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Quando é hora de mudar o design do e-commerce?

22/09/2016 Por: Alexandre Fattori

Análise permanente e evolução constante são atitudes essenciais para qualquer empresa, especialmente as que situam suas operações no meio digital. No entanto, por incrível que pareça, muitas lojas virtuais pecam nessas ações e acabam mantendo páginas defasadas e pouco funcionais.

Esse é um grande erro, pois vivemos tempos de consumidores exigentes e imensa concorrência virtual: qualquer detalhe pode fazer o internauta desistir da compra e sair do seu site. Quer evitar esse risco?

Então, confira o conteúdo que preparei e entenda quando é hora de mudar o design do e-commerce. Vamos lá?

Queda do número de visitas

A queda do número de visitas é um forte indicador de que é hora de mudar o design do e-commerce, afinal, isso quer dizer que os internautas estão tendo dificuldades de chegar até o seu endereço.

É o momento de reorganizar os elementos, ampliar o conteúdo e investir em estratégias de SEO, que melhoram o ranking da sua página nos mecanismos de busca.

Uma boa dica é fazer descrições mais precisas e detalhadas dos seus produtos ou serviços, pois são requisitos básicos para um bom site de vendas.

Não caia na tentação de apenas reproduzir as especificações dos fabricantes. Produzir material relevante, relacionado ao seu nicho, também é uma tática inteligente para deixar sua empresa mais bem posicionada.

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Queda no quantitativo de vendas

A queda no quantitativo de vendas, sem que haja queda no número de visitas, indica que os usuários estão encontrando dificuldades para finalizar suas compras no seu site.

Se o preço estiver adequado e os valores de frete não se encontrarem fora do que é praticado no mercado, é hora de mudar o design do e-commerce.

Faça testes e verifique se não existem páginas com erro ou links quebrados. Outra coisa que pode estar acontecendo é a demora no carregamento das imagens.

Esse tipo de situação, além de ser bastante indesejável em um ambiente tão dinâmico quanto o virtual, também passa impressão de amadorismo e pode reduzir a credibilidade do seu negócio.

Problemas de navegabilidade

A navegabilidade de um site precisa ser intuitiva. Existem alguns padrões que são mundialmente aceitos na internet e que facilitam bastante a vida do usuário, tornando seu site mais atrativo e aumentando as conversões. Se suas páginas não seguirem esse modelo, é a hora de mudá-las.

Segmentar seus produtos ou serviços é o passo inicial. O menu deve estar à esquerda na tela, com seções bem claras e fáceis para quem lê.

Os preços dos produtos ou serviços devem estar à direita, assim como o botão de compra. A marca fica no topo e as formas de contato embaixo. Esse padrão é universal e amplamente difundido.

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Site não responsivo

Atualmente, grande parte das pessoas faz suas compras por meio dos seus smartphones e tablets. Por essa razão, um e-commerce que não conta com um site responsivo abre margem para perder clientes para a concorrência.

Todo o conteúdo e as imagens precisam se adaptar ao tamanho de tela no qual estão sendo visualizados. O layout deve se adaptar, não deixando os elementos desorganizados e mantendo todos os comandos funcionais.

Defasagem em relação aos concorrentes

Se você estiver percebendo que sua concorrência está se adaptando mais rapidamente e inserindo novas características de funcionalidade em suas páginas, também é hora de mudar o design do e-commerce.

Isso não quer dizer que você deva copiá-los, mas sim que deve fazer adaptações de forma a se manter original, mas competitivo.

Um sinal importante de que já é o momento de modernizar seu layout é quando a seção de comentários dos seus adversários fica repleta de feedbacks positivos, enquanto a sua recebe mais reclamações do que elogios.

Faça os ajustes o quanto antes e foque em oferecer uma experiência de compra melhor para seus clientes.

E agora, já sabe quando é hora de mudar o design do e-commerce? Você notou algum desses problemas em sua página? Conta pra mim nos comentários!

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Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

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Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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