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5 motivos para aplicar Inbound Marketing no mercado imobiliário

16/12/2015 Por: Alexandre Fattori

O setor imobiliário foi um dos que mais sofreu mudanças no Brasil nos últimos anos.

Após um período de muito aquecimento e elevação dos preços, houve uma natural estabilização e o mercado parece estar se acomodando a essa nova realidade.

Apesar do alto número de vendas, houve também um aumento na concorrência e, dentro desse contexto, o marketing imobiliário ganhou um novo patamar de importância.

Os empreendimentos estão investindo bastante em propaganda e quem não fizer isso estará minando suas chances de conquistar novos clientes.

No entanto, nem todas as imobiliárias dispõem de grande capital e muitas estão se voltando para uma prática menos dispendiosa, mas muito eficiente: o Inbound Marketing.

Quer descobrir quais são os melhores motivos para aplicá-lo? Confira no meu post de hoje:

Inbound Marketing no mercado imobiliário: Aparecer no lugar certo

Praticamente todas as pessoas fazem buscas na internet antes de adquirir um imóvel.

Então, qual lugar pode ser melhor para fazer prospecção e conquistar novos clientes? É no mundo virtual que os compradores buscam ofertas, leem resenha e avaliações, procuram dicas de como comprar, etc.

E esse novo hábito exige das corretoras novas posturas e estratégias.

E é isso que o Inbound Marketing no mercado imobiliário proporciona: através de produtos e publicações como e-books, blogs, redes sociais, websites, newsletter, entre outros, a imobiliária atrai o consumidor e gera conteúdo de interesse para seu público-alvo.

imagem no topo do Google

Visibilidade constante

Outro grande benefício do Inbound Marketing no mercado imobiliário é a visibilidade que sua empresa adquire.

Isso porque, toda vez que você escrever um conteúdo de qualidade para seu público-alvo, as chances de ter esse material compartilhado são maiores e, com isso, mais pessoas verão sua corretora.

Além disso, como sabemos, a internet não fecha: seus conteúdos ficam disponíveis 24 horas por dia, para qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo.

Baixo custo

O baixo custo é um dos maiores atrativos do Inbound Marketing. Como ele custa muito pouco, se o que você gerar for relevante e tiver qualidade, você vai poder competir até com empresas de maior porte. Ao criar um conteúdo excepcional e lançá-lo na internet, o seu custo com ele será próximo de zero.

Já se você quiser investir no marketing tradicional e buscar veicular propagandas em televisão, revistas ou jornais, o valor dos anúncios certamente será muito maior do que você imagina.

Geração de valor

Quando você investe no Inbound Marketing e cria conteúdo relevante para o seu cliente, você agrega valor à sua marca.

É uma oportunidade de demonstrar para o público que sua empresa tem credibilidade, pois você se torna uma referência no mercado e os compradores passarão a ir naturalmente atrás do que você tem a oferecer.

Isso gera um vínculo espontâneo, devido às informações de qualidade que você está entregando.

Você poderá postar muito conteúdo útil e, dentro dele, falar um pouco de suas ofertas.

É o que vai fazer com que seus canais fiquem realmente envolventes e atraiam as pessoas.

Lead no funil de vendas

Lead no funil de vendas

Segmentação e melhores resultados

Como o mercado imobiliário é altamente segmentado, o Inbound Marketing no mercado imobiliário pode ajudar a obter informações relevantes sobre os seus clientes.

Com a internet, tudo fica muito mais fácil de ser analisado: você pode pedir para o cliente preencher um formulário rápido na hora em que ele acessar seu conteúdo.

Ao saber, por exemplo, a segmentação geográfica de determinado comprador, você pode criar ofertas de interesse, propondo imóveis por região, bairro, cidade ou estilo.

Com esse tipo de atitude, logicamente, suas chances de oferecer o negócio perfeito para aquele consumidor serão muito maiores.

Entendeu por que aplicar o Inbound Marketing é essencial para o setor imobiliário?

Ao utilizar essa estratégia, sua corretora deixa de ser apenas mais uma no mercado: você agrega valor à sua marca e traz o cliente até você!

Para dar o pontapé inicial no Inbound Marketing, é muito importante que você se familiarize com dois conceitos: Personas e funil de vendas.

relatório de estratégias de marketing do mercado imobiliário de Porto Alegre

Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

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Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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