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SEO Local: como aparecer para os seus melhores clientes

16/10/2018 Por: Altgrupo

35% de todas as buscas no Google são locais, e as empresas, como um negócio majoritariamente local, deveria prestar atenção nos aspectos de SEO local, visto que melhorar o posicionamento orgânico pode representar uma grande vantagem competitiva neste mercado extremamente concorrido. Abaixo, algumas dicas.

Crie e otimize o Google Meu Negócio

Criar a conta da sua empresa no Google Meu Negócio é o primeiro passo para adicionar sua empresa nas buscas e também no Google Maps.

Para otimizar para o Google Meu Negócio, siga estes passos:

  • Verifique sua listagem
  • Forneça informações relevantes e deixe-as sempre atualizadas
  • Inclua seu logo, horário de funcionamento, produtos e serviços que você vende e imagens.
  • Encoraje seus clientes a avaliarem a sua imobiliária
  • Crie conteúdo dentro da sua conta com o Google Posts

Conquiste mais avaliações de clientes

Segundo a pesquisa de consumidores locais da BrightLocal’s, 85% acreditam em avaliações online tanto quanto em recomendações pessoais.

Como a venda de qualquer produto/serviço envolve confiança, este pode ser um diferencial até para aumentar suas vendas.

Uma dica que deu certo com um cliente foi solicitar a avaliação após o fechamento de uma venda, enviando, por email, o link da pesquisa.

Otimize para pesquisas por voz

Pesquisa por voz irá crescer muito nos próximos anos.

Desta forma, para o SEO Local, é vital otimizar seus sites para como a busca por voz.

Exemplo; a maioria das pessoas, quando pesquisam por voz, utilizam palavras-chave de cauda longa.

Além disso, deverá entender que as pessoas irão utilizar pronomes interrogativos: como, o que, onde, qual, por que, etc.

Coisa muito rara no mundo abreviado e com diversos erros de ortografia da busca tradicional.

Escreva artigos de blog com foco nas principais regiões de atuação.

Vamos supor que você é uma imobiliária do Rio de Janeiro.

Você pode escrever um artigo no seu blog sobre as diferentes regiões da cidade, comentando sobre os pontos positivos e negativos de cada, como: estabelecimentos, infraestrutura, segurança, os melhores bairros, perfil de moradores, ofertas da região, valor do m2, depoimentos de moradores, etc.

Otimize seu site para Mobile.

Um estudo de 2018 sobre tendências do mobile e desktop mostrou que a mudança para o mobile está ocorrendo de forma muito mais rápida do que o previsto.

Visitas de sites por celulares aumentou de 57% em 2016 para 63% em 2017, já as visitas de desktop diminuíram de 43%, em 2016, para apenas 37% em 2017.

Outro estudo em 2017 da Acquisio mostrou que o tráfego de buscas locais pode ser especialmente lucrativo, sendo que 75% de todas as buscas locais por mobile resultam em visitas na loja física em até 24hrs.

Para o seu site ser otimizado para mobile, ele precisa cumprir alguns requisitos como:

  • Carregar rápido no celular
  • Ter fontes maiores, que são mais fáceis de ler
  • Navegação mais limpa e fácil (se estiver me dúvida aqui quando ao site neste quesito, teste retirar algumas informações não tão relevantes e veja se isto impacta nas taxas de conversão)
  • Foco na interface de Design para uma excelente experiência de usuário

Foque nas palavras-chave locais

Utilize a Keyword Planner.

A ferramenta é gratuita e permite que você filtre as palavras-chave mais pesquisadas por local.

Conquiste um bom volume de backlinks locais

Backlinks são links para o seu site provenientes de outros sites e páginas.

Segundo um estudo da Moz sobre fatores de ranqueamento local, backlinks são a primeira e a segunda coisa mais importante para ranquear bem o seu site nas buscas locais.

É essencial conquistar links de outros sites para aumentar o seu SEO Local, mas aqui, volume e qualidade são essenciais.

Como conseguir?

  • Crie conteúdo de qualidade que faça com que outras empresas/sites se interessem. Uma dica é utilizar aquela estratégia de um artigo sobre cada região da cidade abordando algumas boas empresas locais da região. Você pode solicitar que as empresas citadas deem um link para o conteúdo, por exemplo.
  • Ofereça guest blog respeitáveis com boa autoridade de domínio.
  • Trabalhe com influenciadores locais
Altgrupo
Sobre o Autor

Altgrupo

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Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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