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A importância do Google

12/06/2013 Por: Alexandre Fattori

Para explicar a importância do Google vamos a uma pergunta simples: Quantas vezes você pesquisou no site no último dia que esteve conectado à internet? Muitas com certeza. O mais famoso site de buscas se tornou uma internet dentro da internet, assim como o Facebook. É impossível você navegar sem utilizar o buscador. É por isso que ele é tão importante para os negócios.

O Google rastreia a internet buscando páginas e as indexa em um grande catálogo. Não é mais necessário encaminhar sites ao Google, ele faz isso automaticamente. O Google encontrará o seu site a partir de links de entrada (links de outros sites para o seu) dos sites já indexados pelo buscador. Mas se você quiser acelerar o processo, e nós sugerimos, adicione a sua URL no link: www.google.com.br/addurl.

Feito isso, é preciso decidir quais são as suas melhores páginas, tanto as mais compatíveis com uma palavra-chave importante como aquelas que têm a melhor classificação. Fazer suas páginas alcançarem melhor posição é a parte mais difícil, e é isso que o marketing para sites de buscas (SEM) alcançará para o seu negócio.

O Google decide quais páginas são melhores ranqueadas através de dois pressupostos: relevância e autoridade. A relevância de uma página para uma pergunta realizada no site de busca se baseia nas palavras-chave utilizadas para realizar a tal busca. Como tendem a existir muitos sites compatíveis, o Google as classifica em ordem de autoridade utilizando o seu algoritmo PageRank.

O PageRank se baseia na ideia de que quanto mais links um site tiver, mais relevante ele é. Mas os links não têm todos os mesmos pesos e é aí que vai se estruturando o ranking das páginas. Um link de um site que tem muitos links de outros sites apontando para a sua página possui um peso maior do que um link de um site com poucos links de outros sites.

Para conseguir um bom ranqueamento em palavras-chaves específicas é necessário um trabalho de SEO que numa tradução livre seria o marketing para mecanismos de busca. O objetivo deste trabalho é conquistar um bom posicionamento através da análise da estrutura do site, de conteúdo, de análise de palavras-chave que resultaria em links de sites terceiros. O porém do marketing para mecanismos de busca é que requer tempo, é um trabalho de longo prazo, e para se manter os resultados deve ser contínuo. Mas se tempo é um luxo que você não dispõe sua empresa pode investir nos anúncios do Google. Segundo pesquisa, 75% das pessoas clicam nos resultados orgânicos (não pagos), sobra 25% que clicam nos anúncios. Pode parecer pouco, mas em um universo de bilhões de pesquisas é um belo número. Acha que o site está bem? Utilize essa ferramenta que analisa de forma gratuita o seu site oferecendo algumas dicas interessantes. marketing.grader.com

Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

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Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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