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Remarketing: Como usar

14/07/2014 Por: Alexandre Fattori

Remarketing é um recurso disponível nas plataformas de anúncio online na qual você pode segmentar para seus anúncios “seguirem” pelas páginas da web um usuário que demonstrou interesse na sua empresa, serviço ou produto. Nas palavras do próprio Google:

O remarketing permite atingir usuários que visitaram seu website anteriormente 

O remarketing permite que você atinja a pessoa que já demonstrou interesse pela sua empresa, e por isso, as taxas de conversão são muito maiores. E não só os anúncios nesse formato são ótimos. Os emails remarketing (ou retargeting) tem sido a salvação dos carrinhos abandonados da maioria das lojas virtuais.

Segundo a E-commerce News, pesquisas mostram que os e-mails de remarketing aumentam em 55% o valor médio de compra em comparação aos consumidores que realizam compras acessando o site diretamente, e a maioria dos clientes que converte devido a uma campanha de remarketing o fazem em até 24 horas após o abandono da compra.

O remarketing é tão importante, principalmente para e-commerces, onde a taxa de abandono do carrinho de compras chega em torno de 67% (sim, 2/3 dos usuários que iniciaram um pedido não vão concluir) e não para de crescer.

Estatísticas dizem que os leads que não voltam para comprar na primeira hora após abandonarem o carrinho de compras tem 90% de probabilidade de não voltar para efetivar esse pedido.

1- Para começar a configurar a campanha de remarketing, primeiramente é necessário realizar o login no adwords com a sua conta. Após, clique em todas as campanhas on-line (1). Depois de clicado, aparecerá ao lado o botão vermelho de adicionar uma nova campanha (2), clique e escolha o tipo de campanha Apenas na Rede de Display (3). Escolhemos a rede de display para que seus anúncios apareçam nos diversos sites parceiros do Google que o visitante do seu site depois navegar.

Configurando remarketing

Configurando remarketing

2- O próximo passo é Nomear a sua campanha (4) e selecionar Remarketing (5)

Campanha remarketing configuração

Campanha remarketing configuração

3- Nessa etapa é necessário enviar a tag de remarketing a ser inserida no seu site para que os visitantes sejam adicionados à lista de remarketing (sim é uma lista que  coleta dados do visitante para que os anúncios possam ser exibidos para eles por onde eles navegarem). Adicione o seu email (5) ou o email do seu webmaster (o profissional que desenvolveu ou gerencia o seu site) para receber  um email com instruções sobre como adicionar esses códigos ao site. Depois é clicar em continuar até finalizar os 3 passos.

remarketing

remarketing

4- Para ter o melhor resultado, escolha a opção Foco em Conversões (7), para poder utilizar essa opção é preciso ter instalado na campanha o acompanhamento de conversões, que nada mais é do que um contador de conversões no site. Lembrando: conversão é uma ação importante que você deseja quem um usuário realize no seu site, ela deve ser configurada através do Google Analytics. Saiba mais sobre esse assunto aqui. Defina um Orçamento diário (8), que é o máximo que você deseja pagar por dia. Salve e continue (9) a configuração.

 

Configuração

Configuração

5- Agora chegou o momento de criar as listas de remarketing (10). Como dito antes, as listas são uma lista de informações sobre os visitantes do seu site coletadas através de um cookie (lembra aquela tag que você deve colocar no site?) no momento que eles visitaram o seu site. Você configura quais visitantes devem ser adicionados a esta lista aqui. Pode especificar por páginas visitadas e conteúdo. Para mais detalhes sobre a criação de listas, acesse aqui.

Criando Listas de Remarketing

Criando Listas de Remarketing

Agora é necessário criar seus anúncios de remarketing. Você pode fazer isso agora ou mais tarde. O Google, e eu, recomendo que você crie anúncios de texto e gráficos. Mas não utilize o criador de anúncios gráficos do Google, a qualidade é muito baixa. Boa sorte configurando a sua campanha e não deixe de postar aqui os resultados ou dúvidas.

Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

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Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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