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O que é smarketing e por que ele é o melhor caminho para o crescimento do seu negócio

07/12/2015 Por: Emilia Fattori

Você sabe por que deve adotar o smarketing como cultura no seu negócio? Não?

Pois saiba que ele pode contribuir e muito para o sucesso da sua empresa e pro bom funcionamento dos setores de venda e marketing.

Através desse processo, os resultados aparecem logo, tanto na sinergia entre a sua equipe quanto nas oportunidades de negócios.

Segundo a Aberdeen Group, empresas que investem em smarketing crescem 20% todos os anos. Entenda como no artigo abaixo.

1 – Alinhamento estratégico

Manter todos os setores alinhados aos objetivos estratégicos do negócio, principalmente aqueles que são responsáveis pelo aumento de revenue (receita), como é o caso do marketing e das vendas, é uma das principais preocupações das empresas.

Quando você implementa uma cultura de smarketing, promove o alinhamento desses setores com o planejamento estratégico do negócio.

A consequência é a distribuição da responsabilidade pelo crescimento das vendas entre os dois setores de forma igualitária, sem sobrecarregar ninguém.

2 – Metas baseadas em receita

Uma vez que marketing e vendas estejam alinhados, ambos passam a trabalhar com foco em atingir metas financeiras e eliminando aquela velha história de que ações de marketing não são mensuráveis.

Cada passo de marketing e vendas deve contribuir para gerar mais oportunidades de vendas, aumentar o ticket médio e também o lifetime value dos clientes, o que impacta diretamente na rentabilidade da empresa.

3 – Melhoria na qualidade dos leads

Smarketing pressupõe que seus times de marketing e vendas falem a mesma língua e tenham a mesma compreensão sobre o que é um lead qualificado.

Se isso realmente funciona na sua empresa, vendas nunca mais perderá tempo com leads que não estão prontos para a compra. O marketing estará atento ao perfil das personas e ao momento exato em que cada lead deverá ser direcionado para o fechamento do negócio.

remarketing

4 – Acompanhamento do cliente do início ao fim do funil de vendas

Manter clientes satisfeitos é a melhor forma de fidelizá-los, não é mesmo?

Para garantir uma experiência única de compra, o smarketing também estrutura sua empresa para acompanhar o cliente por todo o funil de vendas, desde a descoberta da necessidade até o momento da fidelização.

Isso significa que ele nunca fica desamparado, sempre tem suporte e pode contar com seus times de marketing e vendas para obter o máximo de informações possíveis antes da compra.

Isso contribui para que ele se sinta mais seguro no momento da decisão.

5 – Redução do ciclo de vendas

Manter vendas e marketing alinhados também contribui para a redução do ciclo de vendas.

O período que um lead leva para se decidir pela compra se torna menor, com isso você aumenta seu faturamento.

Enquanto o marketing se ocupa de manter um fluxo constante de leads qualificados chegando até vendas, vendas se preocupa somente com o momento da conversão, negociando condições e melhores soluções com os clientes.

smarketing

6 – Crescimento do faturamento

Segundo a Aberdeen Group, empresas que investem em smarketing possuem um crescimento anual de 20%, algo que poucas empresas conseguem atualmente.

Isso se deve ao alinhamento entre os times de marketing e vendas e ao trabalho em conjunto, pelos mesmos objetivos e metas.

Smarketing não é apenas evitar os conflitos entre marketing e vendas, mas fazer com que esses times se unam em prol de um mesmo objetivo: melhorar a performance da sua empresa no mercado.

Se ficou interessado em saber como melhorar o desempenho da sua empresa, temos muito mais conteúdo de valor para compartilhar com você.

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Emilia Fattori
Sobre o Autor

Emilia Fattori

Graduação em psicologia pela Pucrs. Pós-graduada em marketing pela ESPM-RS. Consultora credenciada ao SEBRAE desde 2000 nas áreas de planejamento estratégico, marketing e gestão de pessoas. Experiência de mais de 20 anos em empresas familiares. Sócia da Altgrupo.

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