Viciados em Resultados

AltGrupo
AltGrupo

Quanto custa um site, em média?

15/08/2017 Por: Alexandre Fattori

Estipular quanto um site custa é tarefa quase impossível, pois nenhum é igual ao outro.

O preço depende de muitos fatores, como finalidade do site (e-commerce ou institucional), estrutura (design, programação, quantidade de páginas, etc) e a região do país.

Além das especificidades, o nível de experiência do profissional responsável pela construção do site representa grande diferença entre os valores praticados no mercado: um profissional em início de carreira pode orçá-lo em R$ 600,00, enquanto uma agência especializada e completa, composta por equipes de design, programação, estratégia e planejamento, pode cobrar R$ 20.000,00 ou mais.

Para ter acesso ao valor exato do site, você precisa solicitar orçamentos.

E para isso você não precisa fazê-los com vários profissionais.

Pesquise primeiro o portifólio das empresas.

É uma grande perda de tempo ver primeiro o preço e depois saber se gosta, ou não, do trabalho da empresa.

Ferramenta online para simulação

A ALT oferece uma ferramenta online para cálculo de estimativa do custo de um site aqui: www.altgrupo.com.br/sites/

Você preenche as informações e recebe em seu email a estimativa de valor.

Você também pode acessar acessar a ferramenta Quanto custa um site?  que oferece uma estimativa do mercado em geral.

Nela são apresentadas algumas opções que você escolhe para calcular o orçamento médio do seu projeto.

Definir suas preferências entre essas possibilidades pode facilitar a elaboração do orçamento.

O que você busca em um site?

Quantidade de páginas

Estabeleça quantas páginas seu site terá: entre 1-3, entre 4-7 ou mais de 8 páginas.

Personalização

O acesso dos usuários exigirá login ou criação de perfil em área exclusiva do site?

E-commerce

Se houver venda de produtos e serviços no site, deverá ter a opção de realizar pagamentos com segurança.

Interação

Os visitantes poderão avaliar, opinar e comentar dentro do site?

Integração com aplicativos e plataformas

Se você quiser, o site pode ser integrado a plataformas de automação de marketing, de CRM (gestão de clientes), redes sociais e aplicativos.

Gerenciador/Administrador de conteúdo

Caso o objetivo seja publicar conteúdo regularmente, a existência de um CMS permite tornar isso mais fácil – como um blog, por exemplo.

Design

O design do site pode ser básico ou elaborado, com temas predefinidos ou um projeto personalizado.

Plataforma

O site pode ser criado sobre uma plataforma open source personalizável ou construído do zero, especialmente para o seu projeto.

Quanto custa um site, em média?

Após algumas comparações entre os tipos mais comuns de site, estimamos alguns valores:

  1. Site institucional
  • 5 páginas
  • Design básico
  • Plataforma Open Source
  • Administrador de Conteúdo
  • Blog

De R$ 3.000,00 a R$ 3.000,00 em média

  1. E-commerce
  • 5 páginas
  • Design Básico
  • Buscador
  • Login e perfil do usuário
  • Interação do usuário
  • Plataforma com código específico
  • Integração com aplicativos e plataformas

De R$ 12.000,00 a R$ 17.000,00 em média

Além disso, é indispensável que o projeto do site inclua estratégia de SEO (inserção de palavras-chave, URLS amigáveis, carregamento rápido), a fim de posicioná-lo bem nos motores de busca.

A inclusão de pop-ups e landing pages para captação de leads possui custo adicional, assim como a produção de conteúdo e materiais para disponibilização no site.

Entenda, no entanto, que o mais caro nem sempre é melhor, mas que, provavelmente, aquele muito barato seja sinônimo de baixa qualidade.

Na internet é possível encontrar sites de R$ 250,00 a R$ 500,00.

Pode parecer um ótimo negócio, mas a consequência, muitas vezes, é uma ferramenta com benefício quase nulo para a empresa.

Na dúvida, pesquise referências e peça indicações de profissionais e agências qualificadas.

Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

Google Plus
Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

Comentários

comments powered by Disqus

Mais Posts

ALT Grupo

Av. Cristovão Colombo, 2156/303
Bairro Floresta - Porto Alegre/RS

ALT Blog