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Por que as campanhas de Facebook Ads não estão funcionando?

12/11/2018 Por: Altgrupo

Então você estrutura todas as suas campanhas.

Escolhe as imagens com muito cuidado, verifica os textos, segmentação, etc.

Mas resultado que é bom, nada?

Abaixo, elencamos algumas razões para te auxiliar a entender por que suas campanhas de Facebook não estão funcionando e quais ações você pode realizar para mudar isto.

1- Você está atingindo as pessoas certas com o anúncio errado

Algumas empresas criam anúncios com foco em usuários fundo de funil (mais avançados no processo de compra) mas segmentam um tráfego frio, ou seja, que não conhece nem nunca ouviram falar da sua empresa e, também, podem estar no início do processo de compra.

Facebook oferece diversas campanhas com foco nas diferentes etapas do funil.

– Reconhecimento: Para alcançar uma audiência que não sabe quem você é ou usuários com quem sua empresa já conversou mas a conversa acabou “esfriando””.
– Consideração: Campanhas para alcançar uma audiência que já sabe quem você é mas que talvez precise de um pouco mais de conversa ou informação para realmente comprar algo.
– Conversão: Campanhas para impactar uma audiência engajada no processo de compra e disposta a comprar o seu produto.

campanhas Facebook Ads

2- Você está atingindo as pessoas erradas

Grande parte dos anunciantes decide trabalhar no facebook através das segmentações demográficas e interesses.

Embora não esteja errado, corre-se um risco de atingir um público desqualificado, enquanto o próprio Facebook oferece diversas ferramentas para tornar suas segmentações muito mais certeiras.

Abaixo, vemos algumas formas de alcançar usuários mais qualificados e engajados no processo de compra:

– Realizando upload de uma lista de clientes/leads para o Facebook;
– Usuários que visitaram o seu site num prazo de até 30 dias;
– Usuários que visitaram o seu site mais de 2 vezes em 30 dias;
– Usuários que clicaram nos anúncios ou visualizaram seus vídeos;
– Usuários que se envolveram com a sua página.

Marketing, hoje, é um processo.

De nada adianta mostrar o mesmo anúncio repetidamente para a mesma audiência.

O mais importante é criar uma estrutura de campanhas que impacte o usuário no momento certo da jornada de compras.

3- A sua segmentação é muito ampla

Ao invés uma lista de diferentes interesses que sua audiência pode ter e, com isto, deixando o público dos anúncios cada vez maior, utilize a ferramenta de segmentação do Facebook de forma mais acurada, segmentando interesses em comum.
Veja a imagem abaixo:
Facebook-Ads-Interesses
Na bolinha roxa, temos um público interessado em um artista, já na bolinha azul, temos os fãs de outro artista.
Talvez o nosso interesse seja segmentar apenas os usuários que são fãs destes 2 artistas ao mesmo tempo.
Isto qualifica nossa audiência e reduz nosso público segmentado.
4- Cuidar da pontuação de relevância
A pontuação de relevância é uma métrica muito importante.
Ela mostra o quanto a audiência segmentada está “gostando” dos anúncios.
Quanto maior a pontuação, menos você vai pagar pelo resultado.
Concluindo
Estas são algumas dicas que podem auxiliar as suas campanhas a voltarem a apresentar bons resultados, se já chegaram a apresentar, ou servirem de um guia para os novos anunciantes construírem suas campanhas com resultado.

 

Altgrupo
Sobre o Autor

Altgrupo

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Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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