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Os relatórios de Mapas de Árvore no Google Analytics

19/12/2014 Por: Alexandre Fattori

Mapas de Árvore é uma funcionalidade do Google Analytics que oferece uma forma visual e simples de interpretar as informações de campanhas de Adwords. Os mapas de árvore representam os dados como retângulos, com o seu tamanho e cor indicando variadas métricas. Assim, você pode combinar diferentes aspectos dos seus dados em uma única visualização.

Por que é importante?

Os mapas de árvore são uma funcionalidade importante porque auxiliam na geração de hipóteses e ideias em relação aos resultados de campanhas de Adwords. Eles expõem a importância de um grupo de anúncios ou palavra-chave, a relação entre diferentes entidades e proporcionam uma visão rápida dos problemas e tendências de uma campanha de anúncios no Adwords.

Onde Encontrar no Google Analytics

Para acessar o seu relatório de Mapas de Árvore é necessário que sua conta de Google Analytics esteja vinculada à conta de Adwords.Se você ainda não realizou a vinculação, clique aqui. Os Mapas de Árvore estão localizados no relatório de Aquisições dentro dentro da aba do Google Adwords.

Onde achar os Mapas de Árvore no Google Analytics

Como Encontrar os Mapas de Árvore no Google Analytics

Entendendo Mapas de Árvore

Cada retângulo visível no relatório demonstra uma campanha, grupo de anúncios ou palavra-chave. Por padrão, o relatório mostrará os dados da conta, o nível hierárquico mais alto. Para acessar o próximo nível da hierarquia do Google AdWords (campanha, grupos de anúncio…) basta clicar em cima do retângulo exibido no relatório. A seguir, vemos o exemplo de uma campanha. Clicando nela você visualizará os grupos de anúncio. Eles possuem diferentes tonalidades de cores vermelhas e verdes…

Mapas de Árvore

Métrica Principal e Métrica Secundária

Os tamanhos e cores dos retângulos dependem das métricas selecionadas em Métricas principais e Métricas secundárias. As Métricas principais são as métricas de volume, que podem ser  Sessões (visitas), Custo, impressões, conversões (…) e são representadas pelo tamanho do retângulo. Já as métricas secundárias indicam comportamento e desempenho, elas podem ser CPC ou taxa de rejeição, e são representadas pelas tonalidades de cores verde e vermelho. Verde indica um resultado positivo e vermelho negativo. Quanto mais forte a tonalidade do verde, melhor o desempenho ou valor, quando mais vermelho, pior. Veja o exemplo abaixo.

Mapas de Árvore

Mapas de Árvore

Acima você pode visualizar uma campanha com 6 grupos de anúncio. Também é possível visualizar as métricas selecionadas, Sessões e Taxa de Rejeição. O tamanho do quadrado indica que o grupo de anúncios que teve mais visitas foi o primeira à esquerda, e pela cor verde também podemos deduzir que o grupo de anúncios teve uma taxa de rejeição baixa.

Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

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Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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