Viciados em Resultados

AltGrupo
AltGrupo

SEO Local: conheça o Google ‘meu negócio’ e sua importância

18/01/2016 Por: Alexandre Fattori

Quase todo dia eu visito um lugar novo, seja para visitar um cliente, um amigo ou realizar alguma tarefa. E também, todo dia, eu me deparo com a vontade de comer alguma coisa, comprar um café ou visitar uma loja específica. Adivinha quem é meu melhor amigo nessas horas? O Google!

Buscar nele o que eu quero é bem fácil, e para ajudar os comerciantes foi criado o Google Meu Negócio. Ele nada mais é do que uma ferramenta que vai ajudar o seu negócio a ser encontrado por possíveis clientes que estejam perto de você! Quer saber como ele funciona e por que é tão importante? Acompanhe!

O que é SEO Local

SEO Local é uma técnica de search engine optimization que procura otimizar sites para pesquisas geográficas. O que isso quer dizer? Que a sua loja ou empresa vai aparecer muito bem nas buscas realizadas por usuários que estão próximos de você ou digitam, na hora de buscar, o nome de uma cidade, bairro ou região específica.

negócio local no business

negócio local no business

Como ser encontrado

Buscas online são uma verdadeira mão na roda. E se você possui um negócio local, que gera muita receita a partir de clientes nas proximidades ou que encontram a sua loja por acaso, se cadastrar no Meu Negócio é praticamente obrigatório! O Google Meu Negócio fornece informações importantes sobre as lojas para quem está buscando, como endereço, telefone, horário de funcionamento e avaliação. Além disso, ele expõe sua loja nos resultados de busca, Google+ e Google Maps em inúmeros dispositivos.

Conecte-se com seus clientes

Relacionamento no mundo digital é muito importante, e as redes sociais não me deixam mentir! O SEO Local é mais uma maneira de nutrir esse relacionamento, principalmente com as ferramentas que o Google fornece. Através do Google+, é possível criar uma página para o seu negócio, inserir fotos, responder a comentários e até conversar através de vídeoconferências.

Foursquare e redes sociais para SEO Local

O Foursquare é um aplicativo bem famoso para quem deseja encontrar lugares e escolher entre diferentes locais para ir. Eu recomendo porque é uma rede social que funciona como um serviço de geolocalização que ajuda a achar os melhores lugares perto de onde você está! E o melhor de tudo é que ele é integrado ao Google Places, e se você tem o aplicativo instalado no seu smartphone, automaticamente o Google exibe recomendações, avaliações e comentários sobre diferentes lugares. Esse é um avanço bem interessante para técnicas de SEO Local, já que a atividade em um aplicativo pode ser um diferencial bem interessante para ranquear bem nas buscas. O mesmo funciona com redes sociais! Elas são bem relevantes para o Google na hora de ranquear sites e também locais. O próprio Facebook possui informações sobre os negócios (bem parecidas com o Google).

O SEO Local é indispensável para o seu negócio aparecer bem nas buscas geográficas. Se você quer atrair clientes que estão perto de você, cadastre-se logo! O perfil do Google+ é bem importante para o Meu Negócio, por isso, crie um bom perfil também, procure criar relacionamentos com o seu público e incentive bons reviews! Deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários, participe!

Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

Google Plus
Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

Comentários

comments powered by Disqus

Mais Posts

ALT Grupo

Av. Cristovão Colombo, 2156/303
Bairro Floresta - Porto Alegre/RS

ALT Blog