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Quais os benefícios de educar o seu cliente

12/01/2017 Por: Altgrupo

Conforme o tempo passa, o comportamento das pessoas vai se transformando. Assim, passam a esperar uma relação diferente com as marcas quando comparado ao cenário de alguns anos atrás. Hoje em dia, é possível obter resultados muito melhores com suas campanhas de marketing ao enxergar o seu cliente como alguém em busca de informação.

Educar o cliente significa muni-lo com todos os dados que ele precisa para fechar negócio de forma confiante e inteligente. A maioria das pessoas procura sempre se informar o máximo possível antes de tomar uma decisão e as marcas precisam trabalhar com esta premissa para obterem bons resultados.

Quais são os principais motivos para educar o cliente?

Você pode contar com uma série de benefícios se implementar esta estratégia nas suas campanhas de marketing. Caso precise de fatores de convencimento, veja a seguir os 3 principais motivos para educar o cliente:

1. Gerar leads melhores

Toda campanha tem um público-alvo considerado ideal, aquele que está procurando os seus produtos e conta com os recursos necessários para investir neles. Ao educar o cliente, você pode transformar a audiência que possui contato com a sua comunicação em um público muito melhor informado e disposto a fazer negócio.

2. Aumentar a credibilidade

Esforços para fortalecer a imagem da sua marca são sempre positivos. Educar o cliente traz o benefício de agregar mais autoridade à sua empresa, transformando-a em uma referência em seu respectivo assunto. Isso acaba sendo determinante para muita gente optar pela sua marca quando estiverem prontas para fazer negócio.

3. Melhorar o relacionamento

Aquele público que recebe informação valiosa de uma empresa passa a enxergá-la de forma muito melhor. Em qualquer setor, é bastante positivo contar com um bom relacionamento com a audiência e educar o cliente é um caminho eficiente para atingir este patamar.

Como educar o cliente?

Agora que você já entendeu que existem diversos benefícios de educar o cliente para o fortalecimento da sua marca, pode colocar em prática algumas estratégias para intensificar este trabalho. A seguir, destacamos 3 caminhos bastante eficientes para isso:

1. Publique conteúdo interessante

A internet está repleta de possibilidades para educar o cliente. Você pode começar com um blog que traga posts relacionados a assuntos da sua área de atuação. Experimente postar tutoriais, curiosidades, guias e o que mais você julgar interessante para o seu público-alvo. O conteúdo precisa ser legitimamente valioso, evitando ser um material publicitário convencional.

2. Produza vídeos informativos

O formato audiovisual é um grande aliado das empresas que buscam educar o cliente. É um meio que permite a entrega de informação de maneira rápida e fácil, sendo possível explicar assuntos complexos de modo simples. Avalie que tipo de conteúdo você vai veicular e experimente publicá-lo em vídeo: você pode produzir um tutorial ou trazer um especialista para dar entrevista, por exemplo.

3. Explore demais formatos de posts

Você não precisa se limitar apenas a textos e vídeos. Existem diversas outras formas de transmitir informação na internet, bastando selecionar aquelas que melhor se encaixam à proposta da sua empresa e da sua comunicação. Por que não trabalhar com infográficos? Ou e-books? Considere as opções e experimente as que achar mais interessantes.

Com as mudanças recentes no comportamento do público, as marcas precisam se adaptar se quiserem permanecer competitivas. Educar o cliente se tornou algo imprescindível nos tempos atuais para fortalecer a própria marca e se manter relevante no mercado. Comece a elaborar as suas estratégias para aproveitar todos estes benefícios.

Que tal ficar por dentro de mais tendências da atualidade? Veja as ideias que vão ditar os rumos do marketing digital em 2017 aqui no blog!

Altgrupo
Sobre o Autor

Altgrupo

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Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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