10 estratégias essenciais para o sucesso de uma loja virtual

O 34º relatório WebShoppers mostrou que o e-commerce brasileiro registrou um aumento de 5,2% nas vendas nos primeiros seis meses do ano.

De acordo com a pesquisa, o faturamento durante o semestre foi superior a R$ 19,6 bilhões.

Apesar do campo favorável para se manter no mercado é importante ter estratégias sólidas e eficientes. Por isso, separei aqui algumas estratégias e abordagens interessantes para o sucesso de uma loja virtual.

1. Planeje suas ações

É recomendado elaborar um planejamento com objetivos do negócio, quais os produtos que serão vendidos e como serão vendidos.

Um bom plano exige pesquisas que ajudam a determinar o modo de ação do e-commerce, estabelecer preços e o consumidor ideal para a loja — a famosa persona. Esse conceito trata do exemplo dos consumidores que seus produtos ou serviços vão resolver a necessidade, contendo suas principais características e desejos.

2. Tenha uma interface amigável

Uma interface amigável é aquela com designatraente, informações relevantes, filtros de busca, botões que funcionam, ou seja, algo que passe confiança. O layout como um todo deve ser dirigido às suas personas para que elas possam se identificar e ter segurança que ali encontrarão o que precisam.

3. Dê informações precisas dos produtos

Não basta só expor seu produto; é fundamental informar o máximo possível. Dimensões, peso, dados sobre o fabricante e fotos nítidas são o mínimo que cada anúncio deve trazer. Se possível, adicione um pequeno vídeo do funcionamento na página de detalhes.

4. Valorize a opinião dos consumidores

Espaços destinados aos testemunhos e comentários referente ao uso por outros clientes são ideais para aumentar o engajamento, encorajar outros consumidores a adquirir seus produtos, além de criar uma imagem positiva da loja virtual. Estimule a opinião, as recomendações e o compartilhamento com descontos e brindes.

5. Ofereça um serviço de atendimento ao consumidor

Nem sempre o cliente encontra todas as informações que deseja nas páginas iniciais, do produto e no campo de perguntas e respostas.

Daí a importância de um Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) eficiente. Ele pode ser realizado por telefone ou por chat e é um serviço que reduz o número de desistências e dinamiza a comunicação.

6. Seja transparente para o sucesso de uma loja virtual

Isso vale para preços, promoções, fretes, políticas de troca e demais condições de venda. Dê atenção redobrada ao preço final do produto, incluindo taxas de frete e descontos na página do produto.

Lembre-se que o consumidor não gosta de surpresas negativas, já que elas podem causar a desistência da compra.

7. Mantenha presença nos buscadores

Seja por anúncios pagos ou SEO, para aumentar o número de vendas, é importante contar com os buscadores como aliados das vendas. Otimizar seu e-commerce para os mecanismos de busca exige conteúdo interessante na página e palavras-chave que atinjam o público-alvo.

8. Explore as redes sociais

Entre as oportunidades que as redes sociais oferecem estão a maior possibilidade de integração com o consumidor. Nelas, você pode informar, divulgar, fazer promoções, responder a questionamentos, entre outras oportunidades. O melhor de tudo é a possibilidade de iniciar vendas e ter sua marca compartilhada pelo público.

9. Faça promoções

Use as promoções como forma de gerar venda e tornar o negócio mais conhecido. Promoções podem ser sazonais, em datas comemorativas com premiações por ações realizadas ou descontos durante todo o ano ou parte dele. O frete grátis para compras acima de determinados valores também é uma boa opção para o sucesso de uma loja virtual.

10. Ofereça várias formas de pagamento

Existem opções atraentes, mas o melhor é oferecer o maior número de possibilidades. Boleto, cartão de crédito e débito, transferência eletrônica e os bancos online são os principais deles.

Se necessário, busque os serviços de um gateway de pagamentos para facilitar o pagamento e a organização do faturamento.

Há diferentes maneiras de tornar a loja virtual conhecida e vender bem, contudo, é preciso empenho e dedicação assim como em outros segmentos.

Não basta criar a página, cadastrar os produtos e esperar que eles se vendam sozinhos. Como mencionado, o sucesso de uma loja virtual é resultado de uma estratégia eficaz para atingir o seu público.

E aí? Gostou do que leu? Então, corre pro Facebook e curte minha página por lá para acompanhar mais das minhas publicações.


Análise gratuita da sua
performance digital

Receba uma análise sem custo da performance da suas campanhas
de Google Ads, Facebook Ads, Redes Sociais ou Website.

Recomendaremos ações e sugestões de melhoria.