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Ser o n°1 dos resultados orgânicos pode não ser mais tão interessante

15/12/2014 Por: Alexandre Fattori

Se você é um empresário que se interessa pelo tema ou um estudante do assunto já deve ter notado algumas grandes mudanças no mercado de SEO. Já deve ter ouvido falar que o SEO morreu e coisas do tipo. Na verdade, o que aconteceu foi uma mudança estratégia. Algumas empresas estavam com uma visão míope, querendo ficar em primeiro nos resultados orgânicos para uma palavra específica. Na verdade, nenhuma empresa deseja isso. SEO é um meio e não um fim. O que todos queremos são conversões. De que adiantaria ficar em primeiro para a palavra-chave X se ninguém converte em meu site? Não, o mais importante é converter: chamar o visitante em potencial para o seu site e fazer com que ele realize a ação esperada.

Existiu, em um tempo longínquo, um site de buscas com apenas 10 links mais alguns anúncios. Hoje a realidade diferente. Você pode ficar em primeiro lugar nos resultados orgânicos e aparecer no rodapé do site. Isso acontece porque, para muitas consultas, as SERPs mostram resultados verticais e incluem muito mais do que apenas links para responder à pergunta do usuário.

A figura abaixo mostra um exemplo deste tipo de resultado. Ela retorna uma lista de negócios com um endereço e a opção de conseguir uma ajuda para chegar a este local. Este tipo de resultado almeja entregar ao usuário uma resposta mais consistente à sua dúvida.

Resultados de buscas verticiais

Resultados de buscas verticiais

Você agora deve já ter lembrado inúmeros outros casos. É por esse motivo que retornar o conjunto padrão de 10 links com páginas externas não é mais a regra. As SERPs estão competindo ferozmente para lhe entregar o resultado mais eficiente, e, em muitos casos, os resultados verticais são melhores para tal objetivo.

A consequência disso é que não faz mais sentido pensar no posicionamento em primeiro e segundo, pois em muitos casos essas posições podem receber pouco tráfego devido aos resultados verticais acima deles. Antes de mais nada, é preciso analisar como os resultados de buscas verticais impactam as classificações e o tráfego e analisar do ponto de vista da oportunidade, como utilizá-los a favor do seu negócio?

 

Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

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Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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