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Os 8 erros mais comuns ao vender imóveis online

04/03/2016 Por: Alexandre Fattori

Já faz tempo que o mercado imobiliário descobriu que a internet oferece oportunidades bem mais amplas do que um simples envio de emails ou a manutenção dos sites institucionais das empresas.

Com uma gama enorme de aplicativos e de plataformas dedicadas à venda de imóveis online, hoje os corretores e as imobiliárias conseguem agilizar bastante o atendimento, o que é extremamente benéfico para os negócios.

Contudo, muitos erros ainda são cometidos ao tentar vender imóveis online, o que prejudica o desempenho do setor.

Nesse post, vamos mostrar alguns erros comuns que são cometidos por quem utiliza a internet para vender imóveis. Confira!

Falar muito da empresa

A página “Quem somos” de qualquer site empresarial é essencial para que o visitante saiba com quem está lidando.

Por outro lado, se você gasta mais de 5% do espaço do seu site falando de você e do seu negócio, saiba que está desperdiçando conteúdo.

Afinal, quem entra em um site de uma imobiliária está querendo mais é saber de imóveis e não se a imobiliária tem sala de reuniões com ar-condicionado e cafezinho.

Nesse ponto, seja objetivo e fale somente o que é verdadeiramente necessário.

Não ter um site responsivo

Um levantamento realizado no ano passado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil constatou que 47% dos acessos à internet em 2015 foram feitos por meio de um dispositivo móvel.

Ainda assim, muitas imobiliárias não se adequaram a esta nova realidade e continuam utilizando os velhos sites, que não se adaptam aos dispositivos móveis.

Como pouca gente está disposta a fazer “ginástica” para consultar um site pelo celular, esta é uma ótima maneira de não vender imóveis online, desperdiçando oportunidades de negócios.

Então, preste atenção em como está o seu site.

Dificuldade de contato

Ter que ficar procurando um meio de contato para enviar uma mensagem para a imobiliária também não é algo que o visitante goste de fazer.

Assim, não manter um formulário nas páginas que mostram os imóveis ou colocá-lo após a primeira rolagem ou na final da página é uma péssima ideia.

Facilite sempre o contato do usuário, além de colocar um formulário de contato onde ele possa ver de cara, disponibilize outras formas de contato como WhastApp, telefone fixo, email (…)

vender imóveis online

Dificultar a pesquisa pelo Google Maps

O visitante do site viu as fotos do imóvel, gostou, tem interesse pelo bairro, mas não consegue obter nenhuma informação pelo Google Maps sobre o que existe na vizinhança.

O Google Maps é uma ferramenta que facilita o dia a dia das pessoas e, se você trabalha em um ramo em que localização é um dos pontos-chave, impedir o uso desta ferramenta também não é nada conveniente.

Outra ideia é oferecer uma descrição do bairro dentro da página do próprio imóvel, similar ao que faz hoje a AirBnB em algumas cidades, assim você oferece informações relevantes para o usuário, aumentando as chances dele adorar a experiência na sua página.

Economizar na descrição

Um site não é um jornal, onde você precisa economizar palavras na hora de fazer um pequeno anúncio.

Aliás, quem procura por informações em um site quer encontrar o máximo de detalhes possível, que venham acompanhados de fotos de boa qualidade.

Portanto, outro erro é perder a oportunidade de fazer uma bela descrição do imóvel, que seja cativante a ponto de atrair o cliente.

Fotos de baixa qualidade

Segundo minha experiência, nada é mais prejudicial a um site de imobiliária do que fotos pequenas e de baixa resolução. Invista em fotos de qualidade e as vendas aumentarão.

Não ter um blog ou dar pouca importância a ele

Os blogs funcionam como iscas para o comprador — afinal, quem quer comprar imóveis precisa de muitas informações sobre tendências de mercado, preços, financiamentos, dicas de negociação, entre outras.

Se a imobiliária não mantém um blog vinculado ao próprio site ou se o blog anda desatualizado, com poucos artigos, ela não conseguirá atrair aquele cliente por meio da informação.

Não manter um atendimento online

Quem usa a internet para procurar imóveis quer conforto, agilidade e qualidade de informação.

Se você não mantém um corretor disponível, para atendimento online via chat, certamente não estará fornecendo estas vantagens para quem visita o seu site.

Na hora de vender imóveis online, é preciso ter muita atenção a cada um desses detalhes.

Seguindo as minhas dicas, você certamente conseguirá contornar todos esses erros e garantirá o sucesso de sua imobiliária na internet!

E aí, identificou algum desses erros na estratégia de marketing da sua imobiliária? Compartilhe sua opinião aqui nos comentários!

 

 

Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

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Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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