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Como montar uma boa campanha de anúncios de imóveis no Adwords

14/04/2016 Por: Alexandre Fattori

Assim como qualquer outro segmento de consumo, para o mercado imobiliário também é praticamente impossível sobreviver sem investir em marketing digital.

Seja para empresas ou mesmo profissionais que atuem na área de forma independente, é fundamental entender quais são as possibilidades disponíveis para a venda de imóveis nas plataformas digitais.

São várias ferramentas à disposição para ajudar a anunciar seus serviços. Neste post, vamos falar especificamente sobre uma das mais eficientes: o Google Adwords.

Continue acompanhando e descubra como é possível criar campanhas de anúncios de imóveis eficazes no buscador mais famoso do mundo!

O que é o Google Adwords?

O Google Adwords é a ferramenta de anúncios do Google, que conecta empresas anunciantes a usuários que fazem buscas no site.

A plataforma permite que as empresas escolham palavras-chave buscadas pelos consumidores para exibir anúncios de seus produtos e serviços junto dos resultados convencionais da busca, fazendo com que eles cheguem ao público-alvo justamente no momento em que ele está procurando por esse tipo de produto ou serviço.

7 dicas para criar anúncios de imóveis no Adwords

Apesar de a plataforma do Google Adwords ser única para todos os anunciantes, existem boas práticas específicas para cada tipo de mercado.

Neste caso separamos um pouco de ambas: as primeiras dicas são genéricas e as seguintes mais específicas para o mercado de imóveis. Confira:

Entenda quem é seu público-alvo

Assim como em qualquer campanha de marketing, é importantíssimo entender ao certo qual é o perfil das pessoas que a marca quer atingir.

Fazendo isso, a empresa evita que o discurso da campanha seja incoerente com o público-alvo, obtendo uma conversão muito maior.

Sem contar que a correta identificação do público é que vai direcionar a escolha das palavras-chave mais adequadas.

Escolha as palavras-chave certas

Como o Google Adwords trabalha com anúncios nas páginas de busca, é importante escolher corretamente em quais palavras-chave seus anúncios serão exibidos, de forma que obtenham o máximo de conversões.

Lembrando que quanto mais específicas forem as palavras, maior é a chance de conversão.

A ferramenta que recomendamos para esta pesquisa é a SEMrush. Usamos muito ela na Alt sempre com ótimos resultados.

Abaixo, uma amostra do painel. Nela você pode ver dados importantíssimos como o volume de buscas da palavra-chave, o custo por clique (CPC), o nível de competição da palavra e etc.

pesquisa de palavras-chave com SEMrush

pesquisa de palavras-chave com SEMrush

Tenha um discurso que vá de encontro ao que o usuário busca

Essa parte é simples: se o usuário busca por apartamentos compactos, que tenham uma abordagem mais jovem e descolada, sua linguagem nos anúncios precisa seguir a mesma linha.

O ideal mesmo é que a linha do discurso seja seguida em todos os materiais, o que inclui o site e a página de destino. Vá direto na dor do usuário!

Venda os benefícios no texto

Não é de hoje que os gurus de vendas falam sobre vender benefícios e não características.

Por isso, em suas campanhas de Google Adwords para imóveis, pense nos principais benefícios e diferenciais do empreendimento e foque neles na hora de fazer as suas campanhas de anúncios de imóveis no Adwords

Tenha uma página de destino específica para cada tipo de campanha

Para auxiliar nas suas análises de conversão e para otimizar a qualidade dos anúncios e campanhas, é importante que cada imóvel diferente que você está vendendo seja anunciado em uma página específica.

Dessa maneira, você segmenta corretamente a campanha e sabe que todo o tráfego direcionado para lá foi por interesse por aquele imóvel.

páginas de destino para anúncios de Adwords

páginas de destino para anúncios de Adwords

Apenas uma ação na página

O maior objetivo de uma campanha como essa é gerar leads para seus vendedores abordarem. Isso significa que quanto mais pessoas fornecerem os dados pessoais na sua página, melhor. Por esse motivo, não dê opções ao usuário na sua página, tenha apenas uma conversão e sem barra de navegação.

Seu trabalho de análise para melhorar performance fica mais fácil e a chance de a campanha ser eficiente será muito maior.

Faça a higienização frequente das suas campanhas

Procure manter um baixo volume de palavras-chave (em torno de 10) por grupo de anúncios, dessa forma você tem mais controle sobre o tráfego do seu anúncio.

Faça frequentemente uma boa revisão do Termos de Busca. Lá você pode deletar palavras-chave que não são interessantes para o seu negócio.

Uma vez analisamos a campanha de uma imobiliária que possuía um grupo de anúncios focado para a “venda de pontos comerciais.

Neste grupo, existiam diversas palavras-chave como “venda de loja” em correspondência ampla. A correspondência ampla é o tipo de correspondência padrão atribuído para todas as palavras-chave nas campanhas de Adwords.

Os anúncios podem ser exibidos em pesquisas que incluem erros ortográficos, sinônimos, pesquisas relacionadas e outras variações.

Este tipo de correspondência deve ser usada com cuidado, senão muito dinheiro é desperdiçado com palavras e termos equivocados.

Foi o que aconteceu com esta imobiliária, quando perdemos em torno de 2 horas excluindo milhares de termos como “loja que venda roupas“, “venda de brinquedos de loja…” da campanha.

Com certeza o cliente perdeu muito dinheiro ao longo de 1 ano enquanto seus anúncios estavam sendo exibidos para as pessoas erradas. E isso acontece muito em campanhas de anúncios de imóveis no Adwords

Como achar os termos que acionam seus anúncios no Adwords

Como achar os termos que acionam seus anúncios no Adwords

Seja organizado na divisão das iniciativas

Assim como em qualquer iniciativa que envolva marketing e vendas, é fundamental ter organização para uma melhor eficiência.

Entenda bem como funciona a ferramenta e, na hora de configurar, divida campanhas e grupos de anúncios de forma que a hierarquização faça sentido para você.

Um exemplo: é possível ter duas campanhas (casas e apartamentos) e, em cada uma delas, grupos de anúncios diferentes (casas com 2 quartos, casas com 1 quarto, apartamentos com 1 quarto e apartamentos com 2 quartos, por exemplo).

Criar campanhas eficientes de anúncios de imóveis é o primeiro passo para uma boa estratégia de marketing e vendas. Veja também em nosso blog quais são os 8 erros mais comuns ao vender imóveis online!

Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

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Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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