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O poder do nicho para vender online

01/10/2017 Por: Alexandre Fattori

Nas relações pessoais, sabemos que é impossível agradar todo mundo. Na comunicação do seu negócio, isso não é diferente. Saiba como as mídias online podem te ajudar a vender mais usando o poder do nicho!

No marketing tradicional, é muito comum haver confusão entre os conceitos de segmento e nicho, pois ambos são usados para denominar uma parcela do mercado, que será alvo da campanha. O marketing digital, no entanto, nos permite usar ferramentas de monitoramento, para analisar o comportamento do consumidor em tempo real, possibilitando um direcionamento mais assertivo no atingimento do potencial cliente.

O nicho, portanto, é uma fatia do segmento de clientes, composta por pessoas com comportamento, características e necessidades semelhantes.

Por exemplo:

MERCADO

SEGMENTO

NICHO

   Vestuário Feminino       Roupas de ginástica        Roupas de ginástica para gestantes   

Vantagens do nicho

#1 Foco

Quando você direciona seus esforços em apenas uma direção, torna-se uma autoridade na área, o que confere mais qualidade, diferenciação e valor para sua marca.

Ao comunicar diretamente para sua persona, você mostra que ela é relevante para a empresa e desperta o senso de reciprocidade.

#2 Menos gasto

Na ânsia de vender mais, algumas empresas cometem o erro de tentar alcançar o maior número de pessoas possível com seus anúncios. Em contrapartida, o poder do nicho propicia que, em vez da quantidade, você anuncie apenas para pessoas com maior chance de conversão, ou seja, com foco na qualidade – consequentemente, reduzindo o cpc (custo por clique) e o cpm (custo por mil).

#3 Métricas fiéis

Os resultados apresentados são muito confiáveis para suportar as análises e traçar as novas estratégias.
Os indicadores de alcance, engajamento e conversão representam a realidade da marca e a percepção dela pelo público interessado.

#4 Diversos nichos

É possível que você opte por atender mais de um nicho, desde que mensure e invista neles com a mesma dedicação.

Se num dado momento você perceber que algum deles não está mais se sustentando, é hora de abandoná-lo.

Quais os riscos de anunciar para todo mundo?

  • Receber críticas infundadas: é natural e até importante receber críticas, exceto quando elas não representam a sua persona, não valorizam o seu produto e não entendem o seu propósito.
  • Declínio do ROI: quando você investe mais do que recebe ao captar um cliente, algo está errado. O Retorno Sobre Investimento deve ser sempre positivo.
  • Métricas de Vaidade: é frustrante ter milhares de seguidores e nenhuma venda ao final do mês. Lead que não converte é prejuízo!

Mantenha-os por perto!

Quando restringe o público, inevitavelmente você exclui pessoas que não são seus potenciais clientes.

Com estas, mantenha um relacionamento amistoso como estratégia de fortalecimento de marca e observe as reações. Caso você perceba alguma oportunidade, faça testes.

Atraia seu nicho

  1. Acompanhe a demanda
  2. Seja criativo
  3. Fale somente do que você sabe
  4. Ofereça produto de qualidade

Após, crie conteúdo de qualidade para cativar seu cliente e mostrar a ele sua autoridade.

5 formas de atingir seu nicho:

Palavra-chave de cauda longa

Adicione palavras-chave mais específicas, cujas buscas levem diretamente até você.

Em vez de usar “roupas de ginástica”, use “roupas de ginástica para gestantes em Porto Alegre”.

Lookalike

O Facebook possui uma ferramenta bem completa de segmentação de público. É possível criar um público semelhante para seus anúncios, com base nos seus clientes atuais ou na concorrência.

Conteúdos Ricos

Disponibilizar materiais relevantes para o seu público faz com que eles reforcem a ideia de autoridade sobre você e, geralmente, são a melhor forma de conquistar a primeira conversão para sua empresa – de visitantes a leads.

E-mail marketing

Após conquistar o e-mail do seu lead, você pode nutrí-lo com mais informações sobre o seu nicho, com a intenção de avançá-lo na Jornada de Compra. Também pode ser um bom canal para obter mais informações sobre ele, por meio de pesquisas e interações.

Importante! Não caia na tentação de comprar lista de e-mails: as pessoas vão considerá-lo como SPAM e descartarão qualquer relacionamento com sua marca.

Networking

O bom e velho networking nunca falha. Deixe seus amigos e seguidores virtuais saberem mais sobre o que você oferece. Pessoas que já o acompanham tendem a se sentir mais seguros para te ouvir e consumir sua oferta.

O poder do nicho para vendas online é muito valioso para sua marca: permite que você alcance pessoas extremamente relevantes para sua marca e estabeleça um relacionamento de confiança com elas.

Dentro do seu modelo de negócios atual, você consegue identificar alguns nichos para atuar?

Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

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Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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