10 estratégias essenciais para o sucesso de uma loja virtual

Alexandre Fattori
Por Alexandre Fattori | 21/10/2016 | Atualizado em 08/11/2022

Especialista em marketing digital, com mais de 15 anos de experiência, formado em comunicação pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV.

Tempo de leitura: 4 minutos

O 34º relatório WebShoppers mostrou que o e-commerce brasileiro registrou um aumento de 5,2% nas vendas nos primeiros seis meses do ano.

De acordo com a pesquisa, o faturamento durante o semestre foi superior a R$ 19,6 bilhões.

Apesar do campo favorável para se manter no mercado é importante ter estratégias sólidas e eficientes. Por isso, separei aqui algumas estratégias e abordagens interessantes para o sucesso de uma loja virtual.

1. Planeje suas ações

É recomendado elaborar um planejamento com objetivos do negócio, quais os produtos que serão vendidos e como serão vendidos.

Um bom plano exige pesquisas que ajudam a determinar o modo de ação do e-commerce, estabelecer preços e o consumidor ideal para a loja — a famosa persona. Esse conceito trata do exemplo dos consumidores que seus produtos ou serviços vão resolver a necessidade, contendo suas principais características e desejos.

2. Tenha uma interface amigável

Uma interface amigável é aquela com design atraente, informações relevantes, filtros de busca, botões que funcionam, ou seja, algo que passe confiança. O layout como um todo deve ser dirigido às suas personas para que elas possam se identificar e ter segurança que ali encontrarão o que precisam.

3. Dê informações precisas dos produtos

Não basta só expor seu produto; é fundamental informar o máximo possível. Dimensões, peso, dados sobre o fabricante e fotos nítidas são o mínimo que cada anúncio deve trazer. Se possível, adicione um pequeno vídeo do funcionamento na página de detalhes.

4. Valorize a opinião dos consumidores

Espaços destinados aos testemunhos e comentários referente ao uso por outros clientes são ideais para aumentar o engajamento, encorajar outros consumidores a adquirir seus produtos, além de criar uma imagem positiva da loja virtual. Estimule a opinião, as recomendações e o compartilhamento com descontos e brindes.

5. Ofereça um serviço de atendimento ao consumidor

Nem sempre o cliente encontra todas as informações que deseja nas páginas iniciais, do produto e no campo de perguntas e respostas.

Daí a importância de um Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) eficiente. Ele pode ser realizado por telefone ou por chat e é um serviço que reduz o número de desistências e dinamiza a comunicação.

6. Seja transparente para o sucesso de uma loja virtual

Isso vale para preços, promoções, fretes, políticas de troca e demais condições de venda. Dê atenção redobrada ao preço final do produto, incluindo taxas de frete e descontos na página do produto.

Lembre-se que o consumidor não gosta de surpresas negativas, já que elas podem causar a desistência da compra.

7. Mantenha presença nos buscadores

Seja por anúncios pagos ou SEO, para aumentar o número de vendas, é importante contar com os buscadores como aliados das vendas. Otimizar seu e-commerce para os mecanismos de busca exige conteúdo interessante na página e palavras-chave que atinjam o público-alvo.

8. Explore as redes sociais

Entre as oportunidades que as redes sociais oferecem estão a maior possibilidade de integração com o consumidor. Nelas, você pode informar, divulgar, fazer promoções, responder a questionamentos, entre outras oportunidades. O melhor de tudo é a possibilidade de iniciar vendas e ter sua marca compartilhada pelo público.

9. Faça promoções

Use as promoções como forma de gerar venda e tornar o negócio mais conhecido. Promoções podem ser sazonais, em datas comemorativas com premiações por ações realizadas ou descontos durante todo o ano ou parte dele. O frete grátis para compras acima de determinados valores também é uma boa opção para o sucesso de uma loja virtual.

10. Ofereça várias formas de pagamento

Existem opções atraentes, mas o melhor é oferecer o maior número de possibilidades. Boleto, cartão de crédito e débito, transferência eletrônica e os bancos online são os principais deles.

Se necessário, busque os serviços de um gateway de pagamentos para facilitar o pagamento e a organização do faturamento.

Há diferentes maneiras de tornar a loja virtual conhecida e vender bem, contudo, é preciso empenho e dedicação assim como em outros segmentos.

Não basta criar a página, cadastrar os produtos e esperar que eles se vendam sozinhos. Como mencionado, o sucesso de uma loja virtual é resultado de uma estratégia eficaz para atingir o seu público.

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