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Passo a passo: definindo um orçamento de marketing digital

28/04/2017 Por: Altgrupo

A internet já é um elemento indispensável na vida da maioria das pessoas. Horas são gastas navegando, vendo vídeos, acessando sites e comprando online. Grande parte das empresas já identificaram essa corrente e investem há anos em estratégias de marketing digital.

No mercado atual, é muito difícil uma empresa conseguir ter sucesso se tiver uma presença online nula. As pessoas utilizam a internet como forma de conhecer produtos e serviços e encontrar organizações que supram suas necessidades. O marketing digital é a forma de um negócio conseguir ser encontrado e visto nesse meio, chamando a atenção do público.

Quando se decide investir, uma das principais dúvidas que surge é em relação ao orçamento de marketing digital. Quanto será necessário gastar? Vou ter que desembolsar muito ou pouco dinheiro? Como eu fecho os custos da minha estratégia?

O marketing digital se destaca como uma estratégia de divulgação de baixo custo, principalmente se comparado com o marketing offline. TVs, jornais, revistas e outros meios offlines demandam um investimento muito alto e que muitas vezes não é bem direcionado.

O meio online, por outro lado, foca em custos menores e uma melhor segmentação de público, o que garante um retorno melhor.

Mesmo assim, diversos cuidados são necessários na definição do orçamento.

Se essa parte não for bem planejada, sua empresa pode acabar gastando muito ou não gastando o suficiente para ter bons resultados.

Se você precisa de ajuda para montar seu orçamento de marketing digital, vamos lhe apresentar algumas dicas para isso.

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Antes de tudo, defina e analise seus objetivos

Todo tipo de estratégia precisa ter objetivos claros. Você precisa saber onde quer chegar para definir o que é preciso fazer para tal. Essa é uma máxima extremamente importante no marketing digital também. As ações que você vai realizar devem ser definidas a partir das metas que sua empresa possui.

Seu orçamento de marketing digital deve ser condizente com seus objetivos também, ou vice-versa. O valor que você disponibiliza para a realização da estratégia deve ser suficiente para colocar as ações necessárias em prática. Ou então, a meta deve ser determinada a partir do limite de orçamento que você possui.

Para definir objetivos para sua estratégia, você precisa pensar no que sua empresa deseja alcançar nos próximos meses ou anos. Eles podem, por exemplo, ser focados no fortalecimento da marca, gerando mais visibilidade, acessos online e tornando seus produtos conhecidos. Ou então voltados para a conversão, gerando mais vendas na internet, leads etc.

Os objetivos que você escolher vão interferir diretamente nas ações que serão necessárias. Você ou sua agência digital deverão montar uma estratégia com alternativas que ajudarão a alcançar as metas definidas. Sua empresa pode utilizar, por exemplo, SEO, redes sociais, inbound marketing, e-mail marketing e muito mais.

Tenha em mente que o dinheiro que você disponibiliza para a realização da estratégia afeta os resultados obtidos. É difícil alcançar objetivos muito ambiciosos com um orçamento pequeno. Sua empresa deve avaliar as necessidades que possui e os gastos com outras áreas para verificar o quanto é importante aumentar ou diminuir os gastos com marketing digital.

Para lhe ajudar, oferecemos o nosso simulador de resultados.

Com ele, você verá o quanto precisa investir para atingir os resultados que pretende: www.altgrupo.com.br/simulador

O que já foi feito até agora?

O histórico de marketing digital da sua empresa pode ser bastante útil para determinar o orçamento das ações futuras.

Veja que ações de marketing sua empresa já realizou e que resultados elas geraram. Talvez você já tenha experiência com redes sociais, e-mail marketing ou marketing de conteúdo, por exemplo. Assim fica mais fácil analisar o que será necessário fazer para suas próximas estratégias.

Com isso, também é possível verificar se novas estratégias são necessárias. Se as que você já utilizou não estiverem dando certo, o investimento em uma ação diferente pode ser extremamente válido.

Você também precisa levar em conta as condições em que foram realizadas as estratégias de marketing passadas. Veja se elas tiveram um planejamento consistente, se houve a intervenção de especialistas ou de uma agência digital, quais foram as oportunidades que surgiram ao longo do tempo  etc. Esses elementos influenciam diretamente nos resultados obtidos. Muitas vezes, ao investir em um determinado fator, como a contratação de uma agência, pode acabar otimizando muito mais os resultados e fazendo com que você gaste até menos.

O que o ROI tem a ver com isso?

Ao analisar o que já foi feito pela empresa no marketing digital, uma atitude muito importante é verificar os gastos e os resultados obtidos. Isso é bastante útil inclusive para ajudar a definir um orçamento para o futuro.

Isso pode ser feito a partir do ROI (return on investment, ou retorno sobre investimento). Ele é uma taxa que permite que você verifique o retorno que sua empresa teve a partir de um investimento, seja positivo ou negativo.

O que você deve fazer é analisar o que foi gasto nas estratégias e verificar o retorno obtido. Se suas metas forem relacionadas à venda, por exemplo, você pode ver o quanto foi gasto para gerar novos clientes e quantas compras foram feitas a partir disso. Assim você consegue determinar o custo de cada venda.

Também é possível fazer essa conta para outros tipos de objetivos. Você pode verificar quanto gastou para gerar cada visita no site ou no blog, gerar cada lead, conseguir cada curtida ou comentário no Facebook e tudo mais.

Isso servirá como base para definir seu orçamento de marketing digital. Com os cálculos feito, você pode cruzar as informações obtidas para determinar o valor que deve ser necessário disponibilizar para as ações futuras.

O cálculo do ROI é feito a partir dos valores de investimento e lucro obtido. Ele utiliza a fórmula abaixo:

ROI = (lucro do investimento – custo do investimento) / custo do investimento

Quer ver um exemplo prático?

Suponha que em 6 meses uma empresa tenha conseguido gerar 30.000 visitas no site a partir de ações de marketing digital diversas, como marketing de conteúdo, SEO e nutrição de leads. A partir dessas visitas, foram efetuadas, ao todo, 8.000 vendas do produto que ela vende. Esse produto é vendido por 25 reais, com uma margem de lucro de 40%. Ou seja, o ganho total foi de R$ 200.000, com um lucro de R$ 80.000

Para isso, ela gastou cerca de 3.500 reais mensais, totalizando 21.000 reais. Analisando esse cenário, podemos ver que foram gastos 70 centavos por visita gerada. E qual foi o ROI obtido afinal?

A partir da fórmula de cálculo, podemos verificar que o ROI obtido foi de 2,8 ou 280%.

Essa conta pode ser utilizada para determinar o quanto será necessário gastar para alcançar um objetivo a partir das ações que já foram realizadas. É claro que nessa análise outros fatores externos deverão ser levados em conta, pois o mercado está sempre mudando. Porém, fazer essa observação pode ser bastante útil na hora de determinar um orçamento.

Quais são as tendências para esse ano?

Uma forma de otimizar os resultados da sua empresa é ficar de olho nas tendências de marketing digital. Muita coisa nova surge no mercado a todo momento e seus objetivos podem ser mais facilmente alcançados a partir de uma estratégia que você ainda não experimentou.

Por isso é importante verificar que tendências estão surgindo e considerar incluí-las no seu plano de ação de marketing digital.

Para lhe ajudar nisso, vamos apresentar alguns exemplos de estratégias que estão em alta atualmente e mostrar os benefícios que elas geram.

1. Mobile SEO

Estratégias de SEO continuam tendo um destaque enorme dentro do marketing digital. Dificilmente você terá bons resultados com o seu site se não investir nisso. Porém, dentro desse universo, uma das correntes que vem ganhando força nos últimos anos é o Mobile SEO.

Esse conceito diz respeito à otimização de sites para dispositivos móveis. O próprio Google e outros buscadores online já valorizam bastante páginas que estejam otimizadas para o mobile. Sites ineficientes para esses aparelhos podem inclusive ser penalizados nos resultados de busca.

O número de acesso a partir de dispositivos móveis também vem aumentando bastante. A quantidade de pessoas que possui celulares e tablets é crescente e elas utilizam esses aparelhos para navegar na internet, muitas vezes, até mais do que computadores.

Sua empresa pode se beneficiar dessa tendência seja para conseguir um número maior de visitas no site ou até para conquistar mais compras feitas a partir de celulares, por exemplo. É importante principalmente ter um site com layout responsivo e organizar campanhas online focadas no mobile.

2. “Lives” e “Stories” nas redes sociais

O compartilhamento de histórias ao vivo e rápidas está cada vez mais popular entre os usuários. O Snapchat e o Instagram Stories são grandes exemplos disso, assim como as transmissões ao vivo no Youtube e no Facebook.

As “Stories” são mensagens em foto ou vídeo bem curtos que são compartilhadas para um grupo e ficam ativas apenas por um dia. As “Lives”, por sua vez, são vídeos ao vivo feitos para transmitir conteúdo, informações ou se comunicar com um público.

Essas alternativas já caíram no gosto do público e agora estão chamando a atenção das empresas também. É possível criar anúncios ou outras formas de divulgação que podem fazer parte dessas “Stories” ou “Lives” para tornar sua marca mais conhecida. Com isso, você poderá se comunicar de uma forma muito mais direta e natural com seu público.

3. Conteúdo em vídeo

Talvez você já tenha ouvido falar que estamos na época do “boom” dos vídeos online. Os acessos que esse tipo de conteúdo possui é extraordinário e continua crescendo. Prova disso é que o Youtube é o segundo maior mecanismo utilizado em pesquisas, apenas atrás do buscador do Google.

Ou seja, as pessoas estão consumindo mais vídeos e os utilizando como forma de encontrar respostas para seus problemas e informações.

Se você já utiliza Marketing de Conteúdo, uma boa ideia é incluir os vídeos como um dos formatos de materiais que você produz. Eles vão proporcionar um conteúdo mais denso e mais facilmente consumido, o que atrai bastante o usuário.

Outra forma de se aproveitar dessa tendência é utilizando os anúncios em vídeo. Assim eles vão aparecer para pessoas que estão consumindo conteúdo em plataformas como o Youtube.

Também é possível utilizar estratégias de merchandising e o patrocínio de influencers de vídeos online — como os famosos Youtubers. Com isso você pode divulgar seu produto e serviço dentro de vídeos de pessoas que já possuem um público grande e fiel.

Conclusão

O orçamento é um dos elementos mais importantes na definição de uma estratégia de marketing digital. Ele pode limitá-la ou fazer com que ela cresça.

Verificar o que já foi feito pela empresa ou buscar outras referências é uma tarefa que vai ajudar bastante a analisar o quanto será necessário gastar para alcançar um determinado objetivo. Você deve planejar gastar um valor que possibilite que as metas desejadas sejam alcançadas. Tentar economizar demais quando se tem objetivos muito ambiciosos pode ser bastante prejudicial para a estratégia.

Buscar conhecer tendências e ações diferentes que ainda não foram testadas também vai ajudar a otimizar seus resultados. É muito válido testar novas alternativas, pois isso pode acabar fazendo com que sua empresa alcance metas talvez até mais facilmente do que faria com as ações convencionais.

Tenha bastante atenção aos pontos que apresentamos ao definir seu orçamento de marketing digital. Com um plano bem organizado, os benefícios que sua empresa vai alcançar com as ações realizadas serão ainda maiores.

Se necessário, também leve em conta a contratação de uma agência de marketing digital especializada. Ela poderá ser de grande ajuda para montar um orçamento mais fiel e até mesmo para alcançar metas de uma forma mais satisfatória.

Se você deseja saber mais sobre marketing digital, não deixe de visitar nosso blog. O orçamento é apenas um dos elementos essenciais no alcance de bons resultados.

Altgrupo
Sobre o Autor

Altgrupo

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Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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