ao avaliar o orçamento, você também deve considerar a experiência e portfólio do profissional que ficará responsável pelo desenvolvimento do seu site.

Prazo de Entrega de um site

O prazo de entrega e as condições de pagamento mais convenientes são importantes para a tomada de decisão.

Geralmente, o prazo começa a contar da aprovação de todo layout do site, visto que você pode querer fazer alguns ajustes até aprovar tudo.

Os prazos também variam pelo tamanho dos projetos, mas, normalmente, sites institucionais ficam entre 20 e 40 dias.

Contrato de site

Não esqueça de colocar tudo dentro de um contrato para formalizar prazos, expectativas e acordos.

A importância de um site em números

Se você ainda está em dúvida sobre investir ou não em um site, aí vão alguns números:

  • 89% dos clientes procuram informações na web antes de tomar uma decisão de compras;
  • 60% acessam o site de uma marca ou produto procurando informações relevantes sobre ela;
  • 75% admitem que avaliam a credibilidade da empresa através da apresentação do seu site;
  • 94% das primeiras impressões são relacionadas ao design da página;
  • 53% dos sites são abandonados se demorar mais do que 3 segundos para carregar;
  • A principal reclamação dos usuários é quanto à velocidade;

Duvida? Clica aqui!

Agora que você já conhece cada etapa necessária para a construção e o sucesso de um site, será mais fácil e justo avaliar o orçamento.

Altgrupo
Sobre o Autor

Altgrupo

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Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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