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Saiba como aumentar a taxa de conversão educando suas leads!

10/03/2017 Por: Altgrupo

O objetivo principal de qualquer empresa, independentemente do mercado e do tamanho, é gerar mais receita. Existem várias formas de fazer isso. Uma delas é por meio do marketing digital.

Melhorar o engajamento do seu público com ações de marketing é fundamental para aumentar a taxa de conversão do seu site ou do blog, pois já que apenas 10% dos usuários que acessam seu site estão efetivamente comprando, essa iniciativa demanda um trabalho de educação de suas leads.

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Como gerar leads, fazendo com que elas se tornem clientes e estejam prontas para finalizar uma venda? Confira o nosso post e descubra!

Entendendo melhor o funil de vendas

Partindo da ideia de que você já sabe que uma lead é alguém que possui interesse em um produto ou serviço que a sua empresa oferece, o importante agora é pensar em que estágio de compra essa pessoa está. Ela quer comprar agora? Tem interesse no seu produto, mas ainda possui dúvidas que precisam ser respondidas?

 

Acompanhar o seu cliente nessa fase é fundamental para fazê-lo avançar cada vez mais no funil de vendas, que consiste em 3 etapas!

1. Topo do funil

Essa é a parte mais larga do funil. É o momento onde a pessoa ainda não sabe claramente qual é seu problema ou a sua dúvida.

Nessa etapa, o mais importante é trazer informações simples, que farão com que ela tome consciência do problema.

2. Meio do funil

É o momento onde a pessoa já identificou o problema, mas ainda não sabe qual é a melhor solução. Ela busca a alternativa ideal para definir qual empresa contratar.

3. Fundo do funil

A pessoa está preparada para a venda, mas ainda avalia a melhor opção para esse processo. Ela quer saber por que fazer negócios com você é a escolha correta.

Utilizando o marketing de conteúdo para aumentar a taxa de conversão

Para que todo esse processo do funil de vendas funcione, é muito importante que você ofereça conteúdos de qualidade para sua lead.

O processo de produção de conteúdo ajuda a aumentar a sua taxa de conversão, assim, você pode qualificar melhor o estágio em que a pessoa está e descobrir o momento certo para realizar a venda.

Preparando suas leads para se tornarem clientes

Essa é uma das etapas mais importantes do processo. A nutrição de leads consiste em educar a pessoa, fazendo com que ela avance no estágio do funil de vendas.

Prepare suas leads com conteúdos específicos para cada etapa e ofereça também materiais ricos, como e-books e infográficos, cases de sucesso e webinars. Isso fará total diferença na sua estratégia!

Treinando sua equipe para ter melhores resultados em vendas

Outro ponto fundamental é o treinamento da equipe. Todas as estratégias precisam estar alinhadas: a produção de conteúdos, a definição dos estágios do funil em que sua lead está e a capacitação da sua equipe para oferecer informações para cada estágio.

Pense que cada pessoa que chega à sua organização está em uma determinada fase do funil. O mais importante é reconhecer essas etapas e ter uma abordagem específica para cada uma delas.

Analisando o comportamento dos  leads

O que não pode ficar de lado é a mensuração, fator que está diretamente ligado aos resultados do projeto. Portanto, confira os indicadores de taxa de conversão constantemente. Os mais comuns são:

  • geração de leads: total de leads gerados;
  • newsletter: total de inscritos/total de cliques;
  • e-book: total de downloads;
  • landing page: total de leads/visitas.

O trabalho de qualificação e educação de leads não é fácil, mas os resultados são muito lucrativos e o custo também é atrativo. O mais importante é saber em que etapa cada cliente que chega até você está. Dessa forma, será possível desenvolver uma abordagem mais específica e adequada.

Gostou das nossas dicas sobre como aumentar a taxa de conversão? Então dê a sua opinião nos comentários!

Altgrupo
Sobre o Autor

Altgrupo

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Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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