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4 coisas que você deveria saber sobre métricas e análise web

11/04/2014 Por: Alexandre Fattori

Esse post reúne algumas das informações mais importantes para aqueles que estão ingressando no mundo das métricas e análise web. Saiba desde agora que essa é a diferença entre entregar resultados e conquistar credibilidade no mercado ou fazer um trabalho comum, no escuro.

• O melhor relatório de análise web

Muitas são as dúvidas com relação ao melhor relatório ou forma de se avaliar o sucesso em um site. Avinash Kaushik, em seu Análise web 2.0, afirma que; “Tem um relatório que funciona para qualquer tipo de site, e por isso, está qualificado para ser, na minha opinião, o melhor relatório de métricas e análise web: Resultados (conversões) por fonte de tráfego (direto/social/referência…).

Eu concordo com o autor. Se você sabe de onde está vindo a sua fonte de tráfego, você pode ter uma ideia consistente do seu público e também do que eles querem. Na Alt, somos grandes entusiastas do tráfego direto. Isso quer dizer que esses visitantes já conhecem a sua empresa/negócio, gostaram e retornaram. Então se você estiver começando na arte de análise web utilize essa métrica.

otimização site

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• Foque em métricas de comportamento

Hoje em dia existe um excesso de informação. O Big Data faz você ficar nervoso com toda a quantidade de informação disponível. Mas ao invés de procurar dados como visitantes únicos e tempo médio no site que pouco dizem sobre o visitante, foque a sua atenção em métricas de comportamento como “taxa de rejeição”, que indica o percentual de pessoas que saiu sem clicar em nada no site. Analisar a taxa de rejeição em diferentes níveis ajuda você a saber o que está dando certo ou errado no seu site.

Defina quais são as ações valiosas que seus clientes devem fazer e comece a mensurar. Veja quais são os visitantes que as realizam, de onde eles vem, que páginas visitam e que conteúdo consomem. Algumas métricas de comportamento:

1. Lealdade do visitante

2. Tempo entre visitas

3. Frequência

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• Campo de pesquisas em seu site

Não importa o quão bom você pode ser em análise web, há coisas que você terá que perguntar ou deixar que o seu visitante diga. Usualmente, o campo de buscas de um site é algo que é usado com frequência. Isso é ótimo pois ele mostra o que os seus visitantes tem em mente quando visitam o seu site, o que eles estão procurando. Fique atento aos refinamentos de pesquisa, que é o percentual de vezes que uma pessoa refez a pesquisa. Isso pode indicar se ela está achando o que deseja e ainda dá dicas sobre conteúdos.

• Não ligue para cliques, preocupe-se em gerar valor

A maioria dos empreendedores deseja mais visitantes, cliques, visitas (…).É o ponto de vista errado. Você deve definir quais cliques são interessantes, quais geram valor para o seu negócio. A minha sugestão é distribuir valores para cliques no seu site. Um clique para enviar uma mensagem ou acessar o chat tem um valor totalmente diferente do que aquele que clica para saber sobre os serviços. Você deve mensurar e definir quais são importantes.

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Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

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Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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