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Site para imobiliária: 18 ideias para desenvolver o melhor

26/06/2015 Por: Alexandre Fattori

Neste artigo vamos falar sobre a criação de site para imobiliária. O site é, na grande maioria das vezes, o primeiro contato do cliente em potencial com uma empresa. Mas para o mercado imobiliário o site é o ponto de vendas virtual.  São poucos os segmentos de mercado onde o site impacta tanto os resultados do negócio quanto para o mercado imobiliário, por isso é muito importante dar a devida atenção a ele.

Estimativas atuais nos contam que 60% do processo de compra de um imóvel é feito na internet. Isso pode ser resumindo em e-mails, pesquisa de valores, bairros, construtoras,  incorporadoras, enfim, o cliente gasta muito tempo na internet até dar um passo mais concreto em direção a uma visita à sua imobiliária ou imóvel.  Os interessados, segundo pesquisa do próprio Google, passam mais tempo visitando imóveis online do que os físicos. Acredito, na realidade, que quando visitam o imóvel físico, isso quer dizer que eles já estão em uma etapa bem avançada do funil de vendas (gostou do bairro, das fotos, da planta, metragem, etc.).

Confira abaixo as dicas práticas para você desenvolver um ótimo site para imobiliária:

1.  Design

Quando falo de design do site não me refiro apenas ao “Look and feel”. Sem dúvida um site elegante e bonito gera maior credibilidade. E credibilidade é essencial quando estamos buscando vender um produto do valor de um imóvel. Mas design de um site envolve também a navegação e uma estrutura amigável que facilite o usuário a encontrar tudo o que ele deseja. A simplicidade é um luxo para um site imobiliário. Colocar todos os itens nos seus devidos lugares pode parecer simples, mas envolve um trabalho constante de monitoramento, testes e avaliação da navegação dos usuários buscando tornar produtiva ao máximo a sua experiência na página.

 2.  Dicas para avaliar o prestador de serviço

Contrate uma empresa competente e invista no desenvolvimento de um ótimo site. Não vale a pena correr o risco de deixar uma ferramenta tão importante nas mãos de uma pessoa com pouca experiência. Fuja do “filho do seu amigo que fez um curso de webdesign” como o diabo da cruz. Procure uma empresa competente, com um bom portifólio. Navegue pelos sites do portifólio. Avalie a beleza, estrutura, facilidade de navegação. Faça um simples teste:

  • Depois de navegar por sites imobiliários, escolha os 3 melhores;
  • Incorpore 3 clientes diferentes e realize buscas de 3 produtos distintos;
  • Teste a navegação no desktop, tablet e mobile;
  • Responda às seguintes perguntas:
    • O campo de busca é visível e apresenta todas as opções de busca que você precisou?
    • Encontrou erros durante a navegação?
    • A estrutura do site é simples e intuitiva?
    • Achou a navegabilidade boa?

Realizando este simples teste você consegue ótimos subsídios para avaliar quem pode lhe prestar um bom serviço no desenvolvimento de uma ótima ferramenta.

3. Elementos de diferenciação

No fim das contas, o site de uma imobiliária é uma ferramenta de buscas que deve auxiliá-lo a encontrar os imóveis que ele deseja. A compra de um imóvel contém uma boa dose de risco e tempo de envolvimento, por isso o usuário quer pesquisar nos mínimos detalhes, para se certificar que o imóvel realmente vale uma visita. Tendo isso em mente, realizamos uma pesquisa em diversos players do mercado imobiliário gaúcho e selecionamos as melhores ferramentas que podem diferenciar o seu site da concorrência, oferecendo uma ótima experiência de buscas de imóveis.

4. Mapa de Análise da zona do imóvel

No site dessa imobiliária, ela ofereceu mais do que a localização aproximada do imóvel. Ela mostrou também todos os estabelecimentos que existem na região do imóvel, oferecendo um ótimo retrato dela. Clicando em academias, por exemplo, o mapa mostra a localização de academias na região destacada.

Imediações do Imóvel

Imediações do Imóvel

5. Envie o imóvel para alguém

Um imóvel, como falamos antes, é um bem de alto valor e que envolve risco em sua compra. É por isso que, independente de quem irá usufruir o bem, envolve diversas pessoas que influenciam diretamente no processo de compra. Amigos e familiares são quase sempre consultados, quando não envolvidos na negociação. É por isso que essa simples ferramenta,  se posicionada em um lugar de boa visibilidade, é de grande auxílio. Outro ponto favorável é que a empresa fica com o contato do interessado e daquele para quem foi enviado o produto, podendo trabalhar ambos.

Enviar imóvel a conhecidos

Enviar imóvel a conhecidos

6. Simular um financiamento

Que tal oferecer uma estimativa de quanto ele pagaria para adquirir o imóvel? Essa simples idéia evita que tanto a imobiliária quanto o interessado percam tempo com o produto errado. Já é utilizada pela maioria das imobiliárias.

7. Avaliação de Imóveis Online

Que tal saber a atratividade de um imóvel? Essa ferramenta tem várias aplicações interessantes. Você pode cruzar informações de avaliações de imóveis com canais de fonte de tráfego. Por exemplo; configuro um anúncio com um determinado imóvel para o Google Adwords e analiso que há um grande percentual de pessoas avaliando mal. O que eu faço? Busco outro imóvel para colocar no anúncio! Outra aplicação é utilizar esses dados de atratividade dos imóveis para organizar os resultados de buscas. Dê prioridade àqueles que foram mais bem avaliados.  Salientamos apenas que é preciso evitar tomar decisões com pouca informação.  A partir de 10 avaliações você pode ter subsídios para avaliar a atratividade do imóvel.

Ferramenta de Avaliação do Imóvel salvar buscas

Ferramenta de Avaliação do Imóvel & Salvar Buscas

8. Salvar as buscas

Ofereça para os usuários a opção de salvar as buscas, assim ele não precisará ficar “catando” os imóveis e tentando lembrar os caminhos que percorreu até encontrar o produto que gostara.

9. Outros empreendimentos perto

Um dos fatores mais importantes na escolha de um imóvel é a sua localização, por isso, ofereça outras opções de imóveis próximos ao imóvel que o usuário está acessando.

Empreendimentos por perto

Empreendimentos por perto

10. Texto de descrição original

 Fuja daquele texto padrão meio Robótico. Dê as informações do imóvel de forma diferenciada e pessoal.

Descrição Original do Imóvel

Descrição Original do Imóvel

11. Imagens

As imagens são aqueles itens do site que denominamos de “fatores críticos de sucesso”. É essencial imagens de boa qualidade e resolução. Nada é mais frustrante para o usuário do que imagens pequenas, borradas e que não permitem uma boa visualização do imóvel. O que eles fazem? Vão procurar outro site com bons produtos e ótimas imagens.

12. Dê informações reais sobre o empreendimento

 Os clientes não são bobos, eles sabem o que é bom ou o que é ruim e vão lutar com unhas e dentes pelo melhor produto disponível dentro da sua realidade. É dever da imobiliária ajudá-lo nesta busca. Pensando nisso, imaginamos a disponibilização de uma informação que poucos sites de imobiliárias oferecem. A avaliação da região pelos próprios moradores. Essa é uma idéia retirada do site Airbnb, mas acreditamos que se aplica perfeitamente aos sites de imobiliárias. E por favor, imparcialidade, mantenha o melhor e o pior da região. Com certeza isso fará o cliente apostar na sua franqueza para continuar buscando dentro do seu site.

O melhor e o pior da região

O melhor e o pior da região

13. Login

 A opção de salvar buscas está diretamente ligada ao login. Quando o usuário realiza o login no site, a imobiliária tem a oportunidade de salvar os dados do cliente, o perfil de imóvel desejado e, portanto, possui “a faca e o queijo na mão”. É importante salientar que é baixo o número de usuários que realizam essa conversão (em proporção ao número de visitas totais), mas uma vez feita, tem-se uma ótima oportunidade de venda.

14. Vídeos

 Os vídeos são ótimos para dar uma boa visibilidade dos imóveis. Além disso, é um elemento incrível de diferenciação pois poucas imobiliárias oferecem este recurso aos usuários. Vale investir!

15. Landing Page

 O termo “landing pages” vem do inglês e a sua tradução literal seria “páginas de aterrisagem”. Elas são nada mais do que páginas de entrada do seu site. Ou você ainda acredita que todo usuário acessa o seu site pela home? Com os sites de busca, as home pages ficaram para trás. E no caso de imobiliárias, as landing pages mais importantes são as páginas dos imóveis. É nelas que a imobiliária converte seus leads. Mantenha Calls to Action (Chamados a Ação) como “Estou Interessado neste Imóvel” bem visíveis para facilitar o usuário interessado a entrar em contato. Mas o mais importante é testar. As vezes, pequenas mudanças em uma página oferecem aumentos significativos na geração de leads. Por isso, teste tudo possível; cor de botão, localização de fotos e informações, vídeos, depoimentos (…). Tudo é válido para se testar e buscar o melhor resultado.

16. Buscas do site

 A busca de uma imobiliária é o elemento mais importante do seu site. Nunca é demais lembrar que o site de uma imobiliária nada mais é do que um site de buscas. Pensando nisso, facilite sempre a vida do usuário. Mantenha todos os itens necessários à busca de qualquer produto; faixas de preço, número de dormitórios, número de vagas, cidades, bairros, opções de aluguel ou compra (…). E, principalmente, deixe a busca sempre disponível e bem visível em qualquer página do seu site, mesmo  a institucional “Quem somos”.

17. Portifólio de produtos

 Nada é mais frustrante para o usuário do que um resultado de buscas de “zero” imóveis. Normalmente é a deixa para ele sair do site. Por outro lado, um site com um consistente número de produtos diversificados oferece ótimas opções aos usuários, independentemente do tipo de pesquisa e produto procurado. Isso é importante pois quanto maior o refinamento de buscas, maior a chance do usuário encontrar o que ele procura e, consequentemente, converter. Se a sua empresa é uma jovem imobiliária com poucos produtos disponíveis, a melhor coisa a fazer é segmentar uma região onde você tenha boas opções para oferecer e retirar das buscas as opções de imóveis que a sua empresa não oferece no momento. Em outras palavras: segmentar para conquistar! Ainda existem opções de você buscar imóveis em um banco de imóveis compartilhado. Isso termina com o problema de poucos produtos disponíveis, o único porém é o pouco controle sobre os imóveis que aparecerão no seu site.

18. Pesquisa por Rua

Essa dica é um brinde a você que leu o artigo até o final. A maioria dos sites tende a colocar apenas a opção de busca por bairro, mas se você tem uma conta de adwords e pesquisar na sua webmaster tools, verá que as pessoas pesquisam imóveis tanto na rua quanto por bairro. A dica é oferecer essas duas opções e ficar atento nas ruas e bairros mais buscados.

Conclusão: Agora você já sabe como fazer um ótimo site para imobiliária

Muitas das ferramentas e dicas aqui citadas já são utilizadas por alguns players do mercado. O segredo está em utilizar todas juntas criando um site infinitamente superior. Cada ideia dessas que você coloca no seu site, é um concorrente que você deixa para trás e um outro na qual você se equipara. Pense nisso!

Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

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Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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