Viciados em Resultados

AltGrupo
AltGrupo

Quanto custa um site, em média?

15/08/2017 Por: Alexandre Fattori

Estipular quanto um site custa é tarefa quase impossível, pois nenhum é igual ao outro.

O preço depende de muitos fatores, como finalidade do site (e-commerce ou institucional), estrutura (design, programação, quantidade de páginas, etc) e a região do país.

Além das especificidades, o nível de experiência do profissional responsável pela construção do site representa grande diferença entre os valores praticados no mercado: um profissional em início de carreira pode orçá-lo em R$ 600,00, enquanto uma agência especializada e completa, composta por equipes de design, programação, estratégia e planejamento, pode cobrar R$ 20.000,00 ou mais.

Para ter acesso ao valor exato do site, você precisa solicitar orçamentos.

E para isso você não precisa fazê-los com vários profissionais.

Pesquise primeiro o portifólio das empresas.

É uma grande perda de tempo ver primeiro o preço e depois saber se gosta, ou não, do trabalho da empresa.

Ferramenta online para simulação

A ALT oferece uma ferramenta online para cálculo de estimativa do custo de um site aqui: www.altgrupo.com.br/sites/

Você preenche as informações e recebe em seu email a estimativa de valor.

Você também pode acessar acessar a ferramenta Quanto custa um site?  que oferece uma estimativa do mercado em geral.

Nela são apresentadas algumas opções que você escolhe para calcular o orçamento médio do seu projeto.

Definir suas preferências entre essas possibilidades pode facilitar a elaboração do orçamento.

O que você busca em um site?

Quantidade de páginas

Estabeleça quantas páginas seu site terá: entre 1-3, entre 4-7 ou mais de 8 páginas. Isso é importante para estimar o tamanho e estrutura do projeto.

Personalização

O acesso dos usuários exigirá login ou criação de perfil em área exclusiva do site? Toda personalização aumenta os custos de desenvolvimento. Por isso, se você deseja diminuí-los no seu projeto, procure não fugir do padrão de um site institucional.

Venda Online

Se houver venda de produtos e serviços no site, deverá ter a opção de realizar pagamentos com segurança.

Interação

Os visitantes poderão avaliar, opinar e comentar dentro do site?

Integração com aplicativos, plataformas e sistemas?

Se você quiser, o site pode ser integrado a plataformas de automação de marketing, de CRM (gestão de clientes), redes sociais e aplicativos.

Gerenciador/Administrador de conteúdo

Caso o objetivo seja publicar conteúdo regularmente, a existência de um CMS permite tornar isso mais fácil – como um blog, por exemplo.

Design

O design do site pode ser básico ou elaborado, com temas predefinidos ou um projeto personalizado.

Plataforma

O site pode ser criado sobre uma plataforma open source personalizável ou construído do zero, especialmente para o seu projeto.

Quanto custa um site, em média?

Após algumas comparações entre os tipos mais comuns de site, estimamos alguns valores:

  1. Site institucional Padrão

Sites simples, desenvolvidos em plataformas

  • 5 páginas;
  • Design padrão;
  • Plataforma Open Source;
  • Gerenciador de Conteúdo.

De R$ 2.000,00 a R$ 3.500,00 em média

2. Site institucional com alta captação de leads

São sites desenvolvidos com foco no resultado. São, portanto, estruturados e pensados para atingir os objetivos do negócio. O que eles possuem:

  • 5 a 8 páginas;
  • Design personalizado;
  • Programados com as mais modernas tecnologias;
  • Otimizados para buscas;
  • Gerenciador de Conteúdo;
  • Landing Pages para captação de clientes em potencial (leads);
  • Blog.

De R$ 4.000,00 a R$ 7.000,00 em média

  1. E-commerce
  • 5 a 8 páginas;
  • Design Básico;
  • Buscador interno;
  • Login e perfil do usuário;
  • Interação do usuário;
  • Plataforma com código específico;
  • Integração com aplicativos e plataformas.

De R$ 10.000,00 a R$ 17.000,00 em média

Além disso, é indispensável que o projeto do site inclua estratégia de SEO (inserção de palavras-chave, URLS amigáveis, carregamento rápido), a fim de posicioná-lo bem nos motores de busca.

A inclusão de pop-ups e landing pages para captação de leads possui custo adicional, assim como a produção de conteúdo e materiais para disponibilização no site.

Cuidado com os menores preços

Embora o orçamento mais caro nem sempre seja o melhor, o muito barato, quase sempre, é sinônimo de baixa qualidade.

Na internet é possível encontrar sites de R$ 250,00 a R$ 500,00.

Pode parecer um ótimo negócio, mas a consequência, muitas vezes, é uma ferramenta com benefício quase nulo para a empresa.

Na dúvida, pesquise referências e peça indicações de profissionais e agências qualificadas.

Custos além do site

Domínio

Um domínio é o endereço do site (exemplo: www.altgrupo.com.br). Custa entre 30-50 reais por ano.

Recomendamos que você compre diretamente do Registro.br, que é o órgão responsável pelo registro para endereços com final “.com.br”.

Hospedagem

A hospedagem pode variar muito de preço e também de qualidade.

Vai depender do volume de acessos que seu site terá. Caso tenha a expectativa de um fluxo grande de visitas, recomendamos um servidor dedicado para o seu site.

Para resumir, uma hospedagem pode variar de R$20,00/mês (básico), até além de R$1.000,00/mês (servidor dedicado para grandes empresas).

Manutenção/Suporte

Embora não seja obrigatório, você pode combinar com a empresa que desenvolveu o seu site se deseja receber o suporte em relação ao site. Seja por hora ou valor fixo, o suporte da empresa permite que o seu site seja atualizado constantemente e mantenha-se uma ferramenta moderna.

O custo pode variar de R$50,00 para suporte simples, até R$2.000,00 para sites extremamente complexos e com muitas funcionalidades. O cálculo será realizado de acordo com as horas que a empresa estima gastar por mês.

Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

Google Plus
Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

Comentários

comments powered by Disqus

Mais Posts

ALT Grupo

Av. Cristovão Colombo, 2156/303
Bairro Floresta - Porto Alegre/RS

ALT Blog