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Por que aplicar o CRM em uma empresa de franquias?

02/12/2016 Por: Emilia Fattori

Diante da crise política e econômica que assola o país, o CRM (Customer Relationship Management) pode ser uma estratégia fundamental para recuperar o bom volume de vendas e, de quebra, impulsionar o crescimento do negócio.

Você ainda não conhece essa ferramenta incrível? Descubra agora como ela funciona e por que é tão importante ter um CRM em uma empresa de franquias? Vem comigo!

O que é CRM?

Trata-se de um software em nuvem que permite consolidar todas as informações dos clientes em um único banco de dados facilitando o acesso e o gerenciamento deles por parte dos gestores.

Uma das principais funções deste software é o registro das interações com o cliente (por e-mail, telefone, mídias sociais, chat, SMS e outros canais, dependendo da capacidade do sistema) de forma automatizada, melhorando a análise e o desenvolvimento de estratégias mais bem-sucedidas.

Dessa forma, os gestores podem monitorar a produtividade e controlar o desempenho do negócio utilizando as informações registradas no CRM.

Por que o CRM é tão importante?

A gestão de relacionamento com clientes é uma estratégia importante para aumentar o índice de fidelização deles e colocá-la em prática com a ajuda da tecnologia pode tornar essa estratégia ainda mais eficiente.

O CRM em uma empresa de franquias permitirá que os gestores realizem o mapeamento de todo o ciclo de vida dos clientes, com o objetivo de melhorar as relações em cada etapa, auxiliando na retenção de clientes e impulsionando o crescimento das vendas.

O sistema de CRM também pode fornecer informações mais detalhadas (histórico de compras, preferências, preocupações etc.) para auxiliar os gestores e vendedores a anteciparem vendas, surpreendendo positivamente os clientes e oferecendo o que eles desejam ou precisam no momento certo.

Quais são os benefícios de aplicar o CRM às franquias?

1. Melhora a gestão operacional e estratégica

Aplicar o CRM em uma empresa de franquias eliminará a necessidade de controles manuais, reduzindo custos com impressões e riscos de perdas de dados importantes para o negócio.

Além disso, agiliza processos com a automatização de diversas tarefas, contribui para a redução de falhas humanas e melhora a confiabilidade das informações analisadas.

2. Melhora a gestão de equipes

Toda equipe de vendas precisa de uma direção para manter o foco. Nesse quesito, o CRM pode ajudar com dados precisos sobre o que vender, para quem vender, a quantidade exata que deve ser oferecida e quando deve fazer isso para ter melhores índices de aceitação.

Enquanto isso, os gestores podem acompanhar o desempenho individual e coletivo de cada unidade de vendas, em tempo real.

3. Oportunidades são identificadas mais rapidamente

Com as informações reunidas e combinadas em um único painel de controle (dashboard), os gestores poderão visualizar mais claramente as oportunidades que surgem. Isso é importante para o seu rápido aproveitamento, mediante tomadas de decisões rápidas e certeiras.

4. Melhora a visão dos dados financeiros

Outra grande vantagem de aplicar o CRM em uma empresa de franquias é a possibilidade de acompanhar as entradas e saídas de dinheiro que estão sendo feitas em cada unidade.

Cada venda realizada gera receitas, mas também custos. Sendo assim, o CRM auxilia os gestores a realizarem projeções de receitas e despesas com maior precisão para planejarem compras mais adequadas às demandas.

Agora que você já sabe da importância de utilizar o CRM em uma empresa de franquias, não perca mais tempo e dinheiro. Comece hoje mesmo a mudar esse cenário, estabelecendo um crescimento de forma sustentável para o negócio.

Aproveite a oportunidade e descubra também por que a sua empresa pode estar perdendo clientes para o concorrente!

Emilia Fattori
Sobre o Autor

Emilia Fattori

Graduação em psicologia pela Pucrs. Pós-graduada em marketing pela ESPM-RS. Consultora credenciada ao SEBRAE desde 2000 nas áreas de planejamento estratégico, marketing e gestão de pessoas. Experiência de mais de 20 anos em empresas familiares. Sócia da Altgrupo.

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